domingo, 19 de abril de 2009

Feliz aquele que crê, sem ter visto....

Salve amados, paz e bênçaos...

Lendo a Palavra que nos foi proposta para a liturgia de hoje, nos deparamos com mais um aparecimento de Cristo desde a sua ressurreição; desta vez aos apóstolos que estavam reunidos, menos um, Tomé, que só veio acreditar que o Senhor estava vivo após vivenciar com seus próprios olhos e mãos, a Glória de Deus.

Ora irmãos, iswot somente vem comprovar e nos alertar que devemos sempre viver em comunidade. E quando digo viver em comunidade não quero me referir a comunidade, sociedade, com nossos vizinhos, amigos, familia, somente.... devemos viver em uma "comunidade" cristã, em uma unidade na espera Daquele que ressuscitou e vêm ao nosso encontro.

Quantas vezes dizemos que estamos cansados e não vamos às nossas comunidades para louvar a Deus? Quantas vezes damos preferência às festas, praias e outras atividades de lazer em detrimento ao princípio primeiro que é adorar a Deus sobre todas as coisas, sobretudo no dia em que o Senhor fez para nós? Muitos pensam que ao ler a bíblia, ao fazer boas ações, ao orar todos os dias e noites, fazer penitências e tantas outras coisas, estarão em comunhão com Deus, ainda que não estejam em comunidade. Engano. A Palavra já nos ensina o quanto não podemos ser individualista, o quanto não devemos faltar às nossas missas e cultos, o quanto devemos estar sempre reunidos em nome de Jesus.

A Biblia não diz o motivo que teve Tomé para que não estivesse reunido com os 10; diz apenas que ele não estava... e por isso não recebeu a graça do Espírito Santo...

Mas vimos também nesta leitura outro ponto interessante: Jesus institui o sacramento da confissão e concede aos discípulos o poder de perdoar ou reter os pecados. Sabemos então que há pecados que não devem ser perdoados. E sobre isto já havia falado em um momento anterior.

Diz a Palavra em Marcos 3, 28-30 que "aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão, visto que é réu de pecado eterno."

Embora complicado, penso eu que Deus está sempre aberto ao perdão, está sempre disposto a nos perdoar... contudo, devemos em nossa confissão, ser contritos e não pecar mais. Não adianta eu pedir perdão e voltar a cometer o pecado. Tenho que ter a consciência de não mais errar. Tenho de me converter, mudar meu coração, minha forma de vida, ser um novo homem... senão, de nada adianta... Se é o Espírito Santo quem convence o homem da Verdade, e havendo o homem dito não ao Espírito, acho que este seu pecado será eterno como diz a Biblia.

Este é meu entendimento... Que digam os Sacerdotes, os parofundados na fé, os que caminham a mais tempo sobre esta minha reflexão...

Por enquanto é só.. agora tenho de sair correndo para a Catedral pois hoje é o dia a posse de nosso novo bispo: Dom Orani João Tempesta.

Que Deus abençoe a todos e tenham um domingo de glória...

Um comentário:

  1. interessante amigo, gostei do seu entendimento sobre este trecho das palavras do senhor.Um abraço irmão e nunca desista da sua caminhada, perseverança sempre!!

    ResponderExcluir