quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ser pescador em águas profundas

Salve amados, paz.

O Evangelho de hoje: Lucas:5,1-11

1. Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus.
2. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes.
3. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Sentado, desde o barco, ensinava as multidões.
4. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”.
5. Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”.
6. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.
7. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem.
8. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!”
9. Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado.
10. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!”
11. Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Amados, quem não conhece esta passagem? Jesus estava às margens do mar e cercado pela multidão; vendo algumas embarcações, pede aos barqueiros que o levem um pouco distante da praia para que pudesse melhor falar à multidão. Quando terminou sua pregação, tendo escutado as lamurias dos pescadores que nada haviam pescado, mandou que se afastassem mais das margens, para onde fosse mais profundo e lançassem suas redes. Mesmo incrédulos de que pudesse acontecer algo, eles foram e fizeram como Jesus ordenara e ficaram espantados quando sozinhos não puderam puxar a rede de volta a embarcação, de modo que tiveram de pedir auxílio a outros pescadores. Voltando a margem Jesus fala então aos pescadores que a partir de então eles seriam pescadores de homens. Eles, então, “levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus”. Jesus aqui está diante de seus primeiros fiéis seguidores, seus primeiros discípulos. Pedro, Tiago e João. E a partir de então não mais largaram de Jesus.

No Evangelho de hoje Jesus nos convida a sermos “pescadores de homens”, a procurarmos “mares profundos”, “lançar nossas redes” e “puxar para nossas embarcações, as redes tomadas de peixes”. Jesus nos chama a sermos missionários, a sairmos em missão e anunciar a boa nova. Mas como podemos fazer isto nos dia atuais? Ora meus queridos. Os meios de comunicação hoje em dia são tantos ao nosso alcance que esta missão é por demais facilitada. Eles são as nossas “embarcações”. Hoje além das nossas rádios e TV´s cristãs que, à medida que com elas colaboramos, também estamos ajudando a evangelizar, estamos ajudando a “puxar a rede para dentro da embarcação”, temos a internet. Um canal de comunicação vasto e simples utilização. Quem não tem um orkut? Um msn? Um twitter? Na ter uma conta de e-mail hoje é praticamente um crime cibernético. E quantas vezes utilizamos desses canais para alcançar à pessoas residentes em lugares mais distantes? E muitas das vezes para jogar conversa fora, falar de futilidades, mandar piadinhas infames ou de conteúdo imoral, coisas totalmente banais que nos fazem perder um tempo em que poderíamos estar aproveitando para outras coisas, como estudar por exemplo ou ler um bom livro.

Meus queridos, hoje posso afirmar que não existe melhor coisa que falar de Jesus. Não existe melhor coisa no mundo que levar a mensagem de amor a outras pessoas.
Uma das primeiras coisas que faço diariamente é “abrir” meus canais de comunicação e soltar uma mensagem do evangelho. Conforta minha alma, me traz paz de espírito, pois ao mesmo tempo em que uma passagem bíblica me fez bem, certamente estará fazendo por outra pessoa que poderá estar lendo a respeito. Com isto, estou “pescando em outros mares”, em “águas mais profundas”. Passe isso a seus amigos, familiares, filhos, sobrinhos. O mar é extenso e precisa de mais “pescadores”. Seja você também um “pescador de homens”.

Na paz de Jesus e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário