terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Louvai a Deus em todos os momentos...

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas 1,46-56

46. Maria então disse:
47. “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48. porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz,
49. porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo,
50. e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.
51. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração.
52. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
53. Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias.
54. Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,
55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56. Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa.

Amados, a paz.

A narração apresentada por Lucas hoje nos fala do Cântico de Maria, também conhecido como Magnificat. Maria estava chegando para visitar Isabel que se encontrava grávida de João, o batista. Tão logo as duas se encontraram, a criança pulava de alegria no ventre de Isabel, fazendo com que esta saudasse Maria. Maria, então, se põe a louvar ao Senhor. Cheia do Espírito Santo, Maria agradecia a Deus por olhar para ela, humilde serva que fora preparada desde criança. Em sua exaltação a Deus, Maria não esquece as promessas feitas aos antepassados e as menciona agradecendo não só por ela, mas também pelo povo que agora seria liberto e salvo.

Todo o cântico de Maria exulta Deus e coloca os humildes em uma posição privilegiada em relação ao Todo Poderoso. Deus tinha um plano especial para o seu povo, Israel, mas as maravilhas seriam concretizadas aqueles que fossem humildes de coração. Deus, através de Jesus, tiraria dos ricos, abundando a vida dos pobres. Essas promessas que agora começariam a ser concretizadas, o Senhor já havia feita a gerações e gerações passadas, desde Abraão. E Maria vai exultar a Deus através deste Cântico, deste salmo de Louvor.

Meus queridos irmãos, quantas vezes recebemos alguma graça de Deus, algum favor e simplesmente tomamos nossa benção e seguimos em frente? Quantas vezes alguém chega para nós, agradecendo algum favor, agradecendo alguma coisa, algum momento, que tenhamos proporcionado e simplesmente dizemos “por nada” e nada mais. Maria ao receber a saudação de Isabel poderia muito bem nada responder. Poderia muito bem dizer “deixa de bobagem, prima!” ou “Obrigado por suas palavras, prima!”. Não. Ela não fez isto e, se o fez, não ficou somente nisto. Levantou sua voz e bradou ao céu, glorificando Aquele a quem realmente cabia toda honra glória. Maria hoje nos ensina a sermos gratos a Deus pelos momentos que passamos. As graças que recebemos, as coisas boas que proporcionamos aos irmãos, tudo o que fazemos, o fazemos por causa D´Ele e mais ninguém e por isso devemos sempre a Ele levantar cânticos, cânticos de agradecimento, de exultação de alegria. Nossa alma tem de se alegrar no Senhor em todos os momentos de nossas vidas, afinal, cristãos batizados que somos, nossos corações também estão cheios do Espírito Santo. Através do batismo recebemos a primeira graça do Senhor em nossas vidas. E isto, jamais podemos nos esquecer.

Já agradeceu ao Senhor hoje pela sua vida? Por mais um dia de fôlego de vida? Pelo favor que você pode fazer ao seu irmão? Pela ajuda concedida aos outros? Faça isso. Não se esqueça nunca de louvar Aquele quem realmente possibilita a você de viver. Pense nisso.

A paz de Cristo...

Um comentário:

  1. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti.

    Medite no Sl 36.8,9

    Nele, Marcello

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto: Resta um descanso para o povo de Deus.

    P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma alegria!

    Grato!

    ResponderExcluir