domingo, 6 de dezembro de 2009

Batismo reconciliador

Amados, a paz. A liturgia proposta para hoje está contida no Evangelho de Lucas 3, 1-6


1. No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e da Traconítide, e Lisânias, tetrarca de Abilene,
2. enquanto Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, a Palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
3. Ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados,
4. como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele.
5. Todo vale será aterrado; toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas serão endireitadas, e os caminhos esburacados, aplanados.
6. E todos verão a salvação que vem de Deus”.


Irmãos, estamos vivendo a época do advento, do tempo de preparo e entramos hoje na segunda semana. Nesta etapa, a igreja nos chama a refletir em João, o Batista e no seu ministério que não foi outro senão o de preparar o caminho para a chegada daquele que viria redimir a humanidade, do filho de Deus vivo.

João pregava a conversão dos corações e procedia ao batismo dos convertidos. Mas não eram tão somente judeus quem João reconciliava e batizava, afinal a Voz que Clama no Deserto era ouvida por muitos, judeus e também gentios. Muitos inclusive acreditavam que ele seria o Cristo enviado. Aos que lhe perguntavam à respeito, dizia o batizador que aquele que estava por vir era maior que ele e que não seria digno de amarrar-lhes as sandálias.

Interessante é a forma como Lucas nos transmite a Palavra. No início desta passagem, Lucas vai citar a todos que de certa forma detinham o poder, não só do reino, mas também espiritual, culminando por enfatizar que Deus buscou dentre um dos seus menores, no filho de um sacerdote de uma pequena aldeia de Jerusalém, para ser o anunciador da vinda de Jesus.

Assim amados irmãos, abramos nossos corações ao que Deus quer nos dizer nesta época. O fato de não ter sido um dos sumo sacerdotes nem qualquer dos governantes o delegado de Deus para anuncio da vinda do Cristo nos prova que não existe “maior” ou “melhor” aos olhos de Deus. Ele escolhe e capacita seus eleitos. Foi assim com João. É importante que estejamos com nossos corações aptos a ouvir a Palavra, a ouvir o Seu chamado.

É importante que venhamos a converter nossos corações, mudarmos nosso modos de agir e pensar e reconciliarmos verdadeiramenteo com Nosso Senhor e assim como João, prepararmos o caminho para sua chegada. Prepararmos o caminho em nossos corações e nos daqueles conosco convivem. Preparemo-nos para um Santo Natal.

Na paz de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário