quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Homilia Santa Rita - 06 02 2013

Homilia 06 02 2013


As leituras de hoje nos mostra a importância em se observar os mandamentos de Deus e segui-los.

Não raro termos o costume de culpar a Deus pelas falhas que acontecem em nossa vida. Contudo, se conhecêssemos a Palavra de Deus e a seguíssemos, muitas coisas verdadeiramente não ocorreriam. A Palavra de Deus nos educa a uma vida cristã, uma vida com dignidade, com respeito ao próximo, enfim, uma vida de Paz interior e exterior. Mas desprezamos a Palavra, não querendo escutá-la ou segui-la e quando nossas vontades dão erradas, colocamos a culpa no Senhor.

No evangelho, vemos um Jesus que foi ensinar, educa em uma sinagoga. Mas o povo não queria ouvi-lo, o que fez com que não conseguisse realizar nenhum milagre na sua própria comunidade. Primeiro em razão de sua existência, afinal a população o via como um deles e não como filho de Deus. Conheciam sua mãe e seu pai terrenos. Segundo, em razão dos milagres. O povo queria ver os milagres de Jesus, tomando-o por curandeiro, milagreiro. Mas para Jesus, o milagre, a transformação, deve vir depois da Palavra aceita. Por isso para Jesus é mais importante sim, educar, ensinar ao povo o Caminho do Reino.

Para parte do povo, não existia essa dificuldade; o pobre, o marginalizado, o excluído, acreditavam em Jesus, conheciam a Jesus e sabiam que os milagres aconteciam após seus ensinamentos.

Jesus tem muito ainda a evangelizar e devemos nós, agora, ser a boca de Jesus. Por vezes nos acomodamos em nosso viver, dizendo inclusive que vamos como deus quer. Mas Jesus não foi acomodado. Seus discípulos não foram acomodados. Não podemos ser acomodados no serviço ao Senhor. A partir da Palavra de Deus, devemos também seguir a Jesus, ensinando e educando na fé.

Pe. Donato Vasconcellos, Missionário da Sagrada Família





Nenhum comentário:

Postar um comentário