terça-feira, 21 de julho de 2009

Semana do Amigo 2009 - Radio Catedral - Terço da Misericordia

Ontem, segunda feira, dia 20 de julho, foi o “dia do amigo”, dia em que festejamos a alegria em termos pessoas companheiras ao nosso lado, vivenciando o mundo junto conosco. Pois é nisto que se resume a palavra “AMIGO”, aquele que está sempre ao lado, caminhando junto, colhendo junto os frutos. Esta palavrinha de 5 letras tem um significado muito grande o qual nem sempre damos importância. Até chamamos assim as pessoas que gostamos, mas rapidamente desgostamos e passamos a “odiar” o “amigo”. Matamos nossos pais, nossos irmãos, nossos colegas e, fatalmente, também os amigos.

Vivemos em um mundo que pouca importância se dá ao amigo. A evolução tecnológica que nos possibilita conversar com o mundo todo, nos convida a termos amigos nos mais distantes locais. Temos desde pequeno a obrigação de cativar amizades, e aos coleguinhas da escola chamamos amigos. Os que moram no mesmo prédio ou mesma rua que a nossa também chamamos de amigos e aqueles com quem passamos mais tempo de nossas vidas, também. Ao longo de nossas vidas, mudamos de escola, casa, bairro, cidade, trabalho e, também de amigos. Esquecemos uns, criamos outros, e assim a vida segue em frente. E nós e nossos amigos também. À medida que vamos crescendo nossas vidas vão se transformando e novas amizades vão aparecendo.

Mas será que isto é amizade verdadeira? Qual significado verdadeiro tem a palavra “amigo”? Tenho pra mim que não há uma certa unanimidade quando se tenta conceituar a palavra, até porque a cada um que se pergunte o que é um amigo, certamente a pessoa falará algo de novo, ainda não dito. Assim “amigo” é um termo que não pode ser limitado, e cada um, dentro da sua necessidade, tem um amigo. Uns os tem para uma ajuda financeira, outro para escutar-lhe falar, outros ainda, buscando conselhos, e tantas outras funções que tem um amigo.

Na Bíblia, contudo, embora sendo uma Carta de Amor, um Estatuto de Deus, o que se tem é pouco a respeito do que é ser “amigo”. Mas uma coisa é certa, Jesus chamava seus seguidores de “amigos”. Ora, se temos em mente o que é ser seguidor de Cristo, então já temos meio caminho andado em descobrir o que é ser amigo. Mas isto vai de cada um. Como disse, não existe um “amigo” que seja comum a todos. Os amigos são aqueles que estão ao nosso lado e nos fazem bem a alma. Resta a nós descobrirmos quem são nossos verdadeiros amigos, aqueles que caminham conosco, aqueles que nos emprestam os ombros para chorarmos, aqueles que, mesmo distante, se fazem presentes por pensamento, enfim, amigo é um verdadeiro companheiro. Exemplo de amigo? Nossas mães! Elas nos amam de forma tão incondicional, tão ilimitada, que não há outro adjetivo melhor que dizermos ser ela nossa amiga.

Mas estou falando isso tudo porque estamos na Semana do Amigo, evento realizado pela Radio Catedral, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, semana esta iniciada no ultimo domingo, dia 19, com a celebração da Santa Missa presidida pelo nosso Cardeal Dom Orani na Catedral Metropolitana no centro do Rio. O Evento tem como fim comemorar os mais de 20 mil amigos que tem a emissora católica, participando junto a eles, com diversas atividades.

Nesta segunda feira, marcando o segundo dia de atividades, foi rezado o terço da misericórdia na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na antiga Sé. È uma Igreja histórica, muito linda, não só por ser uma Casa de Deus, mas também do ponto de vista arquitetônico e cultural. A Igreja foi até 1976, Catedral do Rio de Janeiro, antes da construção da atual, localizada na Avenida Chile. Assim, a nossa Rádio Catedral nos brindou com este presente: rezarmos o terço nesta Igreja lindíssima. Mas lindo também foi o momento de oração. A Paróquia estava lotada, todos os bancos ocupados, e mais pessoas também em pé. Às 15:00 horas iniciava-se o Terço da Misericórdia que é transmitido dos estúdios de 2ª a 6ª feira. Com a presença de Marceli Jordão, do Setor Amigos da Rádio e Silvio Junior, locutor da Radio e de todos os pregadores que rezam o terço – Izaias Carneiro, da Comunidade Coração Novo, Pe. Geovane Ferreira, da Paróquia da Sagrada Família, na Nova Holanda, Pe. Gleuson Gomes, da Paróquia Sangue de Cristo no Andaraí e os “jovens” Max e Natália, como se referiu Silvio Jr, da Comunidade Aliança de Misericórdia, na Gâmboa – foi realizada a transmissão do terço sob o comando do DJ Ronald nos equipamentos e de Eduardo Soares na animação. A cada um dos pregadores coube uma dezena do terço.

Muitos irmãos se quebrantaram durante as orações e foram por ela abençoados. Foi uma tarde maravilhosa que deixou a todos “sem palavras”, como disse Marceli no final do programa, que também, infelizmente, transmitiu uma notícia muito triste para todos nós, ouvintes assíduos e “amigos” da Rádio Catedral. A noticia da saída da Marceli. Segundo nossa irmãzinha, já na próxima segunda feira não poderemos mais desfrutar da companhia dela ao nosso lado. Estará indo para outros mares, mas Deus sabe o que é bom para ela e para o seu crescimento espiritual. Certamente a estará levando à outros povos sedentos da Palavra que encontraram nela uma “amiga” aos moldes que é nosso Deus. Por isso, hoje peço aos meus irmãos que dediquemos nossas orações à esta nossa irmãzinha que tanta alegria nos passou quando dos seus encontros com as paróquias, seja rezando o terço ou aparecendo de surpresa para uma visita, mas sempre tendo a radio Catedral, como alvo de sua missão. Aonde for, amada, lembre-se, somos teus irmãos e estaremos sempre contigo em oração. Seja sempre Luz do mundo e Sal da Terra.

Um beijo Marceli, das famílias que tem em você uma “amiga”.

José Augusto, Glece, Gabriela, João e Marcos,
Pe. Wagner Toledo e toda Comunidade da Paróquia Santo Antonio de Pádua,
Izaias, Consagrados e Membros da Comunidade Coração Novo.

A reza do Terço da Misericórdia poderá ser vista nos seguintes links:
1ª Dezena, 2ª Dezena, 3ª Dezena, 4ª Dezena, 5ª Dezena,

Mais fotos poderão ser vistas em Fotos do Evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário