segunda-feira, 29 de março de 2010

Semana Santa

“Se contra mim acampa um exército, meu coração não teme; se contra mim ferve o combate, mesmo então tenho confiança...” Sal; 27,3

Bom dia povo de Deus. Paz e bênçãos. Que este seja verdadeiramente mais um dia que o Senhor fez para nos alegrarmos e Nele exultarmos seu santo nome. Hoje faz 2 meses que minha mãe partiu de volta ao Pai. Sinto saudades, mas vou seguindo na certeza de que ela recebeu sua coroa e seu galardão e está inserida no coro de santos adorados.

Iniciamos ontem, domingo, as celebrações da Semana Santa e, como agente de Pastoral da Comunicação, é o tempo de um trabalho constante na paróquia da minha comunidade, na Sto Antonio do Cachambi, RJ. Durante esta semana reviveremos a paixão de Jesus para que nunca venhamos a nos esquecer o seu sacrifício para nossa salvação. No próximo Domingo, de Páscoa, chegaremos ao ápice das nossas festividades, quando então estaremos celebrando a ressurreição do Senhor. Celebrar a paixão de Cristo tem para nós um sentido único de um verdadeiro retiro onde devemos refletir a nossa escolha em seguir a Jesus. É refletindo na paixão e morte de Cristo que verdadeiramente poderemos nos alegrar na vitória de sua ressurreição. A Páscoa será a aliança eterna que nasce a partir da chegada de Jesus a Jerusalém para se entregar. Jesus não foi a Jerusalém senão para se cumprir as profecias, a começar pelo jumentinho que iria transportá-lo à cidade (Jeremias; 9,9). Portanto, devemos esta semana estar em comunidade para podermos celebrar com o coração contrito toda a paixão do nosso Salvador. Quem quiser ver como estão sendo as celebrações na Paróquia, é só acessar: http://santoantoniocachambi.blogspot.com

Mas vamos a nossa reflexão para hoje. As leituras propostas estão maravilhosas, lindas e de grandes reflexão: Is:42,1-7; Sal:27,1-3, 13-14; Jo:12,1-11. Primeiro as profecias de Isaias a respeito do ungido do Senhor: “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião”. Deus nos chama a sermos missionários da sua Palavra, da sua lei, do seu direito. Todo batizado, todo aquele renascido em Cristo tem essa obrigação: levar a Palavra de Deus a todas as criaturas, a fim de torná-las homens novos. Depois veremos Davi louvando ao Senhor pelas bênçãos de sua proteção, o seu amparo, o acalento do justo que sabe esperar no Senhor. Davi nos exorta a sermos fieis; saber esperar no Senhor pelas suas promessas, sem temer mal algum, nenhum inimigo, pois Deus é nosso protetor. Ele vai sempre a nossa frente derrubando os que se opõe contra nós. Por sua vez, no evangelho veremos as atitudes vis de Judas, um discípulo de Jesus, aquele que iria entregar Cristo nas mãos dos opositores. Judas era uma espécie de tesoureiro do grupo que seguia Jesus e sempre que podia, fatalmente desvia os poucos recurso que o grupo recebia. Por querer sempre mais, por sua ganância, não perdia uma oportunidade colocar para fora sua mesqinhez, sua avareza, demonstrando, assim, que nem todos que dizem seguir a está realmente com o coração convertido. Quantas pessoas vemos assim em nossos dias? Será que nós mesmos não agimos assim? Analisemos nossos passos. Façamos um exame de consciência. Cristo está voltando. Ainda há tempo de segui-lo.

Meus queridos irmãos, paz para todos e uma ótima Semana Santa de muita reflexão e esperança em Maranathá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário