quinta-feira, 25 de março de 2010

Reconciliação com Deus

Bom dia povo amado de Deus,

Paz e bençãos.

Hoje eu não poderia deixar de vir aqui e conversar um pouco com vocês. Hoje é um dia muito alegre e rico para nossa Igreja, para nós cristãos e católicos. Além de ser uma quinta feira, dia em que devemos nos dedicar mais um pouco ao Nosso Senhor Jesus e nos colocarmos em Adoração, também celebramos neste dia 25 de março, o dia da Anunciação à Maria, o dia em que o anjo do Senhor apareceu a Maria e anuncia a ela os desígnios de Deus. Não é por outro motivo que as leituras propostas para hoje estão riquíssimas e não só nos recorda aqueles momentos como também nos lembra da nossa missão.

A primeira Leitura, do Livro do profeta Izaias, remonta ao tempo do Rei Acaz. Por medo e falta de coragem em enfrentar as tribulações que pairavam a época em seu reino, provenientes de ataques da Samaria e da Siria, Acaz esquece-se de Jave, o Deus de Israel e procura a amizade e confiança de reinos vizinhos, passando a adorar outros deuses, sendo por isso, considerado um idolatra. O Senhor Deus a todo tempo tentava resgatar a alma de Acaz, mandando que Izaias lhe transmitisse mensagens divinas de vitória, paz e esperança. Mas Acaz relutava em se reconciliar e se afastava mais e mais de Deus.

Mas o que nos interessa na reflexão é a passagem em que Deus chama Izaias e manda transmitir a Acaz o seguinte: “o próprio SENHOR vos dará um sinal. Eis que a jovem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel. Is. 7, 14”. Já tínhamos aí as promessas de Deus para Israel, a salvação para o povo que retirara do Egito com promessa de se tornar uma nação próspera.

Mais tarde, como nos mostra o Evangelho de Lucas, as profecias vêm se cumprir, através de Maria, uma jovem virgem, criada dentro de um templo e preparada para servir ao Senhor, conforme as promessas de seus pais. Aí o anjo Gabriel aparece àquela menina de aproximados 15 anos - “Ave cheia de graça” – e lhe revela o desejo de Deus: que ela conceba seu filho, que será o redentor dos homens e será chamado Filho do Altíssimo, que reinará no trono de Davi, seu pai. Maria, como era o nome da jovem, sem destemor e prontamente a serviço de Deus, com muita fé, pronuncia “Fiat”, ou “faça-se”... “faça-se em mim segundo a tua palavra”. Lc. 1, 38.

É isto que deve hoje pairar em nossos corações. Devemos olhar lá atrás e ver quanto mal
nos faz o temor, o medo, as preocupações, a falta de fé. Mas ainda assim Deus não nos deixa. Sempre nos manda uma palavra de conforto, de animo, uma palavra a nos tranqüilizar o espírito, a renascer para vida. “Entrega teu caminho ao Senhor teu Deus e o mais Ele fará”. Sal. 37, 5. Ao abandonar Deus e se aliar aos povos pagãos, Acaz veio a sofrer a ira do Senhor. Quantos de nós aos dias de hoje não agimos como Acaz? Quanto de nós duvidamos da ajuda de Deus para nossos problemas? Quanto de nós temos pressa em ver solucionada nossas preocupações e passamos por cima da vontade de Deus? Não esperamos que Ele cumpra em nós suas promessas de vitalidade, de força, de segurança; quanto de nós não procuramos nas cartas, nas estrelas, as profecias, as promessas da libertação? Nos tornamos idólatras. Abandonamos Deus. Mesmo nós católicos, que nos dizemos cristãos, procuramos “espíritos” e vamos atrás de promessas vãs, pensando que nossos problemas serão resolvidos. Imploramos ajuda a amigos e vizinhos e não pedimos ao menos a ajuda de Jesus. Hoje, muitos de nós fazemos o mesmo que Acaz. Procuramos a falsa satisfação de nossos problemas no dinheiro, na fama e nos esquecemos das promessas de Deus. Perdemos nossa fé. Nos esquecemos de tudo o que aprendemos com nossos pais, com nossos catequistas, com nossos pastores, principalmente em ter fé. E é olhando agora a posição daquela menina de 15 anos de idade que devemos voltar ao nosso Deus Supremo e, assim como ela, demonstrar nossa fé, nossa esperança, dar o nosso “sim” ao Senhor. Como já disse outras vezes, mas do que a fé em Maria ou nos santos de Deus, devemos, sim, ter a fé e confiança de Maria. Este deve ser nosso exemplo a ser seguido. Nada Mais.

Hoje, aproveito o salmo 40, para fazer dele palavras de ordem para mim:

09. que eu cumpra tua vontade. Meu Deus, é isto que desejo, tua lei está no fundo do meu coração”.
10. Anunciei com alegria a tua justiça na grande assembléia; vê, não conservei fechada minha boca, SENHOR, tu o sabes.
11. Não ocultei tua justiça no fundo do coração, proclamei tua fidelidade e tua salvação. Não escondi tua graça e tua fidelidade à grande assembléia.


Que este espaço possa ser uma grande assembléia para que a Palavra do Senhor seja sempre proclamada.


Na paz de Jesus e com a fé de Maria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário