quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Jesus, o alívio dos nossos fardos.

Amados, a paz.

A Palavra de hoje está contida no Evangelho de Cristo, segundo Mateus 11: 28-30:
28. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso.
29. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós.
30. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.


As promessas de Deus. Oh Senhor, obrigado pela sua benevolência. A passagem de hoje nos remete ao momento em que Jesus está acabando de enviar seus 12 aos povos distantes, com a missão de evangelizar, curar os doentes e enfermos e expulsar demônios. Mas após este envio, Jesus não fica inerte à missão e continua pelos arredores pregando nas cidades próximas. Em virtudes dos descrentes de que fosse o Cristo, Jesus profere seu discurso mais rígido, profetizando à respeito do juízo final, sobre as conseqüências a serem sofridas por aqueles que não se converteram ou se reconciliaram com Deus e cita, para tanto, exemplos de cidades cujos povos pagãos haviam crido na vinda do filho do homem, sem que se tivesse, naquelas cidades, feito tantos milagres quanto os foram realizados para os judeus. Ao povo que o seguia Jesus ainda continuou chamando-os para Ele, para poder lhes dar as suas graças.

Jesus é o filho de Deus vivo. Jesus é o Pai de amor e generosidade. Sua benevolência não tem fim. E aqui acho que podemos ver isto um pouco. Mesmo após condenar aqueles que o rechaçavam, Jesus não desistiu do povo. Ainda teve complacência dos oprimidos e os chamou mais uma vez para perto deles. E dizia-lhes que tomassem sobre eles o Seu jugo pois que este era suave e o seu fardo, que era leva. E dizendo-lhes isto, exortava-os a caminhar junto a Ele.

Segundo um dicionário Cristão, jugo era uma peça pesada de madeira, colocada no pescoço dos animais para fazê-los trabalhar em conjunto, nas lavouras, em arados ou puxando carroças. Era o que vemos hoje em dia no interior, principalmente de Minas Gerais com os carros de bois, ou mesmo com as carruagens de cavalos. O jugo significava escravidão, submissão e aquele povo, mesmo “liberto”, não se encontrava livre pois vivia sob o “jugo” não só dos romanos como também daquelas classes de judeus mais dominantes, abastadas, intelectual e financeiramente, cujos corações se vendera aos inimigos do seu povo.

Mas o que seria o “jugo” de Cristo? Se jugo era uma “amarrra” que prendia os animais, então Jesus também queria prender o povo. E como, aonde, “prender” os homens segundo Cristo? Com seus mandamentos, com seus ensinamentos. Este era o jugo de Jesus. Era isto que Jesus se referia quando chamou aqueles homens: “Sejam meus seguidores. Tomem as minhas Palavras. Elas não são tão difíceis de serem seguidas, de serem obedecidas. E a recompensa por seguir-me, é a vida eterna de paz. Digo isso pois sou benevolente e amoroso para com todos os que me seguem.”

E como você está? cansado? Desgastado pelo tempo? Não consegue entender por que coisas as vezes desagradáveis estão acontecendo a você? Está a ponto de desistir? Perdendo sua fé?
Amados irmãos, Jesus hoje novamente nos chama a estar a seu lado. Hoje Ele está vendo nosso cansaço, nossos desgastes com tantas preocupações, necessidades, tantas coisas que nos colocam pra baixo, que nos prendem na tristeza, no desanimo, tornando-nos deprimidos. Mas Jesus vem nos dizer que sigamos a Ele. Que ouçamos suas Palavras de vida eterna, de alegria, de uma felicidade eterna. Ouçamos e a coloquemos em prática. Que a tomemos por jugo. Jesus dizia: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15) Mas como é um jugo leve, seremos suficientemente capazes de suportá-lo, sem que caiamos no desgaste. E Jesus sabe disso. Ele nunca nos coloca nada que não possamos suportar.

Interessante é notar, ainda, um pequeno detalhe: o jugo é uma peça de madeira que se utiliza para atrelar DOIS animais. Ora, mas e o que tem isso? Isso quer dizer que ninguém está sozinho ou deve-se fazer sozinho na caminhada, no trabalho, no seguir a Cristo. Em uma primeira missão Jesus enviou seus discípulos DOIS a DOIS a pregar a boa nova e curar os doentes; na passagem da Cruz vemos novamente a figura da duplicidade quando Jesus cansado pelas circunstâncias é ajudado pelo jovem Cirineu. Paulo nunca esteve sozinho em sua jornada, sendo acompanhado, inclusive na prisão, por um dos seus irmãos em Jesus. Muitas outras passagens temos na bíblia onde vemos a presença de dois ou mais na caminhada, onde vemos que o jugo de um é partilhado por outro. Com isto, Cristo nos exorta a não sermos só. A estarmos sempre em comunidade, seguindo a seus mandamentos, indo pelo mundo e pregando o evangelho. Deus não nos criou para andarmos só. “Onde dois ou mais estiverem reunidos”, Ele se fará presente (Mateus 18.20). E por que isso? Para que não venhamos a desanimar. Para quando estivermos cansados e quase perdendo as esperanças, nosso par possa nos ajudar e isto mutuamente.

Assim amados, não estejamos nunca sozinhos nesta caminhada. Caminhemos lado a lado aos nossos irmãos. Tomemos o jugo que nos é ofertado por Jesus e sejamos seus discípulos, seus seguidores. As nossas recompensas são as graças alcançadas por guardarmos seus ensinamentos, seus mandamentos. Por seguirmos um caminho reto em direção a luz que é Cristo.

Novamente eu lhes pergunto: como você está se sentindo hoje, meu irmão? Cansado? Sentindo-se humilhado? Venha comigo. Escutemos a Jesus em nossos corações e o sigamos.

Na paz de Cristo...

2 comentários:

  1. Ótimo post. É bom contar e caminhar com pessoas que sempre vão na mesma direção que a nossa, que tem os mesmos objetivos. Vlw pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Que possamos a cada dia ser conduzidos pelo jugo de Cristo, que nossas confianças e forças sejam depositadas nas mãos Dele.

    A paz de Cristo.

    ResponderExcluir