quarta-feira, 14 de abril de 2010

Saber ouvir...

Salve amados, a paz de Cristo.

Hoje é quarta feira, mais um dia que o Senhor fez para nós para que Nele nos alegremos e exultemos.

Hoje quero iniciar este post com votos de felicidades para o meu amado pastor, Pe. Wagner Toledo Moreira, pároco da Igreja Santo Antonio de Pádua, no Cachambi, RJ. Ontem ele completou 14 anos de sacerdócio, 14 anos a serviço de Deus. Que Deus o conserve amado pároco e que o Espírito Santo o ilumine sempre, renovando sua fé e seu ministério a cada dia.

A Palavra de hoje está no evangelho de João 3:16-21


16. De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18. Quem crê nele não será condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.
19. Ora, o julgamento consiste nisto: a luz veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20. Pois todo o que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas.
21. Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas em Deus

A passagem acima é continuação do relato de João a respeito dos ensinamentos de Jesus a Nicodemus, um dos chefes dos judeus. Nicodemus era um fariseu, chefe do povo e portanto, inteligente, conhecedor da lei e gozava de prestigio entre todos. Segundo João Nicodemuns foi uma noite ao encontro de Jesus e, reconhecendo ser Ele o enviado de Deus, se coloca a escutar seus ensinamentos. E dentre eles, Jesus vai mostrar o amor de Deus para com seu povo. Que ao enviar seu filho, não o fez como forma de condenação mas sim, de salvação. O filho de Deus havia sido dado em sacrifício para a salvação do mundo, de forma que todo aquele que crer em Jesus tenha a salvação, a vida eterna, o livramento do mal. E continua dizendo que aquele que não crê, aquele que não se aproximar de Jesus, não terá a salvação prometida e perecerá.


Amados, estamos vivendo o período pascal denominado oitava da Páscoa ou segunda semana da Páscoa. Passaram-se pouco mais de 7 dias que Jesus Ressuscitou. Ele está vivo e vive em nosso meio. É neste período meus queridos, que somos chamados a ser testemunhas desta ressurreição. Somos lembrados que pela água e pelo sangue que jorraram na Cruz, fomos libertos do pecado e, portanto, preparados para a missão. E Jesus mostra isso hoje para nós. Jesus ensina a Nicodemus, um fariseu. Sabemos que os fariseus eram judeus arrogantes e julgavam-se conhecedores e cumpridores da lei, mais do que qualquer outro do povo. Não era raro hostilizarem os pobres, usando das leis como armas contra os humildes, aprisionando-os. Mas Nicodemus foi procurar Jesus e o fez a noite, por razões óbvias, para que ninguém o visse dando ouvido Aquele que se dizia o enviado de Deus. Nicodemuns pode ser apresentado a nós como exemplo de humildade. Senão um humilde, ao menos alguém que sabiamente se coloca a escutar aos outros para depois formar seu juízo. A verdade é que aquele Chefe dos Judeus reconhece através das obras de Jesus, ser Ele o enviado Deus e se permite aprender com Ele. Jesus então, traçando um paralelo entre o antigo testamento, se coloca a mostrar aquele fariseu o real sentido dos mandamentos de Deus e suas promessas de salvação para o seu povo amado, fazendo com ele uma aliança, ao enviar o seu único filho, não para condenar o povo, para exterminar como quando os anjos agiam, mas para trazer a libertação, trazer ao mundo a paz, o amor. Mas para isso, era necessário que o mundo reconheça Nele o Cristo e creia; pois aquele que crer será salvo, terá a vida eterna. Mas o que não crer, o que fechar os ouvidos aos seus ensinamentos, os que preferirem continuar agindo como agem, mesmo depois de lhe serem abertos os olhos, estes perecerão, estes já estarão condenados.

Vejam amados, o quão importante é a humildade. Podemos dizer que ser humilde é o primeiro passo para a nossa conversão. Nos despirmos de nossos conceitos, de nossas verdades, é de suma importância para um aprendizado ideal. Ninguém é dono da verdade. Isto é uma verdade absoluta. Mas a verdade está nas Escrituras e Nele é que devemos buscar os ensinamentos que irão mudar nossas vidas, nossa forma de ver o mundo, de ver o outro. Saber ouvir demonstra interesse em aprender e respeito. Dizem que saber ouvir é uma arte. E o é. É um verdadeiro exercício de humildade, da humildade que deve ter o cristão. E como isso é difícil. Não raro termos atitudes tão arrogantes como qualquer fariseu da época de Cristo. Nos arvoramos de termos conhecimento, de sabermos mais que os outros. Até mesmo que os mais velhos julgamos saber. Tratamo-os de forma esnobe, deixando-os de lado, exilando a muito do convívio social. Tratamos aos pobres com desdenho, pré julgando a falta de conhecimento para as coisas e não raro nos aproveitarmos disso para colocar aos outros debaixo do jugo da “lei”.

Mas a reflexão de hoje não fica somente aqui em saber ouvir. Está também em ir ouvir, ir buscar o conhecimento. Também dentro da característica da humildade está o “ir” ao encontro do outro para escutar. Ainda que tenhamos estudo, conhecimento, nunca sabemos tudo. Sempre há alguma coisa que precisamos aprender, que precisamos conhecer, ou mesmo relembrar, afinal, não raro nos desviarmos de fazer a coisa certa e, por costume, julgarmos estarmos corretos em nossos agir. Portanto, é preciso que nos livremos das amarras do orgulho e tratemos de ir buscar conhecimento, de buscar a verdade. Mas é preciso que se diga ainda que não há necessidade de se fazer isto em segredo. Que te importa se outros virem? Os humildes herdarão o reino dos céus. Lembremo-nos disso.

Feliz páscoa... que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário