segunda-feira, 30 de março de 2009

Espera no Senhor e sê forte.

Bom dia amados, paz e bênçãos....

Das leituras propostas para hoje, vamos refletir basicamente no sentido de esperança e vitória daquele que aguarda a justiça de Deus.

A Primeira Leitura nos mostra Susana, uma mulher religiosa temente a Deus pois educada em suas leis. Certa vez fora acusada injustamente de ter pecado contra seu marido. Levada a praça pública para ser julgada, seus algozes, dois anciões-juizes que há muito vinham cometendo erros em nome da lei, acusaram-na de adultério. Como não tinha como provar o contrário já que os que a acusavam gozavam de crédito perante o povo, já ia sendo executada, quando insurgiu do povo e da boca de um jovem, a voz de Deus. Este era Daniel que, cheio do espírito e dotado de sabedoria, pôs-se em um novo julgamento, desta vez inquirindo os acusadores que, caindo em contradição, deram prova de suas faltas.

Já o Evangelho nos mostra basicamente a mesma coisa: uma mulher acusada de adultério é levada à praça pública e sentenciada. Só que entre os acusadores e a mulher, estava Jesus. Ele, com toda a sabedoria que era dotado, fala aos homens já preparados para a execução da sentença que, aquele que não tivesse pecados, que começasse a execução. Ora, tomados de remorso pela pergunta, todos se voltaram e começaram a ir embora, a começar pelos mais velhos.

Interessante mencionar que nas duas leituras, nos é colocado o idoso como um dos personagens da história. De um lado, há um acusando e, sendo juiz, decretando à morte, e do outro, um executor, já tomado pelo espírito justiceiro. Estes que deveriam ser por assim dizer, homens justos e honestos, pois a idade já teria lhes reservados experiência bastante para tal, nem sempre o são. Muitas das vezes se arvoram como seguidores das leis, mas na verdade, praticam todo tipo de iniqüidade. São perversos e temidos. Ainda que as pessoas conheçam suas artimanhas ficam temerosas de desmentir as inverdades ditas, já que aqueles gozam de prestigio junto ao povo. Mas ao mesmo tempo, nos é apresentado outros dois jovens. Um, um rapaz do povo, a quem Deus dotou de sabedoria e inteligência; outro, o próprio Jesus que, embora um Deus, humano como Ele mesmo fez questão de ser. Ambos só tinham o amor de Deus como sua força. E foi ela que os fez insurgir contra um multidão e salvar a vida de duas pessoas. Duas pessoas que por assim dizer, já se encontravam às portas das trevas, pronto para serem executadas.

Isto nos remete a um pensamento: o texto do Salmo 24,14 = Espera no Senhor e sê forte! Fortifique o teu coração e espera no Senhor.

Quantas vezes no nosso dia a dia não andamos nas trevas, não andamos por vales escuros, perdidos e tomados de medo de algo que, inclusive, muitas das vezes desconhecemos? E o que fazemos? Muita das vezes nada. A primeira coisa é nos fechar, é nos trancar em nós mesmos e, descrentes de tudo e de todos, começar a andar a esmo, começar a buscar a solução de nossos problemas em outros diversos lugares, nos perdendo mais e mais.

Mas precisamos ter esperança; esperança e fé como teve Susana, que não se deixou se usada pelo demônio e, sem perder sua fé em Deus, clamou-lhe auxílio. E Ele veio. Precisamos deixar de nos abater a cada conflito com que nos deparamos e passar a confiar mais Naquele que nos dá a vida, Naquele que está sempre ao nosso lado, como esteve ao lado do povo de Israel. Mas precisamos, também, estar do lado dele. Precisamos estar em oração, precisamos procurar vivenciar Suas Palavras em todo o momento de nossas vidas. Precisamos ser justo, pois o justo receberá sempre as bênçãos de Deus.

Fiquem com Deus e que Ele abençoe a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário