quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

João Batista - Exemplo de humildade

Salve amados, a paz.

Hoje vamos refletir a respeito do Evangelho de Nosso Senhor Jesus, narrado por Lucas. (7:19-23)
19. e os enviou ao Senhor, para perguntar: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?”

20. Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro”.

21. Naquela ocasião, Jesus havia curado a muitos de suas doenças, moléstias e espíritos malignos, e proporcionado a vista a muitos cegos.

22. Respondeu, pois: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa Nova.

23. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”.


A passagem nos relata que João, na prisão, sabendo que iria morrer, envia seus discípulos até Jesus com fins de indagarem D´Ele se seria realmente o Cristo esperado. Jesus responde aqueles apontando-lhes as boas obras que vinha fazendo e manda-os contar isto a João, alertando a todos que o escutavam que feliz o homem que não se escandalizasse com os milagres que vinham sendo realizados.

Amados, a reflexão desta quarta feira centra-se na fé de um único Deus, o Deus verdadeiro. Alguns vêem esta passagem como uma indagação do próprio João à respeito de Jesus, se este realmente seria aquele que teria vindo. Em outras palavras, apontam que João, na prisão, e sabendo que morreria, fica com temor das coisas que viriam a lhe ocorrer e aí, teria caído na descrença. Mas eu, particularmente, vejo isto por outra ótica. João queria mesmo era provar aqueles que o seguiam quem era o verdadeiro Cristo.

Ainda no ventre de suas mães, ambos já saltitavam de alegria quando se encontravam; Mais tarde, João passa anunciar a vinda, o surgimento do Salvador tão esperado; No Jordão, ao ver Jesus este se coloca na mais humilde posição, negando-se a também batizá-lo, reconhecendo em seu primo o enviado de Deus. Por outro lado, a história nos conta que muitos seguiam a João achando que ele era o Cristo; em virtude do seu incansável combate contra as injustiças, muitos o continuaram seguindo mesmo após o início da vida pública de Jesus; uma grande parte dos judeus viam a Jesus como mais um profeta, mesmo diante dos milagres ocorridos. Então, pergunto: quem precisava mais de certifica-se de que Jesus era o Cristo? João ou seus seguidores?

João em nenhum momento vacilou em sua fé, na sua certeza. João conhecia bem as escrituras e sabia que os milagres produzidos por Jesus eram os sinais de que Ele era o salvador, pois que conhecia bem as escrituras do profeta Isaias. Mas os seus seguidores não. Seus seguidores, ainda que João não fizesse nenhum milagre, continuava seguindo os passos do profeta. Escutavam e o obedeciam. A ele dedicavam seus tempos. João, na prisão, e sabendo que morreria, mas uma vez tentava mostrar aos que estavam junto a ele quem era o verdadeiro Jesus, a quem verdadeiramente deveriam ouvir. A indagação formulada a Jesus não era para conhecimento de João e sim para que seus seguidores, que deveriam também conhecer o livro do profeta Isaias, certificarem-se de que Jesus não era tão somente um profeta, mas o Cristo, o Enviado de Deus. Importante notar que João, mesmo sendo seguido fielmente por multidões, em nenhum momento se deixa apoderar pelo demônio da vaidade e incansavelmente lhes indica quem é o verdadeiro Cristo.

Ao fim, Jesus vai dizer a todos que estavam ao seu redor, além dos então seguidores de João, que “feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”. Feliz é aquele que tem fé, cujos olhos foram abertos e puderam ver o verdadeiro Cristo, que o reconheceram pelas suas boas obras, pelos seus ensinamentos. Felizes daqueles que não duvidavam de Jesus e criam N´Ele.

Meus queridos, quantas e quantas vezes deixamos passar os sinais que nos são enviados, que vemos em nosso dia a dia. O evangelho de hoje nos chama a realidade de termos a visão aberta para reconhecer Aquele que veio para nos salvar. Do único e verdadeiro Cristo. É preciso saber distinguir entre o certo e o errado, é preciso saber separar o joio do trigo. É preciso conhecimento da Palavra, das Escrituras, de forma a não sermos enganados por aqueles que querem se colocar lado a lado com Deus, por aqueles que se julgam os melhores, que não tem um pingo de humildade para afastar de si os olhares do mundo. É preciso saber reconhecer a verdade, pois só ela liberta. “Conhecereis a verdade e Ela os libertará.” Conhecer é ter intimidade, é procurar viver com Jesus, seguir seus passos, estar a todo momento junto a Ele.

Peçamos hoje ao Senhor duas coisas. Primeiro, que dê sabedoria aos nossos sacerdotes, pastores e padres, que afaste de seus corações todo o mal da soberba, arrogância e vaidade que lhes possam atingir, que sejam humildes em saber indicar Aquele que é o nosso verdadeiro salvador. João não se achava digno de desamarrar os laços das sandálias de Jesus e apregoava isso com relutância. Era humilde pois sabia que os desígnios de Deus pairavam sobre Jesus e não ele. Então neste dia direcionemos nossas orações aos nossos lideres religiosos para que, assim como João, nos direcione para a Verdade, o Caminho e a Luz. Peçamos, também, neste dia, que nossos corações sejam iluminados e possamos aprender a enxergar os sinais e prodígios de Deus. Que não venhamos nunca a duvidar de quem é o verdadeiro Cristo. Que não percamos jamais a nossa fé e possamos assim, dar testemunho das obras do Senhor.

Na paz de Cristo e no amor de Maria..

Nenhum comentário:

Postar um comentário