sexta-feira, 24 de abril de 2009

culto a são jorge...

Salve amados, paz e bênçãos.

Desde domingo não aparecia por aqui e mais um final de semana chegando. Mas as atividades não param e nem me deixam parar.

Ontem minha paróquia esteve celebrando o dia de São Jorge. Mas alguns deverão dizer: “não entendi” e me indagar: “mas o santo homenageado por sua igreja não é Santo Antonio de Pádua?” E eu respondo: sim amigos... mas meu pároco é devoto de São Jorge, desde criancinha.... daí....

E esta é a verdade. Ele quis homenagear o santo de fé dele através de atividades na paróquia, levando a outros devotos de Jorge, a possibilidade de poderem venerar o santo sem ficarem expostos aos problemas que geralmente vemos ocorrer em volta do templo situado no centro da cidade do Rio de Janeiro. Legal essa atitude dele. Aí foi uma festança: missa pela manhã, feijoada no almoço, uma procissão à tardinha e uma missa solene à noite para fechar com chave de ouro, com direito, inclusive, a tradicional procissão do manto, onde os fiéis passam por debaixo do manto do santo.

Como alguns que me conhecem mais a fundo sabem, não sou dado a essas atitudes, nem consigo entendê-las muito bem, confesso, mas respeito. Afinal, minha fé me manda ser tolerante com as diferenças. Meu Jesus morreu pela intolerância, pregando o amor, mesmo quando estava na Cruz. É aquela história: vivo no mundo, mas não sou do mundo, como Paulo pregava. Vou porque tenho minhas atividades em minha igreja, por que tenho minha fé católica, mas observo, respeito. Esta é minha vida.

Há determinados tipos de atitude que eu particularmente acho não serem próprias de cristãos, embora praticadas há muitos anos, pelos católicos. Acredito que isso seja um ranço que ainda temos ao professar nossa fé, já que o fazemos repetindo um credo que aprendemos ainda em nossa infância. Já diziam que nós católicos éramos batizados mas não evangelizados. E isto é uma verdade pura. Não somos evangelizados. Vivemos com os costumes que vemos nossos pais, avós, e mais velhos praticarem a muito e muito tempo e não nos damos conta dos atos que fazemos. Não vou nem comentar a questão da devoção a este santo pelos macumbeiros, espíritas e outras denominações, a questão das pessoas que deixam adentrar ao templo (bêbadas, vestidas com colares de macumba, fumando) nem a questão do que se permite dentro (eu vi pessoas tocando atabaque dentro da Igreja); só Jesus para ter misericórdia disso tudo. Mas na procissão do manto mesmo, como vi crianças passando por debaixo e tocando com suas mãozinhas no manto, sem ao menos entenderem o que é aquilo. Simples atitudes copiadas dos adultos. Vão crescer continuando fazendo estas coisas e passarão isto para seus filhos e tal. Será que ao menos nunca pararam para refletir que só Jesus salva? Que santo nenhum faz milagre? Que quem os faz é Deus? Felizmente, já temos sacerdotes que tem uma visão mais evangelística da coisa e em suas homilias, procura desmistificar muitas crendices dos fiéis, buscando colocá-los no caminho da Verdade, no caminho da Palavra. Ainda são poucos, é verdade. Mas quando Jesus começou, éramos somente 12....

Precisamos ler mais a bíblia. Precisamos ter o conhecimento da Palavra. Precisamos viver o cristianismo na forma como ensinada pela bíblia. Não vou dizer que “todos” são assim, mas a maioria de nós vive o que aprendeu e não se dá ao trabalho de abrir sua bíblia e ao menos lê-la (nem digo, estudá-la, pois aí já é outra conversa), mas lê-la e procurar tirar as duvidas com alguém que a conheça mais um pouco. É impressionante o que vejo e, confesso, me entristeço um pouco.

É o que tinha a dizer em decorrência da minha vivência desta semana. Espero que com este texto não venha a despertar o ódio ou algum rancor de irmãos. Mas é um sentimento meu. Respeito as religiões e as mais variadas formas de cultos.

Desejo um bom final de semana a todos os irmãos e q Deus os abençoe sempre.

Um comentário:

  1. Eu acredito procuro sempre na boa intenção de cada pessoa que toma a decisão de animar a fé do povo a partir de uma devoção. Talvez até mesmo porque a esta pessoa não tenha sido dado nada mais do que isso para que ela possa partilhar com os outros. Nessa situação especifica não sei bem se é o caso, somos responsaveis pela formação integral do povo que nos é confiado e não temos o direito de mante-lo alienado, rezemos para que homens e mulheres a frente que contribuem com o pastoreio e a orientação do povo de Deus, se convertam ao Senhorio de Jesus nessa Igreja tão linda e Eucaristica, e sejamos capazes de celebrar São Judas, São Jorge, Santa Rita, Santo Antônio...tendo sempre o motivo maior que é fazer a verdadeira experiencia de Jesus que estes também fizeram, porque foi por isso que a Igreja os declarou santos. Deus abençoe!

    ResponderExcluir