Mostrando postagens com marcador Oração. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Oração. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Poder da Oração...

O Poder da Oração

Salve amados,

Depois de um breve descanso - já que às 3:00 da manhã ainda estava no micro disponibilizando os vídeos do evento de ontem da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - retorno mais uma vez neste dia, agora para a meditação diária da Palavra, que hoje nos é indicada no Evangelho de João, 17, 1-11, 1ª parte.

1. Assim Jesus falou, e elevando os olhos ao céu, disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique,
2. assim como deste a ele poder sobre todos, a fim de que dê vida eterna a todos os que lhe deste.
3. (Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste)
4. Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer.
5. E agora Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha, junto de ti, antes que o mundo existisse.
6. Manifestei o teu nome aos homens que, do mundo, me deste. Eles eram teus e tu os deste a mim; e eles guardaram a tua palavra.
7. Agora, eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,
8. porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as acolheram; e reconheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti e creram que tu me enviaste.
9. Eu rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles.
11. Eu já não estou no mundo; mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti.

A passagem de hoje tem início quando ainda Jesus ensinava aos seus discípulos, alertando-os do que estava para acontecer, a vinda do “advogado” que iria esclarecer tudo a respeito do que havia sido dito pelo Pai, Seu destino, e a atitude de seus seguidores. E já falava isso abertamente.

Hoje Jesus ora ao Pai pedindo pelos seus discípulos, para que fortaleça neles a fé, a crença em tudo o que lhes foi ensinado à respeito de Deus. Jesus faz esta oração muito particularmente por aqueles que então são seus seguidores. Aqueles que receberam a Palavra, creram Nela e tomaram como o Caminho de Suas vidas. Estes, que mais tarde viriam ser chamados Cristãos, foram os que receberam naquela oportunidade, as súplicas de Jesus.

Quando Jesus ascender aos céus, antes mesmo, quando tiver início toda sua Paixão do Enviado, seus seguidores ver-se-ão perdidos, sem rumo, sem um guia, temerosos pelo que lhes pode acontecer a qualquer momento, pois sobre isto foram alertados a todo momento: que iriam passar pelo que Jesus passou. E tudo isto faria com que eles se dispersassem, com que cada um fosse para um canto, abandonando toda a crença adquirida na Palavra, abandonando o Caminho.

É este o teor da súplica de Jesus: que o Pai neste momento, oriente aqueles que são seguidores de Cristo a perseverar na Palavra, na Verdade, nos Seus ensinamentos.

E quantas vezes nos dias de hoje nos vemos assim? Onde qualquer motivo é capaz de nos tirar a paz, o sossego, desviando-nos do Caminho e por vezes até nos fazendo descrer de tudo o que nos foi ensinado? Quantas e quantas vezes nos pegamos em erros em nosso agir, sem paciência, sem a tolerância que deve ser a conduta da vida de um Cristão?
È nesse momento que devemos orar ao Pai, como Jesus outrora pediu por nós. Lembremo-nos que Ele mesmo nos disse: Tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, lhes será dado – João, 14, 13.

Então amados irmãos, coloquemo-nos sempre em oração. Trago de um pastor amigo um lema sempre citado por ele nas chamadas para campanhas de oração em sua igreja: “pouca oração, pouco poder, muita oração, muito poder, mas nenhuma oração, nenhum poder”.

Pensemos nisto. A força do Cristão está na oração e Jesus nos ensinava isto a todo momento, onde constantemente víamos seu recolhimento para suas oração particulares, ou mesmos no meio do povo, quando buscava interceder por eles. Mesmo sendo Jesus, Deus, Ele buscava Sua força de Seu Pai e isto o fazia através da oração.

É muito comum nos pegarmos em oração quando estamos em vias de perigo, de algum desgosto. Nestas horas é imprescindível a nossa oração. Mas como devemos estar sempre alertas, vigiantes, devemos tornar um hábito a oração, pela manhã, ao acordar, à noite antes do deitar, às refeições, enfim, em todos momentos. Esta freqüência também, se mostra importante a medida que vamos tomando em mente que, se em tudo devemos dar graças, pedir e dar graças por aqueles que não tem condição de pedir é nosso dever. Como Jesus fez, façamos também.

Este é o meu pensamento para hoje.

Voltarei com certeza mais tarde para falar sobre os acontecimentos deste segundo dia da Semana de Oração pelos Cristãos. Hoje a Paróquia N S Fátima recebe o Pr. Geraldo Alcântara, que tem um Ministério lindo para Jovens. É uma benção na vida deles. Quem tiver interesse, a Igreja fica localizada no Méier, na Rua Adriano, 158, Rio de Janeiro. Vá orar conosco.

Na paz de Jesus e no amor de Maria...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Um jeito diferente de recitar o Salmo 23...

Salve amados,

iniciamos mais esta semana e nos aproximando cada vez mais de duas grandes festas da Igreja: as celabrações da "Ascenção do Senhor" no dia 21, próximo domingo e de "Pentecostes" no domingo seguinte. Durante a semana falarei um pouco mais à respeito dessas duas datas.

Mas hoje trago ao conhecimento de vocês, o teor de um e-mail que recebi, muito lindo, à respeito do Salmo 23, que muitos gostam de recitar. Este e-mail nos traz uma visão do autor quanto a oração proferida por Davi. Vale a pena ler.

Jeito diferente de olhar para o Salmo 23.

O Senhor é o meu Pastor... Isto é relacionamento!

Nada me faltará... Isto é suprimento!

Caminhar me faz por verdes pastos... Isto é descanso!

Guia-me mansamente a águas tranqüilas... Isto é refrigério!

Refrigera minha alma... Isto é cura!

Guia-me pelas veredas da justiça... Isto é direção!

Por amor de seu nome... Isto é propósito!

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte... Isto é provação!

Eu não temeria mal algum... Isto é proteção!

Porque tu estás comigo... Isto é fidelidade!

A tua vara e o teu cajado me consolam... Isto é esperança!

Unge a minha cabeça com óleo... Isto é consagração!

E o meu cálice transborda... Isto é abundância!

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirãotodos os dias da minha vida... Isto é benção!

E eu habitarei na casa do Senhor... Isto é segurança!

Por longos dias... Isto é eternidade!

Isto com certeza é uma brilhante exegese do Salmo 23.

Na Paz de Cristo e no amor de Maria...

sexta-feira, 27 de março de 2009

Final de semana

Salve amados de Cristo,

Paz e bençãos a todos que por aqui passem...

Mais um final de semana chega e mais perto da celebração da ressurreição de Cristo estamos. E isto muito nos alegra. Senão, deveria, pois nada há de mais alegre para o cristão que saber que nosso irmão Jesus ressuscitou dos mortos, cumprindo-se a profecia e agora está sentado a direita do nosso Pai Eterno.

Mais uma vez lembrando, Quaresma, tempo de oraçao, jejum e penitência. E como penitência, temos a confissão e a participação nas Vias Sacras. Procure saber na sua paróquia o horário dos multirões das confissões. Nesta época, todas as igrejas se encontram em confissões comunitárias.
Da mesma forma, também realizam Vias Sacras às quartas e sextas-feiras.

Portanto, não deixe de preparar seu coraçao para fazer uma maravilhosa páscoa. E na Semana Santa também não deixe de participar das atividades de sua paróquia. Ontem estava escutando o terço da misericordia rezado pelo Pe. Antônio Jose da Paróquia N S Fátima - RTS e ele nos dizia, aos ouvintes, com toda propriedade, da importância para nós Cristãos, da celebração da Semana Santa. A riqueza da liturgia, a beleza das celebrações.... e, por isso, exortava-nos a não tratar a Semana Santa como um feriado. Para nós Cristãos, feriados é 1 abril, 1 maio, e tantos outros...

De certo, a Semana Santa para o Cristãos deve ser muito mais, deve ser a celebração da vitória, a certeza de que pela cruz fomos salvos e estamos livres do pecado original e a esperança que nosso Deus voltará e nos conduzirá aos céus, a Casa que Ele foi preparar-nos.

Por enquanto é só.. fiquem todos na paz de Deus....