sexta-feira, 19 de junho de 2009

29 de Junho - início do Ano Sacerdotal

Salve amados,

Hoje, nós católicos estamos em festa. Uma festa silenciosa, mas uma festa sem dúvida. Iniciamos hoje, no dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, o Ano Sacerdotal, no qual nos pede o Sumo Pontífice, que oremos pelos nossos sacerdotes. Iniciamos este novo ciclo de orações constantes em nossa Igreja e dedicamos àqueles que, em nome do Senhor, nos apresentam as Boas Novas.
Em entrevista publicada na Revista Zenit, o Cardeal Claudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, em Roma, explica a motivação do Ano Sacerdotal:

“Em primeiro lugar, a circunstância. Será um ano jubilar pelos 150 anos da morte de São João Maria Vianney, mais conhecido como o Santo Cura de Ars. Esta é a oportunidade, mas o motivo fundamental é que o Papa quer dar aos sacerdotes uma importância especial e dizer quanto os ama, quanto os quer ajudar a viver com alegria e com fervor sua vocação e missão.

Esta iniciativa do Papa acontece em um momento de grande expansão de uma nova cultura: hoje domina a cultura pós-moderna, relativista, urbana, pluralista, secularizada, laicista, na qual os sacerdotes devem viver sua vocação e sua missão.

O desafio é entender como ser sacerdote neste novo tempo, não para condenar o mundo, mas para salvar o mundo, como Jesus, que não veio para condená-lo mas para salvá-lo.
O sacerdote deve fazer isso de coração, com muita abertura, sem “demonizar” a sociedade. Deve estar integrado nela com a alegria missionária de querer levar as pessoas desta sociedade a Jesus Cristo.

É necessário dar uma oportunidade para que todos orem com os sacerdotes e pelos sacerdotes, convocar os sacerdotes a orar, fazê-lo da melhor maneira possível na sociedade atual e também, eventualmente, tomar iniciativas para que os sacerdotes tenham melhores condições para viver sua vocação e a missão.

É um ano positivo e propositivo. Não se trata, em primeiro lugar, de corrigir os sacerdotes. Há problemas que sempre devem ser corrigidos e a Igreja não pode fechar os olhos, mas sabemos que a grande maioria dos sacerdotes tem uma grande dignidade e adere ao seu ministério e à sua vocação. Dão sua vida por esta vocação que aceitaram livremente.“

Assim meus amados, conclamo a todos a intensificarmos neste ano, as orações que destinamos aos nossos sacerdotes. E por sacerdote não verei aqui somente sua Santidade o Papa e todo seu Clero, mas também os Pastores das Igrejas Evangélicas, nossos irmãos na fé, os diáconos, os ministros, enfim, todos os que se empenham em levar a Palavra de Deus aos povos, que se dedicam a Evangelização, como os seminaristas e leigos das novas comunidades, que buscam na Bíblia, o sentido de suas vidas.

Que neste dia consagrado ao Sagrado Coração de Jesus, o sangue e água que jorraram do Coração de Cristo, sirvam mais e mais de alimento para a alma de nossos sacerdotes e ilumine os seus corações para, vivenciando a Palavra, possam nos guiar, a nós fiéis, no caminho da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário