terça-feira, 23 de junho de 2009

Cautela com o mundo

Saudações a todos.

A Palavra de hoje segue o Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus, em seu capítulo 7, versículos 6, 12 a 14.

6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.
12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.


Como sabemos, nós cristãos temos duas tarefas que Jesus nos deixou ao subir aos céus: uma, evangelizar os povos e outra, batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E, sabedouro de nossas dificuldades ante as atitudes dos homens, Jesus em seus ensinamentos nos faz um alerta sobre nossa caminhada. Que tenhamos cautela quando formos falar de suas Leis. Jesus conhece os homens e sabe muito bem do que Eles são capazes.

Não são todos que estão propensos, dispostos a escutar falar de Deus. Se hoje nos deparamos com pessoas com atitudes ásperas quando escuta se falar da Bíblia, imaginemos então naquela época. Ontem eu já dizia que as mazelas do mundo de hoje já existiam desde sua criação. Por isso Jesus nos orienta a ter discernimento, cautela, ao falar aos povos a seu respeito. Saber que nem todos estão dispostos a ouvir da Palavra e tratarão aos Seus emissores de forma violenta, rudemente. Mas não devemos nunca recuar ante nossa obrigação de evangelizar. Uma vez o barco em alto mar, é seguir viagem em frente, aonde Ele nos levar.

Mas Jesus também hoje nos faz outro alerta, para termos cuidado com o mundo e não desviar nossa atenção das Promessas. O mundo nos oferece muitas coisas que desviam nossa atenção da santidade. O mundo é a porta larga para uma suposta “felicidade”. A facilidade de nos deixarmos cair em pecado com as coisas que o mundo nos oferece a cada momento é muito grande. E Jesus sabe disso. Conhece nossos corações. E por isso faz este alerta. Que tenhamos cuidado, cautela também com as coisas que nos são ofertadas.

Para entrar pela “porta estreita” é necessário que nasçamos novamente. Nos dispamos das vestes do velho homem e nos deixemos controlar pelo nosso Deus que é nossa felicidade, alegria e graça plenas. Mas Ele sabe que são poucos os que conseguem isso.

Somos um povo humano, pecador, que se deixa levar por pouco, que acha que “só um tapinha não dói”. Por isso devemos orar e vigiar para que não caiamos nas tentações do mundo e percamos a glória do Reino.

Na paz de Cristo e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário