quarta-feira, 18 de março de 2009

Os Mandamentos de Deus

Bom dia amados de Deus, paz e bençãos sobre todos, seus lares e seus familiares.

Ontem foi um dia de bençãos. Iniciamos (pelo menos na Comunidade que participo) o Tríduo de São José (já falei o que é em um tópico anterior). Após um momento de louvor, tivemos uma Santa Missa muito maravilhosa presidida pelo Pe. Afonso da Paróquia São Judas Tadeu, em Vista Alegre. Alguém conhece Vista Alegre? e o Engenho Novo? meus queridos, só posso dizer uma coisa: é chão!!!!... mas este Pe Afonso é um grande amigo da Comunidade e, graciosamente, sempre atende nossas súplicas para celebrar na Coração Novo. E suas homilias? verdeiras aulas de formação espiritual.

Mas agora eu gostaria de partilhar com os amigos as leituras da liturgia de hoje que nos fala das Leis de Deus (Dt:4,1; Dt:4,5-9 e Mt:5,17-19). Das leituras destaco 2 trechos:

Dt:4,1;9
1.
“E agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que vivais e entreis na posse da terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos dará.
9.
“Mas toma cuidado! Procura com grande zelo nunca te esqueceres de tudo o que teus olhos viram. Nada disso se afaste do teu coração, por todos os dias da tua vida, mas ensina-o a teus filhos e netos.

Mt:5,17
17.
“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.

A Palavra que escolhi para hoje, nos relata desde a comunicação ao povo de Israel da necessidade de obediência as Leis, até a promessa de Jesus em não extingui-la, mas fazer cumprir a Lei e, também, cumpri-la, afinal, Jesus, enquanto Judeu e na sua forma humana, também deveria cumprir as leis de seu Pai. Jesus, inclusive, aperfeiçoando-as, resumiu muito bem os mandamentos, exortando-nos a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, através da prática da caridade. E caridade foi o próprio amor de Deus pregado por Jesus às criaturas. Como disse o Bispo Dom Antonio Taveira da Canção Nova em seu programa diário “Palavras de Vida Eterna”: “Quem vive a caridade cumpre as leis de Deus”

Encontramos, também, na leitura de hoje, a obrigação de tomarmos nosso papel de catequistas dos lares e ensinar aos nossos pequenos, as leis que Deus nos deixou.

Nossa reflexão deverá hoje estar centrada nisso: Ainda, por acaso, me lembro dos mandamentos de Deus? Tenho procurado não só viver esses mandamentos, mas como transmiti-lo a meus filhos? Aos amigos dos meus filhos? A todos que de certa forma convivo?

Embora as correrias de hoje quase não nos deixe sobrar tempo, devemos procurar um pouco mais de Deus. Devemos proporcionar, começando pelos nossos, conhecer a Cristo. Para isso, devemos tirar diariamente um momento para orar em família. Pensemos nisto. Deus nos deu 24 horas para podermos realizar nossas tarefas; arrumemos ao menos 20 minutos para podermos dedicar à oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário