quinta-feira, 9 de julho de 2009

Partindo em Missão...

Salve amados, a paz.

A Palavra de hoje está centrada em Mateus 10: 7-15.

7. No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’.
8. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9. Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura;
10. nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento.
11. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida.
12. Ao entrardes na casa, saudai-a:
13. se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz.
14. Se alguém não vos receber, nem escutar vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés.
15. Em verdade, vos digo: no dia do juízo, a terra de Sodoma e Gomorra receberá uma sentença menos dura do que aquela cidade.


A passagem em que vamos refletir no dia de hoje é um segmento da proposta para o dia de ontem, quando Jesus chama os discípulos, seus “alunos”, aprendizes, e escolhe dentre eles os seus 12 apóstolos, aqueles que vão sair em missão à evangelizar, curar os doentes e expulsar os demônios. E Jesus vai dizer-lhes como o farão, como cumprirão esta tarefa. Isto nós começamos a ver a partir do versículo 5, onde Ele vai dizer aos enviados para não irem pelo mesmo caminhos dos gentios nem entrar em cidades dos samaritanos (por considerá-los pagãos). Mas manda começar pelos judeus não convertidos, incrédulos, as ovelhas perdidas da casa de Israel. Na sua caminhada, os apóstolos devem anunciar a chegada do reino, anunciar a Boa Nova, tudo o que aprenderam, deveriam repassar. Jesus lhes disse também que nada levassem consigo, pois tal como o povo de Deus no deserto, o sustento deles seria providenciado no tempo. Nas cidades que entrassem, procurassem conhecer a todos e chamassem a ficar ao seu lado até que fossem dali embora, saudasse sempre quando chegassem ao lar de um irmão e, se fossem bem recebidos que deixasse com eles a paz, caso contrário, se retirassem, ou da casa ou da cidade e sacudissem a poeira dos pés. E dizendo isto, ainda alertava aos 12 que Sodoma e Gomorra, receberiam uma sentença menos dura do que a cidade que não tivesse recebido e escutado a seus enviados.

Amados, a Leitura Sagrada de hoje nos mostra que, em pares, como Marcos vai dizer, Jesus mandou, seus discípulos, agora denominados Apóstolos, em missão evangelizadora e diz-lhes como deverão agir. Hoje meus queridos, somos chamados a ser apóstolos, somos chamados ao exercício da evangelização. Poderiam alguns se assustar com estas palavras pois quem somos nós para que venhamos achar que somos parecidos com “apóstolos”, quanto mais nos designarmos assim. Mais eu diria uma coisa a vocês. Apóstolo também é um discípulo, só que ele tem algo a mais. Ele tem o envio. Jesus mesmo já dizia que muitos seriam chamados “mas poucos são os escolhidos” (Mateus 22: 14). Discípulo á aluno, é aquele que vai ficar aos pés do Senhor aprendendo o “ofício”. Ora, então o “apóstolo” é o outrora aluno e agora um graduado? outro mestre? E mais uma vez direi não. Não o é. E a prova disto está nas Escrituras. Este primeiro envio foi para eles uma nova etapa do discipulado, dos seus aprendizados. Vemos que durante toda as suas jornadas, os apóstolos ainda vacilaram muito, inclusive na fé deles, como vemos Pedro negando a Cristo, Tomé não crendo na ressurreição, etc.

Esta é a diferença do discípulo para o apóstolo. O envio. Lógico, o caminho entre o discipulado e o apostolado é grande, e Jesus sabia disto. Mas nos prova o Mestre que à perfeição só se chega através da prática. Achando que aqueles homens já estavam razoavelmente amadurecidos na fé, Jesus lhes enviou em missão, afinal já vimos que ficou compadecido da grande multidão doente e sedenta por Deus. Quando digo que hoje somos chamados ao serviço apostólico, não digo que estamos preparados, mas que precisamos sair em missão. Devemos obedecer ao nosso chamado e nos colocar a caminho, mas nunca, descuidar do nosso discipulado, o que seremos eternamente. Todos os dias, temos algo a aprender, mais até mesmo que ensinar, em nosso caminho. Que fique claro, contudo, que não devemos sair por aí nos denominando “apóstolos”. Lembremo-nos que estamos saindo em missão dentre “judeus”, “fariseus”, “gentios” e toda sorte de gente. Como nos diz Paulo, tudo podemos, mas nem tudo nos é lícito. Se podemos escandalizar alguém, melhor será que não venhamos a tomar determinadas atitudes. Afinal, a quem importa se somos João ou Joaquim? Se somos cordeiros ou ovelhas? Bezerros ou bois? Deus é quem nos conhece e a Ele importa quem somos.

Outro fato interessante é quando Jesus nos manda primeiro evangelizar dentro de casa, a começar “pelos judeus desviados“. Já repararam como a maioria dos Cristãos estão sempre querendo começar primeiro pelas “Samarias”? Só que Jesus nos fala que precisamos começar a evangelizar pela nossa “Jerusalém”. E isto é real. Embora às vezes digamos que não precisamos evangelizar “dentro de nossas casas”, muitas das vezes vemos que esta afirmação acaba sendo incorreta. Muitas das vezes podemos até dizer que conhecemos a Jesus. Mas infelizmente nem sempre temos com Ele a necessária intimidade. Nossa condição de povo pecador sempre existiu, sempre esteve presente em nós. Mas precisamos nos libertar disso. Precisamos sempre buscar um coração puro, uma nova vida em Cristo. E a isto Jesus nos alerta e manda-nos chamar também os nossos a caminharmos juntos. Lembremos que o envio foi aos pares, para quando um vacilasse, o outro estivesse firme, para quando um caísse, o outro o levantasse. Jesus é consciente das nossas limitações. E sabe o quanto em nossa jornada vacilamos. Ele mesmo vai dizer isto quando nos manda não desanimar se não formos bem recebidos ou não nos quiserem escutar Suas palavras. “Sacuda a poeira dos pés” vai significar “não desanime”, “siga adiante”, “continue sua jornada”. Sempre dois a dois. E esta matemática também deve prevalecer nos dias atuais. Um deverá ser sempre o esteio do outro a fim de que a missão seja bem sucedida.

Por hoje meus queridos irmãos, ficaremos por aqui. Daqui a pouco iniciá-se a primeira pregação do congresso anual da RCC e eu não quero perdê-la. Que reunamos em nossos corações tudo o que aprendemos como nosso Mestre Jesus. Ele nos manda hoje em missão e a isto não podemos recusar. Ele já nos chamou, subimos na barca e já provamos que nossa fé às vezes é inconstante, que as vezes nos afogamos, mas mesmo assim Ele nos manda hoje em missão. È hora de levarmos aos outros os Ensinamentos, a Palavra amiga, o conforto dos cansados, o alívio aos oprimidos. É hora de expulsarmos os demônios que prendem os povos, libertá-los para uma nova vida. E que Deus nos acompanhe nesta jornada.

Na Paz de Cristo e no Amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário