sexta-feira, 20 de março de 2009

Amar a Deus sobre todas as coisas e também ao teu irmão....

Paz e bençãos, amados...

Dias atrás lía-mos na liturgia a passagem onde Moisés mostrava ao seu povo os mandamentos da lei de Deus; naquele mesmo dia, víamos também que Jesus era indagado pelos que o seguiam, a respeito da manutenção e obediência a tal lei. Viamos nestas leituras que Jesus não só dizia que ela deveria ser cumprida, como Ele própria era de ser cumpridor da Palavra.

Ora, se ainda pairavam dúvidas quanto a isto, a liturgia de hoje nos apresenta Jesus sendo confrontado pelos escritores das leis sobre qual o maior mandamento. E, resumindo toda a lei de Deus, dizia que era “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

E o escriba, que eram pessoas de grande influência por serem os dominadores da escrita e das leis, naquela época, reconhecendo Jesus como Mestre, reafirmou suas palavras com sabedoria. E por isso recebeu de Cristo a seguinte afirmativa: Tu não estás longe do Reino de Deus.

Acho que hoje podemos ficar com a nossa reflexão nesta frase pronunciada por Jesus que, diante da resposta do escriba, afirmou que este estava a um passo do céu. Mas porque isso? Porque o mais importante ele estava reconhecendo, que era amar a Deus e ao próximo, seu irmão, seu igual como a ele mesmo. Assim, podemos inferir nestes mandamentos duas particularidades: a fé e a obra. O que todo bom cristão precisa praticar para que venha a residir na Casa do Pai. O que faltava talvez aquele homem, é o mesmo que falta a cada um de nós: o desapego a bens materiais, o desapego de doutrinas e regras que em nome da denominação de nossas igrejas ,buscamos defender com unhas e dentes. Temos de nos desgarrar de determinadas atitudes que julgamos estar na lei de Deus.

Lembre-se: Cristo ainda tinha um desejo que cabe a nós idealizar: a União. Portanto, temos que o nosso amor a Deus não pode estar fundado somente na religião, nos nossos catecismos, nossos dogmas. Temos de suplantar isto. Temos de buscar sempre nossas igualdades e não o que nos separa. O nosso amor a Deus está na solidariedade, no respeito, com que nos apresentamos aos nossos irmãos.


Um abraço para todos e fiquem na Paz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário