sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Cruz é apenas o começo...

Negue-se a sí mesmo. Que cada um tome sua Cruz e inicie sua caminhada. - Lc 9,23 Amados, a paz do Senhor Jesus. Hoje mais um dia que o Senhor fez para que N´Ele nos alegremos e exultemos o seu Santíssimo Nome. Estamos nos aproximando do fim da época quaresmal e iniciando a nossa Semana Santa a partir do próximo dia 17. Estamos neste período, vivenciando a dor de Cristo nos entregando à uma meditação de nossas vidas, de nosso caminhar, de nossa jornada rumo à santidade. "Se não fizerdes penitência, todos perecereis" - Lc 13,3. Este é um dos princípios pelos quais a nossa igreja católica nos convida a penitência como forma de reconciliação com Deus, através da prática do jejum, da esmola e da constante oração. Devemos ter em mente que a Cruz não foi o fim; a Cruz foi o começo de tudo. Pela cruz nos foi dado o Salvador; pela Cruz se cumpriu as promessas de Deus para nossas vidas; pela Cruz se concretizou a aliança de Deus para com seu povo. A Cruz é assim, o começo de tudo, o início da jornada rumo à vida eterna. Ao tomarmos nossa cruz e iniciarmos nossa "via dolorosa", devemos ter fé. Ainda que Deus não entregue a cada um de nós uma "cruz" maior e mais pesada que não possamos suportar, não é qualquer um que consegue carregar sua Cruz. Ao assumirmos nossa "Cruz", devemos fazer com docilidade, pois assim teremos mais condições de compreender a cruz do irmão para ajudá-lo a carrega-la, tal como o Cirineu que ajudou a Cristo em determinados momentos. Senhor, hoje lhe peço que eu possa ser o Cirineu na vida do meu irmão; que eu possa ajudá-lo a carregar a sua cruz, seja qual for o sofrimento pelo qual esteja passando. Que eu possa hoje negar a mim mesmo, que eu possa me despir de minha dor e sofreguidão e abraçar meu irmão que neste momento não está conseguindo carregar a sua cruz, como nossos irmãos de Realengo, que estão passando por uma dor terrível da perda de seus entes e amigos queridos, que eu possa me unir com mais irmãos a fim de confortar aquelas familias que sofrem. Muitos podem agora estar se perguntando aonde está Deus que permitiu tal expressão de ódio. Muitos neste momento, estão as portas dos vitimados se aproveitando das suas dores para blasfemar contra o amor que clamamos. Queridos e amados de meu Pai, esse Deus pelo qual clamamos, esse amor que rogamos, está dentro de nós. Se muitos ainda não o conhecem ou não o seguem é porque talvez não estejamos fazendo bem nossa obrigação de levar ao mundo, o Cristo Jesus, de fazer o mundo conhecer a misericórdia infinita. Pensemos nisto neste dia. Evangelizar é preciso. Levar o Deus de amor e compaixão ao mundo, é mais que necessário. É imprescindível. Façamos hoje nosso exercício de fé, jejuando e nos colocando em constante oração pelas vítimas do massacre de ontem, dia 7 de abril de 2011, em um colégio em Realengo, zona norte do RJ. Esquecemos por alguns momentos nossos sofrimentos pessoais e nos coloquemos à serviço dos irmãos necessitados. Este será nosso óbolo. Um bom dia a todos e que Deus os abençoe.

Um comentário:

  1. Olá,
    parabéns pelo blog, gostei.
    Aproveito para convidar para visitar o meu blog.
    www.bonsfilmesgratis.blogspot.com
    Espero sua visita.
    Um abração.

    ResponderExcluir