quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vivendo em comunhão na Alegria do Senhor

"Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que cremos ter sido salvos, exatamente como eles” Atos 15:11.

Salve amados, a paz de Cristo.

Hoje, quinta feira, mais um dia que o Senhor fez para nós, para que N´Ele exultemos e nos alegremos. Hoje é dia de adoração, dia de prostrarmos aos pés da cruz e dar glória Àquele que é o único de todo louvor e honra.

Hoje, amados. Não quero refletir somente sobre o evangelho. As leituras propostas para hoje, estão tão divinas que merecem de nós uma profunda meditação, refletindo sobre todo o conjunto: Atos 15:7-21, Salmo 96,1-3; 10 e João15,9-11.

Em Atos, veremos que os primeiros cristãos queriam impor condições aos recém convertidos, regras que faziam parte da cultura judaica, das leis de Moisés. Eram judeus e, por ter sido Jesus um judeu, aqueles que o seguiam ou viriam a seguir, também deviriam aderir por completo, às tradições judaicas, como a circuncisão. Mas Paulo e Barnabé então vão demonstrar aos irmãos que se julgavam mais santificados, até por terem sido os escolhidos por Deus para receber o Cristo, que a mesma graça derramada sobre eles, também havia abençoado os antigos pagãos, aos gentios que agora começavam a conhecer ao Jesus que havia dado a vida em suas salvações. Que o mesmo Espírito Santo que os havia dado o entendimento, agora havia pousado sobre outros e estes também estavam cheios da graça de Deus. Assim, não haveria de ser imposta a lei judaica a eles, até porque não faziam parte de suas culturas, mas serem aceitos na igreja universal pela graça de Jesus, pelo amor de Deus que os havia, unidos, então. Já no Evangelho de João, Jesus vem nos falar desta graça, deste amor que Ele veio nos trazer e mostrar. É através deste amor, desta união com Deus, que viveremos a alegria do Senhor.

Amados, hoje Jesus vem nos falar ao coração sobre respeito, união e obediência. E como sempre, a Palavra é tão atual que nos assusta. Mas isto nos serve a uma grande reflexão à respeito de nossas atitudes, de nossas ações, de nossa rebeldia para com os ensinamentos de nosso Pai, nossa intolerância com nossos irmãos. Quantas vezes não nos julgamos mais santos, mais senhores da graça e tentamos subjugar os irmãos à nossas atitudes? Quantas vezes não olhamos algum irmão e o achamos menos abençoado, menos santos, dignos de serem julgados debaixo da lei. Amados, isso só vem nos demonstrar que esquecemos os ensinamentos de Jesus, não escutamos sua voz, que não aprendemos direito com Ele, que mesmo nos disse por diversas vezes que não veio para julgar a ninguém, mas para amar, para guiar, para acolher, para cuidar. Com a vinda de Jesus, não vivemos mais sob a lei, mas vivemos pela graça, pelo amor.

Devemos viver em comunhão. Em constante reconciliação, não somente com Deus, mas com nossos irmãos, pois Cristo vive em cada um de nós. De nada nos adianta irmos a igreja, participarmos das missas, dos cultos, ouvir a Palavra, rezar diante do santíssimo, se nos voltamos contra os irmãos. Se nos deixamos levar pela soberba, pela arrogância, pela raiva, por toda sorte de sentimentos vis nunca estaremos em comunhão com Deus e nossa alegria e salvação jamais será realizada.

Amados, se escutarmos a voz de Deus saberemos que nada vai nos levar ao céu, senão nossas atitudes para com nossos irmãos. Não é padre, não é pastor, não é ninguém. Vejam os fariseus e doutores da lei e muitos dos sacerdotes que julgavam ao povo e o traziam debaixo das leis, sob o rigor das regras e nem sempre a elas seguiam. Se obedecermos a Deus meus queridos, certamente viveremos uma eterna alegria no Senhor.

E Esta alegria, irmãos, não é uma alegria qualquer, momentânea, passageira. Essa é uma verdadeira felicidade; a que sentimos quando estamos nos braços do Pai, como a que sentimos no primeiro amor a Cristo. É uma alegria radiante que nos faz querer a todo momento, cantar um cântico novo ao Senhor, bendizer suas maravilhas à terra inteira, como diz o salmista no Salmo 96.

Somente aquele que procura ser obediente e seguir a Deus Pai que o Filho nos dá a conhecer, pode viver esta alegria.

Que a alegria e a paz do Senhor Ressuscitado que vive e reina à destra de Deus, seja a nossa eterna força.

Que Deus nos abençoe, hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário