segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ouvir e agir

O Evangelho proposto para hoje está em Lucas 8: 16-18

16. “Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram vejam a claridade.
17. Ora, nada há de escondido que não venha a ser descoberto. Nada há de secreto que não venha a ser conhecido e se tornar público.
18. Olhai, portanto, a maneira como ouvis! Pois a quem tem será dado, e a quem não tem, até aquilo que julga ter lhe será tirado!”

Este trecho da Palavra é segmento a passagem da parábola do semeador, quando Jesus esteve reunido com seus discípulos e estes indagavam dele maiores esclarecimentos com relação às historias que Jesus contava, a fim de que pudessem compreender o que era dito.

Para relembrarmos, a parábola do semeador é aquela em que a semente ao ser lançada, parte havia caído à beira da estrada, outra em terrenos pedregosos, outra em meio a espinhos e outra em terra boa, solo bom, sendo que estas é que teriam sido as únicas rentáveis. A semente é a Palavra de Deus e os locais aonde foram lançadas, somos nós, seres humanos. Como Jesus nos conhece intimamente, pode nos classificar muito bem. Também conhecida como a parábola do agricultor, vemos nela que Jesus veio nos dizer que precisamos ser solos férteis a fim de que a Palavra, seus ensinamentos, produzam bons frutos, tenham resultado, modifiquem a nós e ao mundo.

Na passagem de hoje, Jesus vem nos dizer, após explicar com detalhes a historia do agricultor, do semeador, que é preciso ouvir e agir. Não podemos ficar parados, retendo o que nos foi ensinado, o que aprendemos. É preciso que, como discípulos, seguidores deste Deus vivo, que propaguemos a Sua Vinda Gloriosa, o Seu retorno a este mundo para nos levar a morada eterna.

Em Marcos 4, 24-25, Jesus vai alertar para a Sua justiça: Prestem atenção no que vocês ouvem: com a mesma medida com que vocês medirem, também vocês serão medidos. Para aqueles que tem alguma coisa, será dado mais ainda; para aquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.

Palavras duras desse nosso Salvador. Mas Ele não quer que fiquemos inertes, alheios ao que aprendemos. Do que adianta ouvir, aprender, se não colocamos em prática o que aprendemos? Do que adianta fazer um curso de engenharia, ficar preso a uma faculdade durante longos 5 anos se não se vai colocar em pratica aquilo que se aprendeu? É preciso que tudo o que façamos venha a render frutos. Seja feito para a glória do Reino de Deus. Ora, Deus nos deu nossos talentos. E sabemos muito bem o que acontece com aqueles que não procuram amadurecer seus talentos, suas vocações, que não procuram frutificar seus ministérios. Devemos obedecer à Palavra. Devemos segui-la com dedicação se queremos alcançar as graças do Pai. Nossas bênçãos nos são dadas na justa medida como abençoamos. E não pensemos que podemos enganar o Pai. Ele sonda nossos corações, nossos íntimos e sabe muito bem nossas intenções. Nada que façamos fica escondido. Podemos até enganar ao homem, nosso igual, mas á Deus é impossível. É preciso então, ouvir e agir com seriedade. Ouvir a Palavra, colocá-la em prática e, como bom cristão, difundir a boa nova aos quatro cantos. Ser fiel ao Pai como Ele é fiel, é nossa obrigação de bons filhos.

Peçamos então hoje ao Senhor que fortaleça nossa fé; nos torne solos férteis onde a semente a ser lançada frutifique, finque suas raízes, torne-se uma bela árvore e dê bons frutos, sendo impossível ser arrancada do chão. Que Ele nos torne dignos de Seus ensinamentos; que o Espírito Santo nos ilumine e faça morada em nossos corações a fim de podermos entender os ensinamentos e colocar em prática o que nos foi passado. Que possamos ser o candeeiro, a vela, que emana a Luz que vai iluminar o mundo por onde passarmos, aonde formos colocados, de forma que todos possam ver a Luz de Cristo e por Ela serem guiados. Que possamos ser justos e humildes em nossa caminhada; que assim como o Pai nos ama, possamos amar também a todos nossos irmãos.

Ouvir e agir, esta é a palavra de ordem para hoje.

Na Paz de Deus e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário