quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

João Batista, o maior exemplo de evangelista

Salve amados de meu Pai, o Rei dos Reis e de Israel. A liturgia de hoje nos traz o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11:11-15:


11. Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.
12. A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo.
13. Pois até João foi o tempo das profecias — de todos os Profetas e da Lei.
14. E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir.
15. Quem tem ouvidos, ouça.

Esta passagem das Escrituras vem mais uma vez falar de João, o batista, ou batizador, como muitos a ele se referiam. João que nasceu 6 meses antes de Jesus, seu primo, tinha como missão já profetizada por Izaias, de abrir os caminhos para a vinda do Cristo. Após o falecimento de seus pais, João foi viver no deserto e, a partir dali, começou a proclamar a aproximação do reino dos céus. Às margens do rio Jordão, João pregava a remissão dos pecados dos judeus, a conversão dos gentios e os “batizava” como forma de concretizar a reconciliação. Suas palavras eram ouvidas por muitos, inclusive nobres do reino e sacerdotes. Sua fama corria Jerusalém. Ele era o profeta de Deus, mas muitos acreditavam que era o Cristo por Deus enviado. Quando era indagado a respeito, João era enfático em negar dizendo que Aquele que viria seria maior que ele que não era digno, sequer, de lhe amarrar as sandálias. Antes do início da vida pública de Jesus, Ele, o filho de Deus, foi ao encontro de João e pediu-lhe que lhe batizasse. Mas foi preciso insistir muito com ele, pois João recusava tal tarefa julgando-se indigno de “batizar” o Redentor.

Nos versículos anteriores a estes, Mateus relata que João havia sido preso e alguns de seus seguidores foram levar tal notícia a seu primo, Jesus. Após ficar sabendo da prisão e de os seguidores de João terem se retirado, Jesus falou aos que estavam ao redor e escutaram falar de João, tecendo os maiores elogios que alguém poderia vir a receber do próprio Cristo. A exaltação de Jesus a João, o coloca no rol dentre os maiores profetas, mesmo os que lhe haviam antecedido, chegando a compará-lo a Elias. Jesus vai dizer que ninguém no mundo era maior de João. Entretanto, no Reino dos céus o menor seria maior que aquele profeta.

Mas o que Jesus quer dizer-nos com isso. Seria uma simples exaltação a um parente que muito admirava? Jesus chega a até compará-lo a Elias, um dos maiores profetas que haviam precedido a João, em alusão a profecia do retorno daquele que iria anunciar a vinda do Messias (Malaquias 3: 23). O quão grandioso foi João, que arrancou eloqüentes elogios do Todo Poderoso? Quem foi João, o que fazia este homem de tão esplendoroso? E eu lhes digo. Nada de mais. Apenas um homem temente e fiel a Deus e acima de tudo, implacável no anuncio da Palavra.
As Escrituras nos dão conta de que João foi um homem muito humilde e simples. Filho de um pequeno sacerdote e uma serva dedicada ao Templo, sua vida foi pautada dentro dos ensinamentos religiosos. A história nos conta que João teria iniciado sua vida religiosa por assim dizer depois da morte de seus pais. Primeiro teria falecido Zacarias, obrigando a João e sua mãe a mudarem de cidade para uma com maiores recursos, inclusive de trabalho para o sustento familiar. Com o falecimento da mãe, João então doa todos os seus bens e vai iniciar a sua missão de anunciador do Reino. Sua vida religiosa foi influenciada pelos escritos a respeito de Elias, chegando ele a copiar o uso de vestes obtidas de peles de animais. João, em sua missão, nunca temeu a morte. Pregava com vigor a transformação dos homens, a fim de preparar seus corações para o Salvador. Não poupava os lideres religiosos ou políticos, que escravizavam o povo. Pregava a justiça a todo custo e bradava contra os impuros. Isto fazia com que João fosse odiado por uns e amados por outros. Mas todos de certa forma o respeitavam. O próprio rei da época, que era alvo das críticas de João, titubeou antes de cumprir a promessa feita a sua enteada.
Este foi João. Um perfeito seguidor das Palavras de Deus. João foi isso. Só isso. Simplesmente isso. Eu gostaria de ser como João. Não para receber também elogios do meu Salvador, mas gostaria de pregar com rigor a Palavra. Não temer os homens e lutar contra injustiças. Não. Eu sou pequeno demais para isso. Até tento. Mas não consigo. Eu é que não sou digno de amarrar as sandálias do precursor de Jesus. João fora o maior dos profetas já existentes. E o maior dos homens que já existiu e anunciou a Cristo. Peçamos, assim, ao Senhor nosso Deus, que nos prepare, que transforme e fortaleça os nossos corações. Que nos torne humildes. Que nos torne dignos de receber as graças dos céus. Peçamos a Ele que nos tome pelas mãos e nos guie, de forma a não temermos nenhum mal que por ventura se volte contra nós. Que Ele derrame sobre nós sua unção para que possamos firmemente anunciar a boa-nova do Reino, afinal o menino Jesus está às portas de seu nascimento e o mundo precisa recebê-lo, saber a que virá. Que possamos ser estes anunciadores do menino Deus. Que nos façamos, sempre, o menor dos homens para que o Senhor Jesus cresça.

Na paz de Cristo e no amor de Maria, rogando para que o Senhor nosso Deus esteja sempre conosco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário