sexta-feira, 28 de agosto de 2009

As noivas de Cristo

O Evangelho proposto para hoje está contido em Mateus: 25, 1-13

1. “O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo.
2. Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco eram previdentes.
3. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo.
4. As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas.
5. Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo.
6. No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!
7. Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas.
8. As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.
9. As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores”.
10. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou.
11. Por fim, chegaram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta! ’
12. Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço! ’
13. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.

Este é outro trecho das Escrituras que muito me envolve. Me deixa pensativo. É a parábola das noivas prudentes.

Jesus aqui ainda está a falar aos discípulos da hora em que o Filho de Deus retornará e manda que seus discípulos seja previdentes. Que não se descuidem de vigiar, pois é que, na hora boa, Ele virá e arrebanhará aqueles que estiverem preparados.

Nesta passagem, Jesus fala de sua Igreja, de seus seguidores, de seus filhos amados. Nós somos a noiva do Senhor Deus. Eu, você, nossos filhos, nossos parentes, somos os escolhidos para com Jesus nos envolvermos e nos entregarmos. Muitos de nós, contudo, não aceita a esse chamado. Pena. Outros se arvoram em terem sido escolhidos primeiramente, antes de outros. A estes também, coitados. Deus não tem predileção. Todos somos os prediletos de Deus. Todos que ouvimos seu chamado, somos os escolhidos, somos sua noiva.

Mesmo assim, escutar o chamado somente não nos assegura a salvação. Temos de estar preparados. Temos de estar em sintonia com Deus e seus mandamentos. Temos de estar verdadeiramente entregues a Deus, em seus braços. É para isso que Ele nos manda vigiar, pois à todo momento estamos a mercê das tentações que nos coloca fora do rumo, nos desvia a atenção, nos torna dispersos, descuidados e não percebemos a chegada de nosso noivo. Devemos estar atentos às simples atitudes que tomamos diariamente. Um palavrão, uma palavra que levanta a discórdia, uma cara feia, são atos que nos cercam minuto a minuto e não nos apercebemos de quanto isto nos faz mal e aos que são atingidos por isso. Quantas vezes descarregamos nossas frustrações, nossos aborrecimentos, nossas impaciências em pessoas que nada tem a haver com a situação em que nos encontramos? Quantas vezes chegamos em casa cansados e por qualquer besteira destilamos palavras rancorosas a nossos filhos, esposas ou maridos, como se eles fossem a causa de nossas preocupações? Quantas vezes queremos levar vantagens sobre nossos irmãos? Aquele troco a maior que recebemos e não voltamos para devolver, aquela mercadoria que vendemos por um preço maior do que realmente vale. Isso e tantas outras coisas erradas aos olhos cristãos que nos passam despercebidas em nosso dia a dia. Por isso precisamos vigiar. Precisamos estar atentos para que, quando o “Noivo” vier, nos encontre, as suas noivas, preparadas, de coração puro e leal, com a chama do amor acessa, forte, de forma a iluminar todo um caminho.

Alguns poderiam dizer diante das coisas que mencionei que estão é duro ser cristão. E eu digo a vocês. Não. Ser cristão é fácil. Mas requer dedicação. Requer uma conversão diária. Requer sintonia com Deus. Intimidade com Deus. Isto me leva a ver a vida de Davi. Davi como sabemos foi o homem segundo o coração de Deus. Mas Davi também foi humano. E como ser humano, falível. Todos que conhecem um pouco da vida de Davi sabe que ele foi um senhor mulherengo, inclusive desejando e tomando para si a esposa de um de seus amigos e fiéis seguidores. Mandou ainda matar-lhe com fins de esconder esta traição. Também foi responsável pela morte de muitos em virtude das mentiras que contava aos cidadãos que encontrava pelo caminho em sua fuga do rei Saul que queria matar-lhe, antes de assumir o trono. A vida de sua família foi tomada por tragédias desde estupro até morte. Ah, Davi. Que ser humano pecador. E mesmo assim era considerado um homem segundo o coração de Deus. E porque? Primeiro porque Davi foi o escolhido, foi separado, ungido, e preparado para guiar o povo de Deus. Inegável que Davi tornou próspero o povo de Israel. Mas por isso ele era considerado por Deus? Não. Deus se alegrava de Davi e estava sempre com ele porque ele tinha intimidade com o Senhor.
Davi desde pequeno dedicou sua vida a Deus. Errava? Sim. Mas também sabia reconhecer sua culpa e, arrependido e humilhado, sabia pedir perdão a Deus. Foi um verdadeiro adorador e isto se prova dos Salmos a ele atribuídos.

É esta intimidade com Deus que o Senhor Jesus nos chama hoje, suas noivas. É preciso que vigiemos, que estejamos em sintonia com Deus, que estejamos em seu coração.
Peçamos assim, neste dia, que o Espírito Santo desça com seu fogo abrasador e não deixe apagar a chama do amor que move nossos corações. Que esta chama ilumine sempre nossos caminhos para quando nosso noivo amado voltar, estejamos preparados para sermos reconhecidos e desposados no íntimo do Nosso Senhor. Que esta sua Igreja permaneça unida nesta fé, hoje e sempre.

Orai e Vigiai.

Na Paz de Deus e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário