sábado, 12 de dezembro de 2009

O Cristão e sua Bíblia

Salve amados, a paz.

Hoje acordei com Deus me falando ao coração. Como é bom quando isto acontece. Quando sentimos Deus presente em nossas vidas desde o primeiro minuto do dia. E Deus me falava a respeito da Bíblia e o quanto sua leitura é necessária para o Conhecimento da Palvra e da cura dos males. E fiquei ainda remoendo na cama tentando entender o que realmente Deus queria me dizer com aquilo e me veio a mente, em meus pensamentos, o que Deus quer de mim neste dia. E isto vou partilhar com vocês.

A bíblia está presente nos mais diversos lares do mundo. Cada um que se diz cristão, tem em suas casas um exemplar deste livro tão precioso para muitos. Até mesmo os que se intitulam cristão - mas não o são, pois vêem Jesus como mais um espírito de grandeza e encarnado (são os espíritas) - tem as suas mãos um exemplar da sua “bíblia”.

Hoje não dá mais para eu dizer aceitar a Cristo e não conhecer sua palavra, não conhecer o que Deus quer de mim, conhecer sua benevolência, seu amor para comigo. O fato de eu ir aos cultos, participar das missas dominicais, não me leva a conhecer a palavra como deveria. Não me leva a conhecer esse meu Deus. Para realmente conhecê-lo, tenho de buscá-lo aonde Ele vive, aonde Ele está presente, esperando que alguém vá até Ele. E este lugar, meus amigos, é a Bíblia. È na Bíblia que vamos encontrar a paz com que sonhamos. È na bíblia que vamos encontrar o acalento para nossas preocupações, o alívio para nossos fardos, a cura para nossas enfermidades, até mesmo é lá que vamos encontrar a inteligência e a força para nossas guerras contra nossos inimigos. Lá está a nossa energia. A nossa força e nossa fortaleza. A Bíblia é isto para o Cristão. È o Torá dos Judeus. È o livro de cabeceira, a fonte de vida dos seguidores de Cristo.

“Ah, eu sou bom”. “Ah, eu sou faço bondades. Procuro não magoar ninguém”. “Procuro só fazer o bem”. “Dou esmolas. Até sou dizimista na minha igreja.” Quantas vezes não escutamos isto da boca das pessoas quando são indagadas a respeito de seguirem a Cristo, a respeito de suas religiosidades. O que adianta eu dizer que faço boas obras se não conheço a Palavra? “Ah, não sei quem foi o primeiro Rei de Israel, mas sei que Jesus foi um homem bom que trouxe a Paz aos homens e morreu para nos salvar.” De fato, não há muita importância em se saber ou não quem foi o primeiro dos homens a reinar sobre Israel, mas de certo, e muito mais certo, que Jesus foi mais do que simplesmente Aquele que morreu por mim para minha salvação. E quando penso nisto vejo que nada conheço a respeito de Deus. Vejo o quanto tenho de aprender a seu respeito, a respeito de seus mandamentos.

Mas a quem conhecemos, quais as pessoas cristãs que fazem da bíblia a sua fonte de vida? Vamos reformular a pergunta. Quem? Quais pessoas que se dizem cristãs e que seus livros de cabeceira é a bíblia? Que sua fonte de energia é a bíblia e que nunca saem de casa sem Ela? Será que somos nós os católicos? Não. São nossos irmãos evangélicos. Desde cedo eles são levados a conhecer a Palavra. São levados a ter a bíblia como centro de seus universos, de suas vidas. Seus passos são pautados n´Ela. Suas vidas são guiadas pelo Senhor.

Mas hoje esse panorama está mudando. O cristão católico já está buscando a conhecer mais a bíblia. Já está tirando de cima de suas mesas o que até então servia de enfeite da sala de estar e buscando nela a cura para seus males, o acalento para seus sofrimentos e dores, a sabedoria para vencer as batalhas do dia a dia. Está buscando a Conhecer mais a Deus Pai e a Deus Filho e pedindo ao Deus Espírito Santo que lhe ilumine o coração para assimilar a Palavra.

Mas nossos irmãos evangélicos estão anos luz em termos bíblicos à nossa frente. Hoje já não vemos tantos passando à nossa frente com suas bíblias debaixo do braço. Hoje os templos projetam a Palavra, o trecho bíblico que vai servir de inspiração à pregação do dia, nas paredes através do Retroprojetor. Conheço até um Pastor HiTech que leva consigo um aparelhinho tipo desses “I Pod” que lhe mostra o versículo buscado. É a tecnologia a serviço de Deus.

Mas e nós, os católicos? Se antes criticávamos nossos irmãos pelo fato de aonde estivessem carregassem suas bíblias, a necessidade de se Conhecer mais profundamente a Deus deve nos colocar em termos de igualdade. Posso não estar com a minha bíblia em papel como comumente Ela nos é apresentada, mas procuro por Ela aonde quer que eu esteja. Hoje não consigo viver sem ler, interpretar e procurar colocar em prática a Palavra e por isso sou levado a até Ela aonde quer que se encontre, afinal, como já falei, Ela está presente em 90% dos lares e ao alcance de todos. Muitas das vezes empoeirada, com suas paginas coladas ou mesmo com o papel amarelado em virtude do tempo que ficou guardada. Mas Ela está lá. Esperando por você. Esperando por nós para nos dar a conhecer mais e mais desse Cristo que buscamos seguir, desse Deus que nos protege e nos dá a vida.

Mas nós? O que queremos? O que nos impede de, a partir de agora, diante a necessidade de se conhecer ao fundo nosso Salvador, a buscar a Palavra, a tirar uns minutos dos nossos “preciosos” tempos e buscarmos a Deus aonde Ele se encontra? O que nos falta para isso?

Pois hoje eu digo a vocês, meus irmãos. Talita Cum! Levanta-te. Acorde da “morte” intelectual do conhecimento bíblico. Saia do marasmo, livre-se do mal da vergonha, da preguiça, do comodismo. Hoje Deus quer se dar a conhecer mais um pouco para você. Hoje Ele quer que você comece a adorá-lo de outra forma. A partir de hoje Ele quer que você seja um novo Cristão: o que conhece a Palavra a fundo e tem a certeza de que o Espírito Santo vai lhe iluminar quando tiver de usá-la contra todos aqueles querem te ferir pela sua fé, que querem abalar as estruturas que você vai construir com Deus.

Pense nisso. Comece já.

Na paz de Cristo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário