sexta-feira, 10 de julho de 2009

A primeira das missões

Salve, amados de meu Pai

Hoje veremos o Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus:10,16-23.

16. “Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
17. Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos.
19. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar,
20. pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós.
21. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão.
22. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
23. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.


Amados de meu Pai, a Palavra de hoje é segmento da passagem em que Jesus vai enviar seus discípulos, agora apóstolos, em suas primeira missão. Mateus está a nos contar durante toda essa semana, praticamente, as recomendações que Deus fez aos discípulos. Hoje O vemos alertar sobre o povo que seria encontrado. Os discípulos seriam as ovelhas enviadas aos lobos. Interessante essa comparação feita por Jesus pois temos aqui dois animais inimigos naturais. A ovelha é alimento para os lobos. Enquanto um é manso, pacifico, se alimenta da grama, o outro é feroz, voraz, carnívoro. Enquanto um é ingênuo pela própria natureza, o outro é sagaz, espreita sua presa sem que essa se aperceba. Enquanto, como ovelhas, só nos sentimos seguros nos braços de nosso Pastor, o lobo tem sua segurança no mundo, no seu habitat e, por andar em bando, sempre conseguem seu intento alimentar.

Jesus hoje vem nos alertar à respeito dos corações que encontraremos em nossos caminhos e diz mais: que em nossa jornada estaremos sujeitos a passar por tudo o que Ele passaria. Digo passaria pois a Sua hora naquele momento ainda não havia chegado, sua Paixão ainda não havia se realizado. Então, até para os discípulos imaginarem a que de concreto Jesus se referia, por exemplo, quando lhes diz que eles, os discípulos, seriam açoitados nas sinagogas por causa D´Ele, era meio superficial. Hoje mesmo, para muitos de nós, mesmo vendo as cenas através dos filmes, fica difícil imaginar o quanto realmente Jesus sofreu até sua chegada na Cruz. O que Ele realmente passou e sofreu para nós é difícil imaginar. Mas sim, o sofrimento D´Ele foi grande. E tudo isso por nós. E Ele vai alertar que nós, que nos propusemos a segui-lo, passaremos também por tudo aquilo.

Seremos odiados até por nossos familiares, por nossos iguais, e fatalmente também jogados nas mãos dos poderosos que se vangloriarão pensando que irão calar a Voz de Deus. Fica difícil imaginar que seremos rechaçados por nossos pais ou nossos filhos e irmãos, mas de certo, muitas das vezes o ataque sempre virá daqueles que nos são próximos, daqueles que um dia chegaram, inclusive, perante a Ele e juraram nos defender. Aqueles lobos sagazes que, travestidos de ovelhas, se chegam próximo de nós para nos atacar e devorar. Quantas vezes, nos dias de hoje, quando vamos falar de Jesus a alguém, mesmo àqueles que alegam já conhecê-lo, não encontramos uma cara feia, uma porta fechada, uma resposta ríspida. E será assim. Já é assim para muitos.

Seremos odiados ao levar a Palavra. Ao falarmos de Jesus. Até mesmo ao simples saudar de Paz. Seremos perseguidos pelos lobos aos quais o Senhor nos envia. Mas Jesus vai nos dizer que não devemos desanimar diante disto tudo, pois Ele estará sempre ao nosso lado. Ele caminhará conosco. O Espírito do Pai estará conosco. Ele será a nossa voz, Ele será o nosso testemunho, Ele guiará nossos atos. O Espírito Santo de Deus nos fará vitoriosos perante os inimigos de Deus. O que teremos de fazer é somente obedecer e confiar. Parece fácil, mas é tão difícil isto para nós, pobres servos do Senhor: obedecer e crer. Mas é assim que deveremos agir se realmente queremos ser discípulos de Jesus.

Ontem estava reunido em comunidade e na celebração da Palavra, comentávamos à respeito da nossa caminhada evangelizadora. E falávamos sobre a timidez, o medo, a vergonha que as vezes temos quando vamos anunciar a Jesus. E esta prática nos leva a imperfeição onde, ao invés de falarmos de Jesus, nos retraímos, nos fechamos, nos acomodamos, de forma até não mais anunciar a Boa Nova. “Pra que?” muitas vezes perguntamos. “Se ninguém quer escutar, batem a porta, mandam voltar outro dia, ou ainda, menosprezam e proferem chacotas, ironias e xingamentos?”. Isso certamente nos leva ao desânimo, mas Jesus vêm hoje nos dizer para não desanimarmos jamais. Cristão autêntico não deve desanimar, se deixar levar pelas circunstâncias, pelos medos pelos lobos. Deve ter cuidado, agir com cautela. E não ser valente. Se a ameaça for grande, deve partir, deve procurar outros lugares. Lembremos que José e Maria passaram com o menino Jesus por situação igual. Não retornaram a sua cidade enquanto as portas não “estiveram abertas” para seus retornos, com Jesus são e salvo.

Para terminar, meus queridos irmãos, gostaria de partilhar com vocês que hoje é sexta feira, dia 10 de julho do ano de 2009. Há dois anos atrás eu começa a viver uma nova fase da minha vida. Deus me resgatava, me puxava pelas mãos de dentro do mar em que estava me afogando. Deus começa a responder minhas súplicas. Quero dizer, certamente Ele já me falava há muito, mas somente neste dia é que eu “o ouvi”. Somente a partir deste dia é que eu abri meu coração e pude escutar o Senhor. E, ao escutá-lo pude iniciar minha jornada. Desde então me pus a anunciar a esse Jesus misericordioso, amoroso. E tudo isto que Ele hoje veio nos falar, eu vi acontecer. Os meus próximos se afastaram, riram, fizeram chacotas quando comecei a falar-lhes deste Meu Senhor, quando tentava lhes falar de tudo o que Ele havia me livrado, dos vícios, das pessoas más, dos problemas que outrora havia conseguido. Mas isto não me fez desanimar. Ao revés, me deu mais força, pois tinha a certeza que estava indo pelo caminho certo. Era por aí mesmo que eu deveria começar. E por não ter desanimado, a cada dia que tem-se passado, eu vejo as maravilhas infinitas de Deus, vejo o que Ele faz em minha vida. E olha que não foram poucas as coisas, não. São tantas bênçãos que tenho recebido que não tenho como agradecer a Ele, pois mal começo a louvar e já me vem outra graça. São chuvas de bênçãos que vem sobre mim e minha família. Esse meu Deus é maravilhoso. Obrigado Senhor, pela minha mãe que, com a Sua ajuda, me criou, cuidou de mim em todos os momentos, sacrificou-se muitas vezes em meu benefício, verdadeiramente se doou durante toda essa sua vida, uma verdadeira cristã, Sua seguidora; obrigado Senhor pela minha esposa, amor de juventude, do início da vida, a quem nunca deixei de me lembrar, que me ensina todos os dias os valores da vida matrimonial cristã, esposa valorosa, paciente, amorosa, que somente Deus poderia ter colocado em meu caminho afinal, Ele é maravilhoso; obrigado Senhor, pelos meus filhos que Tu me destes, que assim como para minha mãe fui uma benção na vida dela, que “minhas bênçãos” me sejam valorosas, me sejam caras, por todo o sempre, que eu possa educá-los na fé, nos mandamentos cristãos, obrigado, Senhor, enfim, por todos meus amigos, cristãos e não cristãos, mas que me respeitam como sou e pelo que penso, que me apóiam e que não me rejeitam, por todos que me cercam, ainda que virtualmente como as amizades alcançadas pela internet. Obrigado Senhor por tudo e tudo o que me faz, tudo e tudo o que me dás. Tu és o Senhor do Tempo. Tu sabes a hora, o momento de nos segurar nos braços. Eu te louvo, meu Pai. Eu reaprendi a Te amar. Reaprendi a amar meus irmãos. Estou reaprendendo a viver a vida que Tu me deu, neste tempo o qual estarei eternamente “Buscando a Cristo”. Como diria a cantora Adriana, dando voz a uma bela canção dos irmãos Adelso e Adilson Freire:

Desde o ventre da minha mãe,
Já me conhecia
Antes que eu nascesse
Jesus me escolheu

Hoje a minha vida
É para o seu louvor
Sigo anunciando o seu eterno amor

Aonde mandar eu irei
Seu amor eu não posso ocultar
Quero anunciar para o mundo ouvir
Que Jesus é o nosso Salvador.(2x)

Grato eu estou Senhor
Porque me confiaste
A missão de proclamar o seu eterno amor

Mesmo sendo tão pequeno
Me deste autoridade
De em seu nome anunciar
A paz e a liberdade

Aonde mandar eu irei
Seu amor eu não posso ocultar
Quero anunciar para o mundo ouvir
Que Jesus é o nosso Salvador. (2x)


Por tudo isso, meus irmãos, hoje lhes falo com toda propriedade. Tentemos ser verdadeiros seguidores de Jesus. Tentemos ser discípulos. Mas sejamos sempre prudentes e veremos a Glória de Deus. A nossa vitória está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.

Na Paz de Cristo e no Amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário