terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Fiat... "faça-se".

Amados, o Evangelho proposto para hoje, de Jesus Cristo segundo Lucas 1: 26-38:

26. † Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27. a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria.
28. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”.
29. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus.
31. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.
33. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?”
35. O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus.
36. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril,
37. pois para Deus nada é impossível”.
38. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.

Prezados e amados irmãos, hoje é dia 8 de dezembro e, para nós católicos, dia de festa, dia de guarda, dia em nos voltamos para a celebração em honra ao virginal coração de Maria. Hoje é dia da Imaculada Conceição. O Dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1854, estabelecendo na igreja católica que Maria foi concebida sem mancha de pecado original.

"Declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que sustenta que a Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua concepção, foi por singular graça e privilégio de Deus onipotente em previsão dos méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano, preservada imune de toda mancha de culpa original, foi revelada por Deus, portanto, deve ser firme e constantemente crida por todos os fiéis."

As celebrações desta terça-feira, dia 8 de dezembro, estão voltadas em honra à Imaculada. A virgem sem mancha, livre do pecado original. O Papa Bento XVI nos chama a contemplar a beleza da obra de Deus na vida dos homens através de Maria, recordando-nos que Maria é uma "Mãe que partilhou as fadigas cotidianas de toda mulher e mãe de família", mas é uma mãe totalmente singular, escolhida por Deus para gerar o seu Filho unigênito: por isso foi "preservada de toda mancha de pecado". (Fonte: Radio Vaticano, em http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=340347)

Não foi por outro motivo que o evangelho de hoje nos traz a reflexão o início da concretização da obra do Pai, ao enviar seu anjo para anunciar à Maria, que ela teria sido escolhida para gerar em seu ventre o Filho de Deus. “Fiat”, faça-se, faz em mim a tua vontade. Estas foram as palavras daquela menina que a história revelou ter apenas 15 anos à época, criada desde seu nascimento dentro dos mais rígidos padrões da educação. Filha de Joaquim e Sant´Anna, Maria estava predestinada a algo grande. Sua mãe era estéril e por ser censurado por não ter filhos, Joaquim se retirou para o deserto a fim de meditar e orar. Seus pedidos foram ouvidos por Deus que permitiu a Sant`Anna conceber Maria. Aos 3 anos foi oferecida ao templo de Jerusalém e ali permaneceu como serva fiel e temente a Deus até os 12 anos de idade, quando, após o falecimento de seu pai, mudou-se de cidade. Assim vemos que Maria esteve todo tempo sob a guarda do Altíssimo, sendo preparada devidamente para trazer ao mundo o nosso Salvador. O “sim” de Maria é algo que é da essência daqueles que são preparados para Deus e por Deus; Maria é prova disso. Em nenhum momento nos conta a história que Maria tenha titubeado, tanto na aparição do anjo, quanto no que se revelava a ela. Aquela menina de apenas 15 anos prontamente atendeu ao chamado Divino entrando para a história da Salvação, trazendo em seu ventre o menino Deus que lembramos nesta época do ano.

Estes são os princípios da nossa devoção no dia de hoje. Ver em Maria, a virgem imaculada, de coração puro, humilde e contrito, um exemplo maior de serva fiel e temente a Deus. Antes da fé em Maria, devemos TER A FÉ DE MARIA e, atentos ao chamado de Deus, também dar o nosso “sim” para a realização de Suas obras.

Amados irmãos, assim como Maria, Deus nos escolheu e nos reservou desde pequenos para sermos os realizadores de Seus desejos, de Seus propósitos. Paulo vai afirmar isso na sua carta aos Efésios (1, 3-6) “Nele (em Cristo, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor. Conforme o desígnio benevolente de sua vontade, ele nos predestinou à adoção como filhos, por obra de Jesus Cristo, para o louvor de sua graça gloriosa, com que nos agraciou no seu bem-amado”. A medida que teimamos em não ouvir o Seu chamado, que teimamos em dizer “não” a Seus pedidos, estamos rechaçando ao próprio Deus de nossas vidas e certamente atrasando Seus propósitos. Assim neste dia de hoje paçamos a Deus um coração límpido, curado, sarado e que renove em nós constantemente nossa fé de forma a jamais perdê-la. Sejamos crentes nas promessas do Todo Poderoso. Vamos dar sempre o nosso “sim” a Ele para que possamos receber as graças de “gerar” em nossos ventres, em nossos corações, todos os dias de nossas vidas, aquele que virá a redimir o mundo de seus pecados. Que possamos servir a Deus, com amor e dedicação, predestinados que somos para isso.

Peço licença aqui para reproduzir a letra de uma canção composta por Bruno Camurati e Karen Melo e cantada pela Banda Dom, do meu amigo Augusto que traduz com perfeição aquilo que foi o “sim” da nossa Mãe Maria:

Chamas por mim, ouço tua vozQue queres de mim, ó meu Senhor?Estou aqui, ao teu disporServo fiel à tua vontade eu sereiTeus planos vão além do que eu possa entenderQuem sou eu pra merecer tantas graças assim?Meu sim eu quero te dizer, querer o teu quererE assim viverPois eu já não posso maisCalar a voz que grita em mim
FiatFaça-se, faz em mimQuero que faças simTua vontade, simFaz em mimQuero que faças sim
Simples mulherPura e fielComo tua mãe eu quero serSilenciar diante de tiE guardar tudo dentro do meu coraçãoNão quero que a embriaguez dos vinhos que bebiMe impeça de provar o sabor do teu vinho novoSede nunca mais terei, contigo posso sempre renascerEu sei, já não posso mais.Calar a voz que grita em mim


Na paz de Cristo e no Amor, com a Fé e Devoção DE Maria,

Nenhum comentário:

Postar um comentário