Mostrando postagens com marcador Bíblia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bíblia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Espera no Senhor e Sê forte....

Paz amados...

Hoje gostaria de deixar um testemunho e um apelo. Como todo bom católico, nunca tive o costume de ler a bíblia... aliás, para que se nas missas dominicais já convivia com as leituras daquela semana? E até mesmo, já a tinha lido por duas vezes, do início ao fim... ta certo, muita coisa não entendi, outras me passaram desapercebidas, mas enfim...

Como já disse a vocês, minha vida passou por transformações... e transformações radicais, de certa forma... passei a buscar Cristo com mais intensidade... e uma das coisas que me obriguei a fazê-lo, foi realmente ler a Bíblia... não ler com os olhos, mas com o coração... com o coração de um cristão sedento pela Palavra.... Hoje o que não entendo (e olha que não é pouco) procuro discutir com meus irmãos da Comunidade que participo, com meu pároco que é meu discipulador e com minha esposa, que tem o pé (pé não... o coração) na estrada há muito mais tempo... E isto é um costume que o tempo da quaresma e da semana santa me ajudou a reforçar.

Este testemunho quero deixar aqui para vocês. Para vocês que assim como eu não tinham o costume de ler diariamente a Palavra, limitando-se a “ouvi-la” da boca de seus párocos ou pastores nas missas e cultos dominicais Leiam a Bíblia diariamente. Meditem, reúnam-se em comunidade, ainda que dentro de suas próprias casas com seus familiares, para discutir e entender a Palavra. Vocês vão descobrir coisas maravilhosas e até mesmo descobrir que suas vidas podem e devem ser diferentes, renovadas a cada dia.

Hoje, lendo a liturgia proposta para hoje, medito no evangelho de Lucas, na passagem que, após a morte de Cristo, dois de seus discípulos, tomados pela tristeza e dor da perda do Mestre, estariam caminhando para uma cidade chamada Emaús. Lamuriavam tanto que nem se aperceberam que junto a eles, Jesus tinha se colocado a caminhar.

Pergunto-me quantas vezes isto não acontece conosco diariamente? Quantas vezes colocamos nossos problemas acima de tudo, dando a eles mais importância às vezes do que realmente tem? ... Quantas vezes nos deixamos levar pelo sofrimento... pelo desespero... e não vemos que a solução de nossos problemas encontra-se bem à nossa frente... q Deus já colocou a solução diante de nós.... È tão comum nos dias de hoje nós ficarmos nos prendendo a situações que julgamos desesperadoras, que nem nos damos a chance de escutar Cristo nos falando que Ele é a solução de nossos problemas, que Ele nos liberta de todo mal da alma e até da carne...

É preciso ter fé.. é preciso confiar em todo e a qualquer momento de nossas vidas... Lembro-me disto na leitura do salmo 26, 7, :

7. Escutai, Senhor, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me.
8. Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro.
9. Não escondais de mim vosso semblante, não afasteis com ira o vosso servo. Vós sois o meu amparo, não me rejeiteis. Nem me abandoneis, ó Deus, meu Salvador.
10. Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá.
11. Ensinai-me, Senhor, vosso caminho; por causa dos adversários, guiai-me pela senda reta.
12. Não me abandoneis à mercê dos inimigos, contra mim se ergueram violentos e falsos testemunhos.
13. Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos!
14. Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!


Neste Salmo, vemos Davi tendo a certeza de que Deus estava sempre com Ele, em todos os momentos de sua vida, inclusive nos mais desesperadores e tristes e que, por manter-se firme em sua fé, a Sua Glória veria ainda neste mundo.

Por isso vos digo, meu irmão, plagiando um pensador desconhecido: Não diga para Deus que você tem um grande problema.. Diga para o seu problema que você tem um Grande Deus. E Espere Nele... Confie!

Pensem nisso!

Na paz de Deus...

segunda-feira, 30 de março de 2009

Espera no Senhor e sê forte.

Bom dia amados, paz e bênçãos....

Das leituras propostas para hoje, vamos refletir basicamente no sentido de esperança e vitória daquele que aguarda a justiça de Deus.

A Primeira Leitura nos mostra Susana, uma mulher religiosa temente a Deus pois educada em suas leis. Certa vez fora acusada injustamente de ter pecado contra seu marido. Levada a praça pública para ser julgada, seus algozes, dois anciões-juizes que há muito vinham cometendo erros em nome da lei, acusaram-na de adultério. Como não tinha como provar o contrário já que os que a acusavam gozavam de crédito perante o povo, já ia sendo executada, quando insurgiu do povo e da boca de um jovem, a voz de Deus. Este era Daniel que, cheio do espírito e dotado de sabedoria, pôs-se em um novo julgamento, desta vez inquirindo os acusadores que, caindo em contradição, deram prova de suas faltas.

Já o Evangelho nos mostra basicamente a mesma coisa: uma mulher acusada de adultério é levada à praça pública e sentenciada. Só que entre os acusadores e a mulher, estava Jesus. Ele, com toda a sabedoria que era dotado, fala aos homens já preparados para a execução da sentença que, aquele que não tivesse pecados, que começasse a execução. Ora, tomados de remorso pela pergunta, todos se voltaram e começaram a ir embora, a começar pelos mais velhos.

Interessante mencionar que nas duas leituras, nos é colocado o idoso como um dos personagens da história. De um lado, há um acusando e, sendo juiz, decretando à morte, e do outro, um executor, já tomado pelo espírito justiceiro. Estes que deveriam ser por assim dizer, homens justos e honestos, pois a idade já teria lhes reservados experiência bastante para tal, nem sempre o são. Muitas das vezes se arvoram como seguidores das leis, mas na verdade, praticam todo tipo de iniqüidade. São perversos e temidos. Ainda que as pessoas conheçam suas artimanhas ficam temerosas de desmentir as inverdades ditas, já que aqueles gozam de prestigio junto ao povo. Mas ao mesmo tempo, nos é apresentado outros dois jovens. Um, um rapaz do povo, a quem Deus dotou de sabedoria e inteligência; outro, o próprio Jesus que, embora um Deus, humano como Ele mesmo fez questão de ser. Ambos só tinham o amor de Deus como sua força. E foi ela que os fez insurgir contra um multidão e salvar a vida de duas pessoas. Duas pessoas que por assim dizer, já se encontravam às portas das trevas, pronto para serem executadas.

Isto nos remete a um pensamento: o texto do Salmo 24,14 = Espera no Senhor e sê forte! Fortifique o teu coração e espera no Senhor.

Quantas vezes no nosso dia a dia não andamos nas trevas, não andamos por vales escuros, perdidos e tomados de medo de algo que, inclusive, muitas das vezes desconhecemos? E o que fazemos? Muita das vezes nada. A primeira coisa é nos fechar, é nos trancar em nós mesmos e, descrentes de tudo e de todos, começar a andar a esmo, começar a buscar a solução de nossos problemas em outros diversos lugares, nos perdendo mais e mais.

Mas precisamos ter esperança; esperança e fé como teve Susana, que não se deixou se usada pelo demônio e, sem perder sua fé em Deus, clamou-lhe auxílio. E Ele veio. Precisamos deixar de nos abater a cada conflito com que nos deparamos e passar a confiar mais Naquele que nos dá a vida, Naquele que está sempre ao nosso lado, como esteve ao lado do povo de Israel. Mas precisamos, também, estar do lado dele. Precisamos estar em oração, precisamos procurar vivenciar Suas Palavras em todo o momento de nossas vidas. Precisamos ser justo, pois o justo receberá sempre as bênçãos de Deus.

Fiquem com Deus e que Ele abençoe a todos...

quarta-feira, 25 de março de 2009

E o verbo se fez carne...

amados, paz e bençãos...

O evangelho proposto para nós no dia de hoje nos revela o início do cumprimento das profecias, das promessas de Deus para o seu povo: o envio de seu filho amado para, habitando no meio de nós, nos levar a redenção.

Nesse tempo de Quaresma, nada melhor que refletirmos no que isso representa para nós. Vamos aceitar a redenção de Deus em nossas vidas, fazendo valer o sacrifício de seu filho, ou vamos continuar nos fechando ao seu chamado?

Anunciação do Senhor

Amados irmãos, paz e bençãos...

A Igreja celebra hoje a festa da Anunciação do Senhor Jesus.

O evangelho proposto para hoje, dá início à vida de Cristo na terra, habitando entre nós.

terça-feira, 24 de março de 2009

Solidariedade.

Em Jerusalém, havia uma piscina onde suas águas eram agitadas por um anjo de quando em vez e, aquele que nela entrasse logo após o agito, ficava curado. Por isso, à beira da piscina, encontravam-se sempre coxos, cegos, paralíticos, e outras espécies de doentes, banidos da sociedade por conta de suas enfermidades.

Ao passar por esta piscina, Jesus se depara com um homem que estava paralítico há mais de trinta e oito anos e, pergunta-lhe: queres ser curado? Embora recebendo uma resposta afirmativa, também disse-lhe o paralítico, que não conseguia se mover e que não havia ninguém que lhe ajudasse a entrar nas águas para banhar-se e, que, quando ainda conseguia chegar próximo à beira, vinha outro e entrava em sua frente.

Mas Jesus somente lhe disse: levanta-te, toma tua maca e anda. E não peques mais. E o homem ficou curado.

Amados, Paz e bençãos.

Na liturgia da Igreja escolhida para hoje, vemos mais uma vez um Cristo amigo que quer saber dos outros. Que se interessa pelas aflições de seus filhos. E foi assim com este homem que soube estar paralítico, imóvel, se arrastando na dificuldade há 38 anos e certamente compadeceu-se disso.

A Palavra de hoje nos apresenta uma bela reflexão, típica para a época da Quaresma, mas que como Cristãos devemos praticar sempre. A solidariedade. Reclamava aquele homem em Jerusalém que ninguém lhe ajudava a chegar até as águas da vida e que, quando o conseguia por seu próprio esforço, alguém chegava na frente e lhe derrubava.

Ora meus queridos, quantas vezes vemos isso acontecer? Quantas vezes isto já não nos aconteceu? O homem naquela época já era egoísta e só pensava em si próprio. E hoje? Mudou alguma coisa? Ou melhor, mudamos em alguma coisa?

Domingo assistia ao culto da Igreja de Nova Vida, onde minha esposa é membro, e a Palavra que o Pr. pregou era sobre a mudança de vida do Cristão. O Cristão para se dizer Cristão deve se converter de corpo e alma. E não somente da boca para fora. Vestir uma camisa com o escrito: “Eu amo Jesus”, colocar um terçinho na mão, fechar os olhinhos quando reza, não faz de você um verdadeiro Cristão. Precisa haver uma verdadeira conversão. Deixar morrer o “velho homem” e pedir, todos os dias, um Novo Coração.

Assim, o evangelho de hoje nos exorta a sermos mais solidários. A não esperarmos o irmão chegar para lhe estender a mão e sim, procurá-lo, enxergar suas necessidades e ajudá-lo a chegar “nas águas da vida”. Lembre-se, Deus ama quem dá, quem se entrega, com carinho.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Amar a Deus sobre todas as coisas e também ao teu irmão....

Paz e bençãos, amados...

Dias atrás lía-mos na liturgia a passagem onde Moisés mostrava ao seu povo os mandamentos da lei de Deus; naquele mesmo dia, víamos também que Jesus era indagado pelos que o seguiam, a respeito da manutenção e obediência a tal lei. Viamos nestas leituras que Jesus não só dizia que ela deveria ser cumprida, como Ele própria era de ser cumpridor da Palavra.

Ora, se ainda pairavam dúvidas quanto a isto, a liturgia de hoje nos apresenta Jesus sendo confrontado pelos escritores das leis sobre qual o maior mandamento. E, resumindo toda a lei de Deus, dizia que era “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

E o escriba, que eram pessoas de grande influência por serem os dominadores da escrita e das leis, naquela época, reconhecendo Jesus como Mestre, reafirmou suas palavras com sabedoria. E por isso recebeu de Cristo a seguinte afirmativa: Tu não estás longe do Reino de Deus.

Acho que hoje podemos ficar com a nossa reflexão nesta frase pronunciada por Jesus que, diante da resposta do escriba, afirmou que este estava a um passo do céu. Mas porque isso? Porque o mais importante ele estava reconhecendo, que era amar a Deus e ao próximo, seu irmão, seu igual como a ele mesmo. Assim, podemos inferir nestes mandamentos duas particularidades: a fé e a obra. O que todo bom cristão precisa praticar para que venha a residir na Casa do Pai. O que faltava talvez aquele homem, é o mesmo que falta a cada um de nós: o desapego a bens materiais, o desapego de doutrinas e regras que em nome da denominação de nossas igrejas ,buscamos defender com unhas e dentes. Temos de nos desgarrar de determinadas atitudes que julgamos estar na lei de Deus.

Lembre-se: Cristo ainda tinha um desejo que cabe a nós idealizar: a União. Portanto, temos que o nosso amor a Deus não pode estar fundado somente na religião, nos nossos catecismos, nossos dogmas. Temos de suplantar isto. Temos de buscar sempre nossas igualdades e não o que nos separa. O nosso amor a Deus está na solidariedade, no respeito, com que nos apresentamos aos nossos irmãos.


Um abraço para todos e fiquem na Paz de Cristo.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Os Mandamentos de Deus

Bom dia amados de Deus, paz e bençãos sobre todos, seus lares e seus familiares.

Ontem foi um dia de bençãos. Iniciamos (pelo menos na Comunidade que participo) o Tríduo de São José (já falei o que é em um tópico anterior). Após um momento de louvor, tivemos uma Santa Missa muito maravilhosa presidida pelo Pe. Afonso da Paróquia São Judas Tadeu, em Vista Alegre. Alguém conhece Vista Alegre? e o Engenho Novo? meus queridos, só posso dizer uma coisa: é chão!!!!... mas este Pe Afonso é um grande amigo da Comunidade e, graciosamente, sempre atende nossas súplicas para celebrar na Coração Novo. E suas homilias? verdeiras aulas de formação espiritual.

Mas agora eu gostaria de partilhar com os amigos as leituras da liturgia de hoje que nos fala das Leis de Deus (Dt:4,1; Dt:4,5-9 e Mt:5,17-19). Das leituras destaco 2 trechos:

Dt:4,1;9
1.
“E agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que vivais e entreis na posse da terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos dará.
9.
“Mas toma cuidado! Procura com grande zelo nunca te esqueceres de tudo o que teus olhos viram. Nada disso se afaste do teu coração, por todos os dias da tua vida, mas ensina-o a teus filhos e netos.

Mt:5,17
17.
“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.

A Palavra que escolhi para hoje, nos relata desde a comunicação ao povo de Israel da necessidade de obediência as Leis, até a promessa de Jesus em não extingui-la, mas fazer cumprir a Lei e, também, cumpri-la, afinal, Jesus, enquanto Judeu e na sua forma humana, também deveria cumprir as leis de seu Pai. Jesus, inclusive, aperfeiçoando-as, resumiu muito bem os mandamentos, exortando-nos a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, através da prática da caridade. E caridade foi o próprio amor de Deus pregado por Jesus às criaturas. Como disse o Bispo Dom Antonio Taveira da Canção Nova em seu programa diário “Palavras de Vida Eterna”: “Quem vive a caridade cumpre as leis de Deus”

Encontramos, também, na leitura de hoje, a obrigação de tomarmos nosso papel de catequistas dos lares e ensinar aos nossos pequenos, as leis que Deus nos deixou.

Nossa reflexão deverá hoje estar centrada nisso: Ainda, por acaso, me lembro dos mandamentos de Deus? Tenho procurado não só viver esses mandamentos, mas como transmiti-lo a meus filhos? Aos amigos dos meus filhos? A todos que de certa forma convivo?

Embora as correrias de hoje quase não nos deixe sobrar tempo, devemos procurar um pouco mais de Deus. Devemos proporcionar, começando pelos nossos, conhecer a Cristo. Para isso, devemos tirar diariamente um momento para orar em família. Pensemos nisto. Deus nos deu 24 horas para podermos realizar nossas tarefas; arrumemos ao menos 20 minutos para podermos dedicar à oração.

quarta-feira, 11 de março de 2009

A Palavra de hoje....

Lendo o evangelho de hoje (Matheus 20, 17-28), deparei-me com um lindo ensinamento. De que devemos sempre ser humildes. Isso a partir de uma propensa desavença entre os doze que seguiam a Cristo (inclusive Mateus, como ele mesmo afirma) por causa do pedido da mãe de dois discípulos que Jesus olhasse particularmente pelos seus filhos. E Cristo respondeu a mulher que a única coisa que poderiam fazer é tomar parte no sacrifício pelo qual iria passar já que os “lugares” no Reino, seu Pai já havia determinado quem os ocuparia. Portanto, exorta-nos Cristo a não tentarmos colocações sociais, poder e glória, mas antes sermos servidores, e pois só aí é que alcançaremos o lugar que nos é devido. O sucesso na vida não significa a posição social que ocupa.

Mas, mais do que uma lição de humildade, observei que Matheus nos relata o que o amor de uma mãe por seus filhos é capaz de fazer, até mesmo deixar ser levada pela ganância (que é um pecado capital) em ver seus meninos sentados ao lado de Cristo, julgando que Ele tivesse alguma predileção, ou mesmo, fosse se compadecer de suas súplicas.

Mas qual mãe não quer ver seu filho na melhor posição da vida? Qual mãe gosta de ver seus filhos perdidos, jogados no mundo, ou sabendo que estão passando por alguma dificuldade? O coração de uma mãe é ganancioso ao ponto de julgar que seu filho não conseguirá nunca se manter por si só, e portanto, moverá sempre céus e terra para proporcionar maravilhas a seu filho.