quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Levantar e servir

Amados, o Evangelho de hoje está em Lucas:4,38-44:

38. Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo, com muita febre. Intercederam a Jesus por ela.

39. Então, Jesus se inclinou sobre ela e, com autoridade, mandou que a febre a deixasse. A febre a deixou, e ela, imediatamente, se levantou e pôs-se a servi-los.

40. Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes, com diversas enfermidades, os levavam a Jesus. E ele impunha as mãos sobre cada um deles e os curava.

41. De muitas pessoas saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” Ele os repreendia, proibindo que falassem, pois sabiam que ele era o Cristo.

42. De manhã, bem cedo, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, tendo-o encontrado, tentavam impedir que ele as deixasse.

43. Mas ele disse-lhes: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, pois é para isso que fui enviado”.

44. E ele ia proclamando pelas sinagogas da Judéia.


Após um dia de pregações nas sinagogas, Jesus vai para a casa de seu discípulo Pedro e lá, encontra a sogra deste de cama, adoentada. Jesus então ordena que a enfermidade passe. Tão logo Jesus profere suas palavras de cura, a mulher se coloca de pé e passa a servir aos presentes. O povo que seguiu Jesus e viu aquilo, foi em busca de seus doentes e levaram até Ele. Jesus também ali curou a todos e expulsou muitos demônios. Ao amanhecer do outro dia, Jesus se colocou a caminho de outras cidades para anunciar a Boa Nova.

Vemos nesta passagem de Lucas que o início da vida divina de Jesus foi intensa. O povo estava adoentado e clamava por uma cura de seus males. Os que ficavam curados, era por que tinham fé que Aquele homem os podia curar, pois muitos milagres já vinha fazendo. As escrituras mostram que aonde quer que Jesus estivesse, povos de todas as cidades vizinhas iam procurá-lo e levar-lhe doentes e possuídos.

Neste dia, vemos que Jesus pregava em uma sinagoga de sua cidade e fora expulso de lá. Logo após Ele se colocava a ensinar em outra sinagoga. As escrituras não relatam o horário, mas de certo já estava quase entardecendo quando Jesus vai para a Casa de Pedro e ali não só cura a sogra de Pedro como também a outros doentes que lhe eram trazidos. E isto deve ter corrido noite e até madruga a dentro, mas Jesus vai, ao amanhecer, se colocar a caminho de outras cidades para cumprir a sua missão.

Interessante a vida deste homem. Pouco fala as escrituras quanto a Ele ter descansado em algum momento. Também não temos nada quanto a Ele ter se recusado a curar alguém que lhe era levado ou mesmo os que encontra em sua jornada. Nenhuma palavra ríspida dita, a não ser contra aqueles que se colocavam a tentar distorcer os ensinamentos de seu Pai. Ah, esse Jesus. Quanta paciência. Quanta vontade de servir.

Já paramos para pensar um pouco nisto que foi a vida de Jesus? E a nossa? Como é que está nossa vida? Temos nos colocado a servir? Temos ao menos sido agradecidos para com nosso Deus pelas bênçãos que recebemos e nos colocado em serviço ao nosso próximo? Ou nos jogamos no sofá e com a desculpa de um “cansaço” qualquer nos recusamos a ajudar aqueles que nos procuram?

Lucas e Marcos dizem que a sogra de Pedro tão logo fora curada, se colocou a serviço dos que estavam presentes. E olha que deviam ser muitos. Mas e daí? Que sejam milhares. Devemos nos mostrar agradecidos pelo favor de Deus e nos colocar a serviço sempre, independente de quantos estiverem precisando de nós, independente da hora, do dia, das circunstâncias, independente de tudo, devemos nos colocar a serviço dos irmãos, por que, como cristãos, fomos curados pelo sangue de nosso Jesus, fomos libertos das amarras que nos prendiam ao pecado, estamos salvos do inimigo. Por isso devemos servir.

E devemos servir com toda calma, com toda alegria, com total paciência. Oh. Aí que entra a tristeza. Com paciência. Você chega em casa do trabalho depois de umas dez horas na rua, fatigado depois de um ônibus lotado. Vem sua esposa e lhe diz que o varal arrebentou, seu filho lhe pede que o levante, o mais velho precisa que lhe ajude nas tarefas do colégio e, sem bastar isso tudo, seu pai velhinho lhe telefona já marcando para o dia seguinte a ida ao médico e você quem vai levá-lo. Chega!!!!! Só Jesus na causa. Aí está nosso exercício de paciência. Todos precisam de nós quase que ao mesmo tempo. Por mais que estejamos cansados, é preciso que atendamos aos diversos pedidos. Eles precisam de nós, da nossa habilidade, da nossa inteligência, do nosso carinho, do nosso amor. Isto é servir. Este é nosso ministério. Já diz o ditado que quem não vive para servir, não serve para viver.

Portanto amados, hoje roguemos ao Senhor as graças de poder servir. Digamos ao Pai o quanto queremos servir ao nosso próximo, o quanto queremos prosseguir com o trabalho iniciado por Jesus e peçamos a Ele que nos nutra com todas as armas para vencermos o inimigo do cansaço, da fadiga, da exaustão, da doença, da impaciência, enfim, que nos livre de tudo aquilo que possa se tornar empecilho ao nosso ministério de forma que estejamos sempre prontos a servir, a trabalhar pelos irmãos, a cuidar daqueles que necessitam de nós com a máxima dedicação possível.

Na paz de Jesus e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário