quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Homilia Santa Rita - 31 01 2013

Homilia 31 01 2013


Hoje somos convidados a penetrar além da cortina do Santuário.

Necessidade de empenho em uma experiência profunda de fé que nos coloca em intimidade com o Senhor.

Jesus é o Santuário vivo que devemos penetrar. Ele é o novo caminho a ser seguido. Nele somos estimulados a nos aproximar de coração sincero para receber a sua graça. Devemos compreender essa intimidade e permanecer como lâmpadas acessas, a fim de que o mundo que nos vê, também possa experimentar a maravilha de entrar e permanecer neste Santuário.

Sejamos luz do mundo e, aderindo ao projeto de Jesus juntos aos irmãos, aprendamos a nos amar e apoiar mutuamente.

Pe. Luiz Maurício

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Homilia Santa Rita - 30 01 2013

Homilia 30 01 2013



Nas leituras de hoje podemos observar que Jesus tinha uma pedagogia própria, fruto de uma vida devotada ao projeto de salvação de Deus Pai. Para realizar o desejo de Deus, Jesus lançava mão de parábolas, exemplos simples da vida, de forma a chegar aos corações puros. Hoje somos chamados a experimentar esse jeito novo de se ofertar aos irmãos que se traduz também no modelo de sacerdócio de Jesus. Jesus não foi só semeador, mas também a própria semente e nós, o terreno. Sintamos o amor da Palavra de Deus que nos chega ao coração trazida por seu filho. Deixemos-nos semear e decidamos pela Palavra para também produzir 30 por 1, 60 por, cem por 1, e os frutos também nasçam. - Padre Luiz Maurício.





segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Homilia Santa Rita - 28 01 2013

Homilia 28 01 2013



O Evangelho de de hoje nos alerta quanto ao chamado de Deus. Não compreender a proposta do Reino de Deus é se contra-por ao Evangelho trago por Jesus. A fé é dom de Deus e resposta necessária ao chamado do Pai Misericordioso. Devemos assim, abrir nosso coração e pedir que Ele nos mantenha firmes em seu caminho. Que possamos responder positivamente à ação do Espirito Santo que nos chama à missão.

Pe. Luiz Mauricio



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Homilia Santa Rita - 25 01 2013

Homilia 25 01 2013



Festa da Conversão de São Paulo.

O Evangelho de hoje nos mostra que Deus não trata ninguém segundo suas faltas, mas sim com amor misericordioso de Pai.

Neste tempo comum que a Igreja celebra, somos chamados a por em práticas atitudes mais cristãs em detrimento a meros ritos. Paulo foi um homem que viveu de acordo com suas experiências judaicas. Mas Deus lhe tocou o coração, vindo a promover-lhe uma conversão de fato, passando o mesmo a dar o devido lugar as coisas de Deus, deixando à segunda opção, as coisas do mundo.

Hoje somos chamados também à uma verdadeira conversão, deixando para trás o que fomos, pois isso não importa a Deus, pois Ele nos chama como Ele nos vê. Assim, como Paulo, com ardor missionário para vencer as barreiras e tribulações, atendamo-nos ao chamado de Deus e ir ao mundo evangelizar, levar a boa-nova de Cristo aqueles que ainda se encontram na escuridão.

Pe. Wagner Toledo



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Homilia Santa Rita - 23 01 2013


Homilia 23 01 2013

“”Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” Mc 3,3

Através do evangelho de hoje, vemos que Jesus deixa de lado os tradicionalismos religiosos e devolvendo-nos a saúde e ânimo, nos insere no convívio social.

Neste tempo comum, que a igreja celebra, somos chamados a ser presença de Cristo no mundo, de forma a iluminar a vida daqueles que ainda se encontram na escuridão ou mesmo excluídos do convívio da comunidade. Somos chamados a nos importar com o irmão que está ao nosso lado e procuramos tantas vezes evitar. O Senhor nos chama a estar com Ele na missão. Ouçamo-nos. Pe. Wagner Toledo



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Homilia Santa Rita - 22 01 2013

Homilia 22 01 2013


"A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da vida, segura e firme, penetrando para além da cortina do santuário."

No evangelho de hoje, vemos Jesus alertando aos fariseus a respeito da necessidade de se avançar na experiência da fé. Necessário se faz deixar de ser religioso, seguir as doutrinas religiosas, e passar a a ser seguidor dos caminhos ensinados por Jesus. É preciso aderir ao evangelho vivo e isso exige que saibamos ultrapassar a barreira das regras religiosas para irmos ao encontro do amor de Deus, através dos gestos simples dos seres humanos. Como vimos na primeira leitura, não basta alisar a cortina do Santuário. É preciso aderir ao projeto de vida de Jesus que é a boa nova de Deus. - Padre Luiz Maurício



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Homilia Santa Rita - 21 01 2013

Homilia 21 01 2013



Celebramos hoje a festa de Santa Inês, uma jovem que teve seu coração tomado pelo amor a Cristo Jesus, a quem se consagrou por toda vida, com total alegria. E esta alegria é que a Igreja nos exorta hoje a viver, convidando-nos a uma postura condigna daqueles que tem um conhecimento no Senhor. Uma vez em nosso meio, nossas atitudes devem refletir a alegria de vivenciar a graça em nosso meio, de forma a também alegrar a vida daqueles que nos cercam. Devemos saber discernir o devido momento de se viver a prática ritualística que, se realizada apenas para cumprir ritual, somente vem a se perder em nossa religiosidade. Que vivamos com alegria este momento sinalizando ao mundo em que Cristo conosco vive e reina. Pe. Wagner Toledo

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Homilia Santa Rita - 14 01 2013

Homilia 14 01 2013


O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho! Mc. 1, 15.

Iniciamos esta semana um novo ciclo na Igreja: o tempo comum, onde a cor litúrgica predominante é o verde, cor da esperança. Para nós que vivenciamos o nascimento de Jesus e o batismo do Senhor, somos agora chamados a testemunhar nossa fé. E a prática das atitudes cristãs deve levar outras pessoas a também vivenciar isso, com alegria e esperança. Hoje somos chamados a ser "pescadores de homens" e Deus chama aqueles que ama. Por isso, devemos responder ao chamado com o mesmo carinho e amor, fazendo as experiências do Santo Sacramento, das atividades pastorais e outras atividades certamente serão forma de cultivar valores morais e éticos para um mundo melhor, de paz, da verdadeira paz do Senhor. Que o Espirito Santo nos capacite cada vez mais para podermos ajudar a realizar a Obra do Senhor. -

Pe. Wagner Toledo



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Homilia Santa Rita - 11 01 2013

Homilia 11 01 2013


O trecho da Palavra de hoje se apresenta como um grande programa de reflexão para nossa caminhada neste ano de 2013.

“Se queres, tu tens o poder de me curar!”

Com estas palavras, o homem leproso prostrou-se aos pés de Jesus e suplicou sua cura.

Isso nos faz pensar que temos tantas necessidades, mas quantas vezes buscamos de Deus coisas verdadeiramente importantes para nossa vida, para nossa salvação, para nossa cura? Vivemos muitas vezes apegados a pedidos de bênçãos materiais e achamos que Deus tem a obrigação de nos conceder nossos desejos. O leproso podia pedir incisivamente, mas de forma humilde reconhece o Mestre e se submete à sua vontade, à vontade de Deus. Diante dessa atitude do homem, diante de sua suplica, Jesus estica-lhe as mãos e lhe diz: “Eu quero; seja curado”.

Outra situação dentro do nosso programa de caminhada é o fato da Palavra citar que com essa atitude, do nosso Mestre, a multidão alvoroçada e maravilhada se converteu e “numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curados de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava a oração.”

Como as minhas atitudes tem ajudado à conversão? Tem ajudado as pessoas que me rodeiam, a crer nesse Jesus milagroso e que tantas maravilhas realiza? Como andam minhas atitudes com minha família? com meus amigos? com meus colegas de trabalho?

E se consigo um feito maravilhoso, como ajo após a realização de meu feito? Jesus, ao se retirar para lugares solitários, nos demonstra que é preciso ficar a sós com Deus em plena intimidade com o Pai, pois toda honra e glória é de Deus. Somos apenas instrumentos de Seus desejos. Não devemos achar que somos “os melhores” mas ter a certeza e repassar esta certeza àqueles que nos rodeiam, que toda honra e glória pertence ao Pai e que para que continuemos a realizar maravilhas na vida dos irmãos é preciso estar sempre em comunhão com o Pai, em plena intimidade com o Senhor Deus. -
Pe. Wagner Toledo