quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Eu sou parte integrante da genalogia de Jesus

Amados, apresento a vocês hoje, a liturgia proposta, contida no Evangelho de Jesus Cristo, narrada por Mateus 1,1-17:

1. Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:
2. Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos,
3. Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram;
4. Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon;
5. Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé.
6. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias.
7. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa;
8. Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias;
9. Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias;
10. Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias.
11. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
13. Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor;
14. Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;
15. Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó.
16. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
17. No total, pois, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze.

Mateus nos apresenta logo de início no seu Livro, a genealogia de Jesus, a árvore genealógica, a sua origem, sua linhagem. Após fazê-lo, vai situar as gerações que antecederam a Jesus em quatorze, que representa mais um capítulo na infinidade de números místicos que se apresentam na Bíblia. Infelizmente ainda não cheguei a esse estágio de conhecimento a fim de poder trazer qualquer discussão a respeito, logo, me absterei de fazer comentários. Mas não pude, também, deixar de pesquisar a questão de Mateus trazer a nós toda a estrutura da ascendência de Jesus e duas foram as conclusões que pude chegar: primeiro, a questão de se demonstrar o cumprimento das promessas de Deus para seu povo, realizadas com o surgimento de Abraão, depois Davi e, por fim, Jesus. A outra, a questão de apresentar, dentre toda a linhagem, homens que foram escolhidos para liderarem, fosse reinando ou conduzindo o povo do exílio na Babilônia, além de personagens que não tinham, por assim dizer, uma conduta adequada á homens tementes a Deus, como o caso do rei Acaz que foi um líder voltado ao paganismo, totalmente afastado de Deus.

Mas o que isso quer nos dizer exatamente nos dias atuais? Simples. Quer mostrar que Deus hoje escolheu você para fazer parte da história da salvação da humanidade. Se fossemos continuar a linhagem de Jesus Cristo, sendo todos nós batizados, somos também filhos de Deus, irmão de Jesus. Você pode até olhar para traz, em seus antepassados e se colocar numa posição defensiva dizendo não ser capaz, que na sua família há pessoas más, idólatras, mesquinhas ou vis. Mas eu te digo meu irmão. Não importa de onde você veio. Deus hoje escolheu você para continuar a obra na terra, assim como fez com Jesus. Deus hoje chamou você e o ungiu para proclamar a Boa Nova do Reino, a curar os doentes, a pisar cobras e escorpiões, a viver uma vida justa, não importando quem foram seus antepassados. Uma coisa é certa. Deus quer você, quer o seu melhor.

Então amados, eu hoje digo a vocês que se libertem do cansaço, da preguiça, da síndrome de Gabriela (eu nasci assim...) e se volte para as coisas de Deus. Reúna o Seu povo e comece já a liderá-los, a conduzi-los para o caminho que leva a Deus. Haja com justiça e Deus lhe recompensará.

Na paz de Cristo e de todos os homens de Deus que o antecederam,

Nenhum comentário:

Postar um comentário