sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chorar com os que choram... sorrir com os que sorriem...

Salve amados, a paz...

O Evangelho de hoje está em Jo. 21: 1-14

1. Depois disso, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim:
2. Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Gêmeo, Natanael, de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos dele.
3. Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Nós vamos contigo”. Saíram, entraram no barco, mas não pescaram nada naquela noite.
4. Já de manhã, Jesus estava alí na praia, mas os discípulos não sabiam que era Jesus.
5. Ele perguntou: “Filhinhos, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6. Ele lhes disse: “Lançai a rede à direita do barco e achareis”. Eles lançaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes.
7. Então, o discípulo que Jesus mais amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu e arregaçou a túnica (pois estava nu) e lançou-se ao mar.
8. Os outros discípulos vieram com o barco, arrastando as redes com os peixes. Na realidade, não estavam longe da terra, mas somente uns cem metros.
9. Quando chegaram à terra, viram umas brasas preparadas, com peixe em cima e pão.
10. Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11. Então, Simão Pedro subiu e arrastou a rede para terra. Estava cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rasgou.
12. Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13. Jesus aproximou-se, tomou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com o peixe.
14. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.


Meus queridos, João hoje nos relata mais uma, uma terceira aparição de Jesus aos seus discípulos, mas como eu já dizia ontem, certamente Jesus apareceu mais do que essas três vezes, afinal, o discípulo amado relata o que viveu ou no muito o que conseguiu lhe chegar aos ouvidos. Mas hoje não quero fazer meu devocional somente sobre o evangelho. As outras leituras propostas, como sempre, nos trazem material para uma reflexão riquíssima, e isto eu vou tentar partilhar com vocês.

Agora a pouco escrevia eu no twitter que hoje é mais uma sexta feira, mais um dia que o Senhor fez para nós, para que Nele nos alegremo-nos e exultemos (Sal: 118, 24). E continuei escrevendo que esta alegria só não era total em virtude das tragédias que vem assolando o mundo, deixando diversos desabrigados, feridos e mortos. Agora mesmo recentemente aqui no Rio de Janeiro, em Niterói, houve o desabamento de um morro, soterrando cerca de 200 pessoas. Como estas pessoas podem se alegrar no Senhor neste dia? Para quem está a salvo das calamidades, é fácil dar glória, mas para quem perde um ente querido, um filho recém nascido ou mesmo na tenra idade sofre, se desespera, perde as vezes até o pouco de fé que ainda lhe resta. E como estas situações são propícias para que o homem se perca de Deus. É nestes momentos que se faz mais do que necessária a ajuda, não só financeira ou material, mas sobretudo, espiritual.

Em Hebreus, 4, Paulo hoje continua nos lembrando das promessas de Deus quanto a descansar no lugar que fora destinado por Ele ao seu povo. O apóstolo nos lembra que assim como a Moisés, Deus nos fala atualmente pela boca de seu Santo Filho, Jesus. E nos traz a lembrança o alerta do Altíssimo em não endurecermos nossos corações e ouvirmos a sua voz. No tempo de Moisés o povo andava pelo deserto e a cada sofrimento lamuriava, blasfemava, chegaram até rejeitar Deus e maldizer que preferiam continuar sendo escravos em um país estrangeiro. Isto lhes endurecia os corações, impedindo-os de ouvir a voz de Deus e afastando-os mais e mais da Terra prometida. E por isso vagaram por mais de 40 anos pelo deserto. Paulo vai dizer ao final da passagem de hoje, que a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração. (Hb. 4: 12). Nisto, lembra a nós que cremos, que não devemos nos deixar desviar dos caminhos de Deus. Por mais que seja nosso sofrimento, nós que cremos, devemos lutar para sempre reforçar nossa fé e esperar o cumprimento das promessas do Senhor ao seu povo.

Mas como cristãos nossa obrigação não para em ter fé. Como diz o salmista: “Aleluia! Celebrai ao Senhor, porque Ele é bom; eterna é Sua misericórdia” (Sl. 118: 1). E como podemos celebrar ao Senhor? O que significa celebrar ao Senhor? Lembram de ontem quando Jesus falava aos discípulos em uma das suas aparições e dizia a eles que eram testemunhas do que viam e que deveriam dar esse testemunho ao mundo. Dar testemunho, amados é antes de tudo, levar o Cristo que está dentro de você aos outros. É ver no irmão o Ressuscitado. Lembra que em todas as aparições os discípulos não reconheciam a Jesus fisicamente? Só quando este lhes falava ou repartia o pão é que aqueles que o seguiram antes da crucificação tinham então a certeza de que se tratava do Cristo, do filho amado de Deus? Pois é queridos, dar testemunho é partilhar do pão, do peixe, da água, da túnica. Levar Jesus aquele que precisa agora é tarefa do Cristão. É o momento oportuno para fazê-lo. Em uma passagem, Paulo e outro discípulo são parados por um aleijado que esmolava e, não tendo nada de material a oferecer, deram o que eles tinham: a paz de Cristo e a cura de seus males, em nome de Jesus.

Pois façamos isto hoje. Exercitemos nossa crença, nossa fé no Ressuscitado, levando a Jesus aqueles que hoje estão sofrendo em demasia. Levemos uma palavra de apoio para mostrar-lhes que Deus tem uma promessa para suas vidas; que Deus não os esqueceu, e que dias melhores virão. E se mesmo isso não lhe for possível fazer, seja por motivo qualquer, não se esqueça que você é intercessor. Interceda, proste-se em oração, rogue ao Senhor pelas vidas que sofrem, pelas almas que se perderam, por tudo o que tem acontecido não só no Rio, mas em todo o mundo como temos visto desde o início do ano. Paulo nos lembra em Romanos 2, que "diante de Deus não são justos os que ouvem a lei, mas serão tidos por justos os que praticam a lei". Portanto, devemos nos amar mutuamente, como o Senhor nos amou ao ponto de dar a vida por nós. Sirvamos ao Senhor de todo o coração; choremos com aqueles que choram e alegremo-nos com os que se alegram. (Rm. 12: 15). Sofrer, todos nós sofremos. O que nos resta é saber sofrer em Deus. Dizemos que Ele é nosso refúgio e fortaleza e perguntamos a quem temeremos. Será que falamos isto da boca para fora? Será que não temos fé e não cremos nas Escrituras que juramos seguir? Portanto, como Paulo disse também em Romanos, “sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade. Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os, e não os praguejeis”, mas que nossas ações não sejam fingidas, que não façamos como os fariseus.

Hoje é o dia que o Senhor fez para nós. Todos nós. Nele, em Deus, devemos buscar nosso descanso, nosso refúgio e, amparados, Nele alegrar-nos e exultarmos seu Santo e precioso nome. Estendamos a mão aquele que necessita. Levemos nosso Cristo aquele que sofre. Levemos a alegria de estar guardado por Aquele que Vivo está.

Na Paz de Cristo Ressucitado..

2 comentários:

  1. - Meu amigo José Augusto, a paz esteja contigo.
    Amei esta sua partilha chorar com os que choram e sorri com os que sorriem.
    Essa experiencia maravilhosa passa pelas nossas vidas, não é verdade? Você ressuscitou, caro irmão, e está escrevendo partilhando a vida em Deus com os irmãos. O amadurecimento de nossa fé acontece com lágrima e com o sorriso.
    Feliz páscoa!
    José Ribamar

    ResponderExcluir
  2. se vc soubesse o qto foi importante ler o seu comentário...pedi a Deus uma palavra e ele me direcionou pra cá e sem dúvida, respondeu ao que eu pedi através de suas palavras!!! Deus te abençoe sempre!!! Obrigada!!! Perseverança pra nós!!!

    ResponderExcluir