domingo, 1 de março de 2009

Quaresma

Nesse tempo de Quaresma, devemos nos centrar em três exercícios visando a busca por uma vida melhor: o jejum, a oração e a esmola... estas serão atitutes de vida que vão nos levar a reflexão da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Devemos, sobretudo, atentar que estas 3 palavrinhas devem ter para nós um significado muito maior do que parecem.

"Acordei, e não tomei café... estou jejuando..."

A pratica do jejum não se dá tão somente quanto nossa alimentação... o jejum deve ser em torno de tudo aquilo que temos vontade de fazer e, por uma questão de sacrifíicio a Deus, deixamos de lado e nos abstemos de praticar. Exemplos mais que grosseiro: "vou evitar falar da vida dos outros..." "vou me esforçar para não reclamar de nada hoje..." "não vou fumar hoje... "

Parece fácil, não é? mas não é não... requer muita, mas muita força de vontade mesmo...

Oração... ah, oração... mas eu sei rezar... rezo todos os dias: "pai nosso que estás no céu...." "ave maria cheia de..." "creio em Deus Pai...." que bom que eu sei rezar....

É... sabemos rezar. Aprendemos isto desde nossa infância com nossos pais, tios e avós, tão logo começamos a falar... mas será que é só isso? Creio que não.

Orar é mais que isso... orar é buscar sua intimidade com Deus... é chamar Ele ao seu dia... é dialogar como se estivesse conversando com seu amigo sentado ao seu lado... Por aí vemos que orar é muito mais que recitar as orações que aprendemos quando pequenos... é "falar" com a alma... é buscar sua intimidade com Deus... e isto deve ser feito todos os dias pela manhã e ao deitar...no mínimo....

Esmola.... ah esmola... "ei tio, tem um trocado?" "ah, garoto, toma esse dinheirinho..." Pronto, fiz a minha obrigação de Cristão que o tempo quaresmal manda...

Ah meus amigos... este exercício também de sua importância não representa a simples oferta em dinheiro a alguém que precise... representa mais... representa se dar, se doar... e se doar também representa fazê-lo com compaixão e de bom grado.... não pode ter em nosso coração um mínimo de sentimento obrigacional... tem de ser espontâneo: “eu vou me dar porque me compadeci....”

E aí? Vamos começar desde já a colocar em prática esses exercícios em nossas vidas? Então reflita....

Já conversou com Deus hoje? Já lhe falou de como está feliz por mais um dia de vida?

Do que você já se absteve hoje? Qual foi seu sacrifício para Deus?

Já se ofereceu hoje? Já procurou se dar um pouco em prol de alguém? Uma leitura na missa? Uma caminhada com alguém necessitado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário