quarta-feira, 1 de julho de 2009

O tempo de Deus

Evangelho
Mt:8,28-34

28. Quando Jesus chegou à outra margem † do lago, à região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois possessos, saindo dos túmulos. Eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho.
29. Eles então gritaram: “Que queres de nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”
30. Ora, acerta distância deles estava pastando uma manada de muitos porcos.
31. Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos à manada de porcos”.
32. Ele disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E todos os porcos se precipitaram, pelo despenhadeiro, para dentro do mar, morrendo nas águas.
33. Os que cuidavam dos porcos fugiram e foram à cidade contar tudo, também o que houve com os possessos.
34. A cidade inteira saiu ao encontro de Jesus. E logo que o viram, pediram-lhe que fosse embora da região.

Salve a todos,

Hoje iniciamos o mês de julho. Literalmente chegamos ao meio do ano e nem nos apercebemos de quanto estes seis primeiros meses passaram tão rápido. Alguns talvez não possam ter achado isto, mas tenho certeza de que uma grande maioria do povo, os que tem sua vida corrida dividida entre os afazeres domésticos e os dos seus empregos, estes sim, sentiram passar rápido esses seis primeiros meses.

Neste mês, para quem mora no Rio de Janeiro, a Radio Catedral estará promovendo e, em alguns casos, apoiando, a realização de eventos ligados aos Amigos. Será uma semana de atividades abrindo com o Terço da Misericórdia rezado ao Vivo do Largo da Carioca, em frente ao Convento e fechando no domingo com a celebração da Santa Missa na Catedral Metropolitano. Isto sem falar, ainda, no evento de sábado que pelo terceiro ano acontece: a Balada Jovem, evento que reúne jovens de todo o canto do Rio em 3 ambientes: show, cristoteca e arena de brincadeiras. É em Jacarepaguá, na sede social da Paróquia Nossa Senhora do Loreto. Procure se informar e não deixe de participar.

Mas o pensamento de hoje vai girar em torno do tempo de Deus. Quando os demônios avistaram a Jesus, perguntaram-lhe se havia ido atormentar-lhes antes do tempo. Falaram isto talvez se referindo ao fim dos tempos, quando haverá a grande luta entre o bem e o mal, das tropas do céu contra as do inferno sendo os anjos de Deus vencedores. Ou ao tempo em que Jesus irá retornar e buscar seus irmãos para habitar com Ele no Reino, ou também, ao fato ocorrido quando concretizou-se a Paixão de Cristo e Ele desceu a “mansão dos mortos”, tomando as “chaves” da casa do diabo. Vai saber, afinal, o demônio sempre tenta enganar aos outros. Mas não enganava a Jesus.

Mas estamos a falar do tempo de Deus. E quando é esse tempo? Alguém se arrisca dizer por exemplo, quando ocorrerá a vinda do Senhor? Não podemos. E não o podemos porque o tempo de Deus é diferente do nosso. O tempo de Deus, designado por “Kairós”, é um tempo todo especial. È o momento em que as coisas são concretizadas, é quando os pensamentos que Ele tem para nós se realizam.

Quantas vezes nos pegamos indagando de Deus porque as coisas nos acontecem? E em determinados momentos de nossas vidas, como se tivéssemos alguma ingerência sobre ela? Só Deus sabe quando é nosso tempo. Só Ele sabe quando devemos receber a graça, quando estaremos preparados para ver a glória d´Ele.
As vezes imploramos por um Deus imediatista, mas esquecemos que nosso Deus sempre fez tudo gradativamente, ou alguém duvida que Ele poderia, num único e simples estalar de dedos, criar o céu, a terra, o mar, os animais e até mesmo nós? Quem duvida que nós, seus filhos amados já poderíamos nascer crescidos, inteligentes, cumpridores dos nossos deveres?

Ele poderia fazer tudo isto, mas prefere que cada coisa aconteça a seu tempo. Tudo tem o tempo certo de acontecer. As vezes queremos nos antecipar e acabamos muitas das vezes nos estrepando mais adiante, acabamos nos dando mal. Mas isto só acontece porque não respeitamos o “tempo” de Deus. E não respeitamos justamente porque não confiamos, porque não cremos na sua Palavra. Cada dia nos parecemos como os injustos Judeus que foram retirados do Egito. Deus lhes indicou o caminho e lhes disse que passariam 40 dias e 40 noites. Mas por causa de suas dúvidas, por causas das lamurias que levantavam, das palavras que proferiam, acabaram por andar mais de 40 anos. E isto certamente só aconteceu porque não esperaram o tempo certo, porque não creram nas promessas.

Por meus irmãos, sejamos um povo de Deus mais justos. Esperemos na Palavras, nas Escrituras. Ele sabe quando as coisas nos devem acontecer, quando é chegada nossa hora. Quando estaremos preparados para receber as suas Graças, para vermos a Sua Glória. Antecipar este tempo, fazer as coisas do jeito que queremos, somente vai nos levar a destruição. Além de não termos nossas graças, nossos benefícios, se Deus nos julgar merecedores, somente muito mais tarde alcançaremos nossos desejos.

Pensemos nisto. Tudo ao tempo de Deus. Somos seus filhos amados. Ao tempo certo Ele nos proverá.

Na Paz de Cristo e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário