sexta-feira, 3 de julho de 2009

Deus misericordioso

Salve amados de Cristo, nosso irmão.

Hoje é sexta feira. Primeira sexta feira do mês. Dia especial, consagrado ao Sagrado Coração de Jesus. Coração capaz de abrigar um amor enorme e jorrar o sangue e a água que nos purifica. Senhor Jesus, amado de minh´alma. Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Hoje meus queridos, a igreja nos convida a refletirmos sobre a passagem da vida de Jesus, relatada por Mateus: 9: 9-13.

9. Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o.
10. Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos.
11. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?”
12. Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes.
13. Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”.

Após curar um paralítico em sua casa, Jesus sai caminhando e, passando em frente a coletoria de impostos, vê Mateus, também chamado Levi (Marcos: 2:14) e chama a segui-lo, indo para sua casa. Lá, Jesus se assenta à mesa junto com homens tidos como pecadores, como era Mateus, assim visto por ser um conhecido publicano, cobrador de impostos. Os fariseus que se encontravam no cortejo que seguia Jesus, vendo a cena, indagava aos Seus seguidores como Ele poderia se sentar à mesa com aquela gente. Quando Jesus escuta isso, diz que Ele veio para as pessoas doentes e não sãs, que Sua natureza misericordiosa não veio para os justos, mas para os pecadores.

De acordo com a Bíblia, os publicanos eram cobradores de impostos para o império romano e, por isso, eram odiados pelos Judeus. As suas famas de ladrões por muitas vezes praticarem extorsões, faziam deles homens pecadores, repudiados sobretudo pelos fariseus. Portanto, para estes, um judeu como Jesus sentar-se a mesa com um pecador como Mateus era uma coisa inadmissível, repugnante. Mas Jesus repreende aqueles que assim pensam e manda-os aprender mais sobre a misericórdia de Deus, pois que foi enviado para converter os pecadores. De fato, conta a Sagrada Escritura que Mateus se converteu, passando a ser mais um discípulo.

Assim meus queridos, Jesus hoje vem nos chamar mais uma vez a conversão, a tomar assento a seu lado na mesa do banquete. Ninguém pode se dizer sem pecado. Aquele que assim o disser, já estará pecando. E por isto Cristo afirma que veio para nós. De fato, o justo não precisa da Salvação. O Santo já está com os pés no reino, não precisando da salvação de Deus. Mas quem é santo? Quem não pecou ou não está em pecado?

Assim como Mateus, Jesus vem diariamente até nós nos chamar a conversão. Ele passa sempre a nossa frente nos mandando segui-lo. E nós? O que fazemos? Muitas vezes fingimos não escutá-lo, não damos a mínima para o seu chamado. Isto sem falar que não rara às vezes em que procuramos tirar do irmão a atenção do chamamento de Jesus.

Portanto meus queridos, saibam que, pecadores que somos, fazemos parte do plano de Salvação de Nosso Senhor e, por isso, Ele não vai desistir nunca de nós. Ele estará sempre a nos chamar, a atrair nossa atenção. A este convite, ao Seu “vem e segue-me” devemos estar atentos. Não devemos perder mais um minuto sequer de nossas vidas com aquilo que não nos dignifica, pois nunca sabemos o dia de amanhã. A qualidade de vida que temos hoje, o mundo em que vivemos anda tão perigoso, que não devemos deixar para amanhã para responder ao chamado de Jesus.

Só para finalizar, como membros do Corpo Santo de Cristo, devemos assim também fazer com nossos irmãos. Devemos evangelizar. Dar a conhecer este Cristo que outrora prometemos seguir. E, se por ventura, um dia qualquer, vermos uma cena que julgamos estar disforme dos ensinamentos, que tenhamos em mente o que Cristo veio a dizer aos fariseus hipócritas: aprendamos o que significa a misericórdia de Deus, pois ela veio para os pecadores e não para os justos.

Só quem é capaz de julgar é Deus. Ele é quem verdadeiramente sabe o que vai nos corações do homem. Devemos fazer a nossa parte. A nossa justiça é Dele.

Na paz de Cristo e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário