terça-feira, 17 de março de 2009

Perdoar, um exercício de reconciliação

Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”
Jesus respondeu: “Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.


Amados, paz e bençãos sobre cada um, sus familias e seus lares.

Na Boa Nova de hoje, Jesus nos dá um mandamento, o qual passa justamente em uma de nossas maiores dificuldades humanas: o Perdão.

Na Biblia temos diversos exemplos de perdão: José, que vendido a escravidão no Egito, perdou seus irmãos, inclusive, se colocando a servi-los, a partir do momento que os levou e as suas famílias a viverem no Egito, debaixo da graça que Deus lhe havia concedido; Outro exemplo vemos na parábola do filho pródigo, que embora tenha abandonado o lar, ao retornar, seu pai lhe prepara uma festa, abençoando-lhe. E muitos outros exemplos encontramos na Biblia.

Perdão significa remir, acabar com todo o rancor que tenhamos de alguma pessoa, de nossos irmãos. Perdoar então, exercício do perdão, significa para nós Cristãos, a reconciliação com o irmão. Deus nos exorta a perdoar nossos semelhantes, assim como Ele próprio nos perdoa sempre. Nossa obrigação é a de que, arrependidos, peçamos perdão ao nosso irmão pelo ato que praticamos contra ele e perdoemos o irmão que tenha praticado algo contra nós.

Assim, fica aqui uma sugestão para o dia de hoje: sabe aquele teu irmão que você pisou-lhe no pé? Ainda que tenha sido despropositadamente, vá até ele e diga-lhe: perdoa meu irmão, por aquele dia que machuquei-lhe com o peso da minha falta de atenção. Difícil? Imaginem então como será para aqueles erros mais graves que cometemos ou que cometem contra nós...

Uma coisa não menos importante ainda há de ser dita. É verdade que somos humanos e cometemos erros. Também é verdade que somos medrosos e, em muitas das vezes, temos medo em admitir nossos erros e, por mais que os admitamos em nosso íntimo, não conseguimos externar o sentimento de culpa e perdir perdão. Então, proponho também, hoje, irmos ao nosso irmão que julgamos ter cometido alguma falta para conosco e darmos a chance de pedir o perdão. Esqueçemos o que houve e abrimos chance a uma reconciliação no amor de Cristo.

Interessante lembrar que o perdão cura. Cura tanto o coração do irmão arrependido, quanto acalma o espiríto daquele que foi ofendido. Com o perdão, sentimo-nos mais leves, mais tranquilos na paz que Deus nos concede.

Lembre-se, Deus nos perdoa de todos os erros, pedindo-nos apenas a conversão, o arrependimento; procuremos fazer o mesmo...

a paz de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário