quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz

Amados, hoje nossa igreja católica celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz. Mas o que é esta festa? O que ela compreende? Vamos tentar descobrir juntos?

Diz o bom dicionário que “exaltar” significa louvar, elogiar, glorificar, vangloriar, enobrecer a algo. Mas também pode significar uma reação no sentido de Enfurecer-se, irritar-se, encolerizar-se.

Lógico que na exaltação da Santa Cruz, o que devemos fazer é louvar, glorificar, enobrecer a cruz. Mas não a Cruz, enquanto símbolo, ou objeto, mas, claro, a Cruz de Cristo. Aquela que se tornou o ícone da salvação, e hoje é o símbolo de todo Cristão.

Exaltar a Santa Cruz deve significar, em primeiro lugar, uma aliança de Deus para com nós, seu povo. Deus mandou o seu filho amado, o seu cordeiro, imolar-se para o bem de toda a humanidade; uma nova aliança que seria então renovada com seu povo. E para que isso acontecesse, era necessário que Ele viesse a padecer na Cruz. Outro ponto que devemos nos ater é o fato de a Cruz significar a remissão de nossos pecados. É na figura do Cristo pregado na Cruz, sacrificado ao extremo, de cujo coração jorrou sangue e água que está a nossa salvação. Quem não se lembra quando, no antigo testamento, Javé tão cansado de ouvir as lamúrias do povo, mandou cobras no deserto para “picar” aquele povo mesquinho e arrogante? E o este mesmo Javé fez? Mandou Moisés fazer uma serpente, colocá-la em uma haste como um sinal, um símbolo para que todos que fossem picados ao olharem para ela, para aquela serpente de bronze se salvasse, ficasse curado. Este mesmo Deus, agora, ao enviar seu único filho ao nosso encontro, fez dele a nossa “serpente de bronze”, nosso sinal de salvação, o símbolo da vida eterna, da glória do Senhor.

Por isso, adorar a Santa Cruz é tão importante para nós. Para que nunca venhamos a esquecer esta aliança que Deus fez conosco, com nossos ascendentes. Adorar a Cruz de Cristo é renovar essa aliança, é fortalecer nosso espírito, é buscar a salvação de nossa alma, envenenada pela picada da “serpente do pecado”. A glória do Senhor veremos após passarmos por esta Cruz, pois ao passar pela Cruz, Jesus foi exaltado por Deus e recebeu o Nome que está acima de todo nome e, assim como o Senhor ressuscitou, também nós ressuscitamos por Ele e com Ele. Nossos corações livres dos pecados, ressurgidos do deserto, renascem com Ele a cada dia. A Cruz, que foi sinal de sofrimento, de humilhação, de dor, foi também, acima de tudo, sinal da nossa salvação.

Hoje eu quero exaltar a Santa Cruz de Cristo e renovar com Deus a sua aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário