quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pai Nosso Que Estais no Céu....

Salve amados,

Hoje é mais um dia que o Senhor preparou para nós. E hoje também é mais uma quinta feira. Dia da semana em que os católicos reservam para as celebrações de adoração ao Santíssimo. Portanto, alegremo-nos no ressuscitado e Nele exultemos. Clamemos que Ele é nosso amado, que nós adoramos ao Único que é digno de honra e glória. Iniciemos este dia louvando ao Rei dos Reis, o Santo que está acima de todos os santos.

A Palavra para reflexão de hoje está contida no Evangelho Mateus: 6, 7-15.

7. Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes.
9. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10. venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra.
11. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
12. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem.
13. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno.
14. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará.
15. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.

Ainda estamos aos pés do monte escutando Jesus pregar e nos ensinar. Já o ouvimos dizer que Ele não veio modificar nada da Lei, mas sim, aperfeiçoá-la. O escutamos falando à respeito do tipo de amor que devemos ter uns para com outros, das atitudes que devemos ter se queremos ver a glória do céu.

De fato, o povo que o escutava já há muito havia adquirido hábitos contrários aos mandamentos. As tradições, os costumes que seguiam como a reparação da ofensa sofrida também com o sofrimento, estavam totalmente disformes das regras que Moisés havia recebido de Deus e passado ao povo. A partir de então, cada um pegou a Lei e tratou de afeiçoá-la a sua maneira. E cada um queria demonstrar que sua religiosidade era mais do que a do seu próximo, que a busca pela santidade era melhor que a dos outros. Procuravam tomar atitudes que lhes rendessem títulos, elogios, glórias. E Jesus alertava ao povo sobre isto.

Até que alguém lhe pergunta: Mestre, como devemos orar? E Jesus então se coloca a ensinar ao povo que o escutava, como deveria ser uma oração. E nos ensina o maravilhoso “Pai Nosso”, que é, a meu ver, a oração mais completa de se fazer. Através dela, louvamos e glorificamos ao Senhor nosso Deus que deve ser nossa atitude principal diariamente. Nos entregamos, nos consagramos a Ele e pedimos que faça a Sua vontade em nós. Pedimos o Seu sustento, a Sua graça, o suficiente para podermos nos manter, não só o corpo, mas ao espírito também. Pedimos perdão pelas ofensas que cometemos contra nossos irmãos e rogamos para que Sua justiça conosco seja realizada. Na medida em que perdoamos, que sejamos perdoados. E por fim, rogamos a Ele que nos ajude a perseverar na fé. Que continuemos a cada dia Amando-o mais e mais.

Como é linda esta oração. É louvor, suplica, arrependimento, justiça e perseverança. Que mais havemos de querer?
Diz o velho ditado que quem fala muito, erra muito mais. Portanto, sejamos humildes e sinceros em nossas orações. O Pai não quer mais do que isso.

Ah, como é bom escrever sobre isto. Me faz refletir o quanto estou afastado dos ensinamentos de meu Pai. Principalmente no que diz respeito ao perdão. E infelizmente isto não é só comigo. Como é difícil perdoar. Como é difícil agradecer. Como é difícil pedir que a justiça seja feita em nós. Deus, como somos egoístas, como somos tão pequenos, mesquinhos, arrogantes. Como não estamos tão longe do que os homens eram aquela época em que se tornou humano e habitou em nosso meio?

Perdoar a quem nos pisa os pés é até fácil, mas quem nos magoa o calo, ah, isto já é demais. Senhor, por favor, me de paciência para aturar esse camarada e faça a justiça sobre ele, pois eu estou certo das minhas atitudes. Oh, Senhor, Pai de todas as Coisas, tenha piedade de mim, olha o que aquele indivíduo está fazendo contra mim e providencia força para que eu possa me proteger.

Quantas e quantas vezes por dia não fazemos isto? É, meus amados, reflitamos sobre nossas atitudes. Sobre o quanto estamos afastados dos ensinamentos do Pai. Sobre o quanto estamos afastados D´Ele.

Amanhã celebramos o Sagrado Coração de Jesus. O Coração d´onde jorrou o sangue e a água que nos dá a vida. Aproveitemos este dia para verdadeiramente nos consagrarmos aos Senhor nosso Deus, nos entregarmos a Ele de corpo e alma, pois a cada dia em que nos desviamos de seus ensinamentos estamos novamente crucificando-o. Que possamos sempre, em nossas orações, pedir ao Pai que nos dê um coração igual ao seu, um coração perdoador, puro, sincero, humilde.

Pensemos nisto.

Na Paz de Deus e no Amor de Maria....

Nenhum comentário:

Postar um comentário