domingo, 20 de setembro de 2009

A Soberba

Evangelho Mc. 9: 30-37

30. Partindo dali, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia, mas ele não queria que ninguém o soubesse.
31. Ele ensinava seus discípulos e dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão. Morto, porém, três dias depois ressuscitará”.
32. Mas eles não compreendiam o que lhes dizia e tinham medo de perguntar.
33. Chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?”
34. Eles, no entanto, ficaram calados, porque pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35. Jesus sentou-se, chamou os Doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!”
36. Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse:
37. “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, estará acolhendo a mim mesmo. E quem me acolher, estará acolhendo, não a mim, mas Àquele que me enviou”.



O evangelho de hoje nos traz a reflexão um dos males que acometem o ser humano e o destrói: a soberba. Esse sentimento de superioridade entre os homens, que leva a alguém se sentir com privilégios dentre os demais, de se achar o “melhor”, o “maior”.

A passagem de hoje acontece após mais um dia dos costumeiros milagres realizados por Jesus, onde todos se admiravam do Poder de Deus. Jesus estava a ensinar aos seus discípulos sobre o que Lhe iria acontecer mas eles não o entenderam. Sem querer importunar o Mestre, os discípulos discutiam entre si, quem iria perguntar o que significava o ensinamento daquele dia. Certamente aí começaram a se perguntar quem deles seria o melhor diante de Jesus, quem teria a capacidade de poder chegar perto de Cristo e sem sofrer represálias, ver respondia a dúvida que assolava a cabeçinha dos discípulos. Quem seria o “maior” dentre eles a ponto de obter de Jesus a solução imediata de seus problemas.

Mas Jesus como já conhecia aos seus alunos, ao seu povo, vai responder a todos que o maior será sempre aquele que se fizer menor. Aquele que tiver humildade, aquele que tiver amor, aquele que se colocar no patamar de uma criança, que se abaixar para falar com mansidão e zelo. Este sim, será considerado o maior.

Oh, Senhor. Quantas vezes por dia não passamos pelo sofrimento de querer ser maiores, maiores até que o próprio Deus, que é o único que dá a Vida, que nos transforma. Quanta heresia. Discutimos sempre quem de nós é o melhor e com toda a arrogância que nos é peculiar. Nunca queremos nos colocar abaixo de ninguém. Ao revés, fazemos de tudo para que nos vejam por cima, mesmo que nossa situação não esteja comportando nada agradável. Oh, pobres mortais. Pobres homens de espírito impuro, cuja vaidade chaga ao seu extremo em achar-se melhor que os outros. Em tudo. Minha religião é melhor que a sua, afinal é a primeira e única; meu pastor é melhor que o seu afinal ele fez seminário naquela igreja grande que inclusive é muito melhor que a sua. Meu filho, ah, esse Deus olhou pra minhas súplicas quando me deu: ele é o melhor, minha casa é melhor, meu cachorro é melhor, tudo meu é melhor e mais importante que você que suas coisas, por isso não posso te dar atenção hoje, pois primeiro vem as minhas coisas.

Ora amados, como cristãos sabemos que tudo o que temos nesta terra não é nosso e sim de Deus. E tudo o que temos, o temos em razão da nossa justiça, em razão da nossa fé. Se nossas coisas nos parecem melhores, é porque em algum momento nós fomos melhores aos olhos de Deus e por isso Ele, na sua infinita misericórdia, nos derramou suas infindáveis bênçãos. Mas a Igreja nos ensina que todo batizado é chamado também a abençoar. Com isso temos certo que as bênçãos recebidas de Deus são para abençoar aos irmãos. Não devemos reter e sim, repartir. Nada nos é dado para ser retido ou nos transformar em melhores ou superiores aos outros.

Irmãos, vaidade das vaidades, tudo é vaidade (Eclesiastes: 1, 2). Peçamos a Deus no dia de hoje que transforme nossos corações, retirando de nos o sentimento da soberba que carregamos em nosso íntimo. Que o Espírito Santo de Deus faça um mover em nossas vidas nos transformando em pessoas humildes como uma criança, pessoas boas e calmas, mansas e humildes de coração. Que estejamos sempre prontos aos irmãos que de nós precisam, que estejamos sempre dispostos a ajudar, a cuidar de um irmão adoentado, do irmão que precisa de conhecimento, do irmão que precisa da nossa força, que precisa conhecer a Deus.

Na Paz de Cristo e no Amor de Maria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário