segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A cura de Cristo

Amados, a paz. O Evangelho proposto para hoje vamos ver através do relato de Lucas Lucas 5:17-26

17. Num desses dias, ele estava ensinando na presença de fariseus e mestres da Lei, que tinham vindo de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. O poder do Senhor estava nele para fazer curas.
18. Vieram alguns homens carregando um paralítico sobre uma maca. Eles tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante dele.
19. Como não encontrassem um modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram o paralítico, com a maca, no meio, diante de Jesus.
20. Vendo a fé que tinham, ele disse: “Homem, teus pecados são perdoados”.
21. Os escribas e os fariseus começaram a pensar: “Quem é este que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?”
22. Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou: “Que estais pensando no vosso íntimo?
23. Que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda? ’
24. Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra, — e dirigiu-se ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega tua maca e vai para casa”.
25. No mesmo instante, levantando-se diante de todos, pegou a maca e foi para casa, glorificando a Deus.
26. Todos ficaram admirados e glorificavam Deus, cheios de temor, dizendo: “Vimos hoje coisas maravilhosas”.


Irmãos, o evangelista começa esta passagem relatando um dos dias em que Jesus pregava ao povo, e os doutores das leis e também fariseus se colocavam a escutá-lo. Diz Lucas que estes viriam de todos as cidades da Galiléia e Judéia, demonstrando o quanto a fama de Jesus e seus milagres de cura já teria alcançado há muitos. E nisto Lucas é enfático: O poder do Senhor estava nele para fazer curas. Jesus era cheio da unção. E isto trazia até ele todo tipo de gente, inclusive aqueles que não acreditavam que poderia realizar tais milagres e queriam vê-lo desacreditado, afinal, Ele se dizia filho de Deus.

Ao final da passagem, após ter curado um paralítico e ser interpelado pelos doutores da lei em virtude disso, Lucas vem nos dizer que “todos” ficaram admirados e glorificavam Deus, cheios de temor, dizendo: “vimos hoje coisas maravilhosas”. Questão: “todos” a quem o evangelista se refere também incluía os fariseus e doutores da lei ou estes eram excluídos em virtude de serem o grupo contrário a Cristo? Acho que não. Mateus vai nos dizer em seu evangelho a mesma coisa: “todos”. Logo, todos, inclusive doutores e fariseus glorificaram a Deus pelas maravilhas que viram. Mas aonde quero chegar com esse questionamento? E eu digo: na fé. Quero aqui distinguir o fato de se ter fé e glorificar a Deus pelas maravilhas que nos apresenta e o fato de somente dar glórias após se ver as coisas maravilhosas.

Vemos em todas as passagens bíblicas de cura que esta era precedida da fé. Deus curava através de Cristo por meio da fé do enfermo. “sua fé te salvou,” “Senhor, se queres, tens o poder de curar-me” eram algumas das frases mais ditas diante de Jesus. Em Hebreus temos a definição do que vem a ser fé que é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Ou seja, fé é acreditar, é ter certeza de que as coisas irão acontecer, ainda que eu nunca tenha visto acontecendo. Tomé agiu como muitos. Só acreditou, ou disse acreditar, depois que tocou as chagas de Cristo. Mesmo que diversos irmãos tenham lhe dito que Jesus ressuscitara, Tomé permaneceu infiel as promessas de Jesus. Assim para mim, a fé é a coisa mais importante, mais primordial para que eu venha alcançar as graças de Deus.

Como anda a nossa fé? Será que estamos acreditando nas promessas de Deus, nas suas curas somente após vê-las realizadas? Adquirir a fé, meus amigos, não é um caminho fácil. Somos humanos. Não descrentes, mas humanos, e cheios de falhas. Pedro tinha fé mas as vezes se deixava abater como vimos na passagem do barco no mar, mas ele também chegou a caminhar sobre as águas. Diz a bíblia que os discípulos foram enviados para pregar a boa-nova e curar os doentes e expulsar os demônios e assim fizeram a muitos. O que foi isso se não a fé? Cristo esteve ao lado de cada um discípulo em suas jornadas? Não. Eles pregavam, curavam e expulsavam os demônios em nome de Jesus. Eles se apresentavam ao povo não em nome próprio mas em “nome de Jesus”. E o povo que era curado cria nisto. Isto é fé. No caso deles, de ambos os lados, tanto dos discípulos em acreditar que poderiam também fazer as mesmas coisas que Jesus, quanto do povo que não estava vendo o Salvador diante deles, mas Seus seguidores.

Assim meus queridos, hoje é o dia em que Jesus nos chama a atenção para nossa fé. A fé em suas promessas de cura para nós. Não façamos como a maioria do povo e demos glórias somente pelo que vemos, mas sim, pelo que ainda não vemos, pelo que ainda não obtivemos mas temos a certeza que o Senhor Deus irá nos conceder, realizar em nossas vidas. Sejamos audaciosos aos olhos humanos. Jesus concedia a cura quando via a fé dos que o seguiam. Mostremos pois nossa fé Naquele que pode nos curar, nos proteger. Tenhamos fé no Senhor da Justiça e nossa justiça se realizará.

Fé. Fé que a tua hora vai chagar. Fé que as promessas de Deus vão se cumprir. E Comecemos desde já a glorificar ao Rei dos reis. Esta é a palavra de ordem para hoje.

Na paz de Cristo e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário