quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Orai e Vigiai

Paz e fogo.

O Evangelho de Jesus proposto para hoje, está contido em Mateus 24: 42-51:

42. Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.
43. “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada.
44. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.
45. “Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa?
46. Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim.
47. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.
48. O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’
49. e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados,
50. então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista.
51. Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

“Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Tem um cantor secular que se tornou celebre por esta letra e se pararmos para analisar, veremos que muitos de nós adotamos esta máxima para nossas vidas, de deixar a vida acontecer sem nada fazer, ou tentar fazer para melhorar. Quantas vezes não falamos: “seja o que Deus quiser”, em referência a uma situação que não se sabe o que pode acontecer.

De certo, nossa vida, a vida de um cristão deve estar em Cristo e voltada somente para Ele, de sorte que não há o que se temer se estivermos nos braços do Altíssimo. Mas aí é que está. Precisamos estar nos braços de Deus, precisamos estar debaixo de Suas graças, sempre.

Hoje Jesus está a nos alertar para o seu retorno, para a Sua vinda no último dia dos tempos. Neste capítulo 24, Jesus nos relata como se dará o fim dos tempos. Ele nos prometeu que irá ao Pai arrumar nossa morada e que voltará para nos buscar no dia em que tudo estiver preparado. Mas quando isto ocorrerá? Quando será este tão esperado dia? Como saberemos que este dia chegou, afinal? Não sabemos. Nem nos compete saber. Nem mesmo os anjos ou o próprio Jesus sabe qual será este momento. Somente o Pai, Deus. A nós, compete obedecer.

Por isso Ele nos manda vigiar. Precisamos estar atentos em todos os momentos pois aquele que não estiver em Cristo terá o mesmo destino dos hipócritas, ou seja, o será deixado para trás, aos dissabores do mundo, esse mundo cheio de mazelas, de injustiças, de depravação, que a esta altura já estará tão contaminado que estará sendo governado pelo próprio demo. Serão tempos de guerras que trarão fome e doenças em que o homem será destruído.

O fim é certo. Ele voltará. Mas somente aqueles que Deus já escolheu é que serão conduzidos à morada eterna. E quem são estes? Pode ser eu ou pode ser você. Não sabemos. Por isso devemos vigiar nossas atitudes. Devemos estar sempre em oração pedindo forças para que as tentações não nos persigam e nos alcance. A nossa vida deve ser pautada em constante luta pois são muitas as tentações com que nos deparamos a cada minutos como a vaidade, o apego ao dinheiro, de caráter sexual, a impaciência, o egoísmo, entre outros. Se estivermos em oração e pautando nossa vida nos ensinamentos de Jesus, teremos mais chances de receber as graças de Deus.

Portanto, ainda há tempo de se converte e reconciliar. Se converta. Transforme seu coração, sua vida. Renasça para Cristo. Procure por Jesus, o verdadeiro caminho, verdade e vida. Comece a pedir a vinda do Espírito Santo sobre você. Sem parar. Que Ele inunde seu coração. Se reconcilie com seu próximo, com aquele seu irmão que você brigou, libere o perdão para aqueles que de alguma forma te fizeram mal, agiram contra você, não diga a todos que os ama, mas os ame de verdade, dando por eles a vida se preciso for. Faça as pazes com Deus, volte a sua Igreja, esteja em comunidade. Dê mais valor às coisas do Alto como o amor, o perdão, a paz, a amizade. Mas esteja sempre em oração para que isto se torne uma constante. Para que o fogo abrasador, o fogo do Espírito Santo que habita em seu coração jamais se esfrie ou apague.

Vigiai. Pois o fim é certo e está próximo. Neste dia haverá choro e ranger de dentes dos hipócritas e daqueles que não conheceram ou não quiseram conhecer a esse nosso Deus Vivo. Que estejamos preparados.

Na Paz de Jesus e no Amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário