quarta-feira, 10 de junho de 2009

Radicalismo Cristão

Salve amados de meu Pai...

Tanto tempo distante, tanta coisa para falar e sem tempo para aparecer por aqui. As festividades de Santo Antonio estão pegando “fogo”. Que me conhece e está acompanhando no blog da Paróquia, sabe que o Espírito tem incendiado a igreja D`Ele.

Mas vamos lá... hoje, quarta feira, dia 10 de junho, o Evangelho está em Mateus 5, 17-19.

17. “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.
18. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça.
19. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.


No texto de hoje, São Mateus nos revela a passagem de Jesus no início de suas pregações ao povo, quando se pôs a anunciar a sua vinda. Como sabemos, o povo esperava ansioso pela vinda de Cristo, o Libertador, que iria terminar, por fim aos momentos de tormenta pelo que o povo já naquela época passava. E o povo viu em Jesus este Cristo tão esperado e por isso, o seguiam aonde fosse. Suas Palavras alcançavam todos os cantos de Jerusalém e todos queriam escutá-lo. Tendo começado com o sermão das bem-aventuranças, Jesus nos diz que Ele não veio para modificar nada do que até então já existia em termos das Leis de Deus para os Judeus. Muito pelo contrário, que teria vindo para reforçar a Palavra, reforçar a aliança feita por Deus com os homens. E alertava a observar atentamente os mandamentos, pois que não há que se dizer de obedecer demais ou de menos, ou ainda se relativizar um mandamento. Quem desobedece e faz com que outros desobedeçam, não será digno do Reino, mas quem guardar a Palavra e ensiná-la, verá a Glória do Céu.

Há tempos atrás, em algum post anterior, eu já me referia a “radicalismo” com que o Cristão deve agir para com os Ensinamentos de Deus. Jesus já dizia àquela época que nada nem ninguém mudaria as Escrituras e isto permanece até os dias atuais. Para nós cristãos, ainda que vivamos já passados mais de dois mil anos, nada muda em relação aos Ensinamentos. Não há que se falar em “adequação” da Bíblia aos dias atuais, não há que se falar que os tempos hoje são outros, que devemos ver a Palavra nos dias atuais, etc, etc. Seria o homem querendo mudar o que Deus determinou, para poder fugir às suas responsabilidades. Querendo muitas das vezes minorar sua ação de forma a não lhe recair a culpa. O homem tem o costume de relativizar tudo ao seu bel prazer, mas não existe pecadinho ou pecadão. Existe a desobediência a Palavra. Deus me diz não mate. Ele não me disse não mate seus irmãos, onde poderia eu matar todos aqueles que não me são queridos ou mesmo os que me fazem mal. Deus me diz para não cobiçar nada do meu próximo nem furtar, mas se eu “pegar” algo alegando fome e sede?

Radicalidade. O próprio Papa defende isto quando pede aos sacerdotes, a observância aos mandamentos e ao catecismo da Igreja, e o cuidado para que o “mundo” com seu modismo, com suas perversões, não invada a Casa de Cristo. Pede o Papa, que os cristãos ajam com radicalismo contra os ataques do “mundo”. E é assim que devemos ver a Palavra. Mas para isto é necessário que a conheçamos. É necessário que criemos dentro de nós o hábito diário da leitura da Bíblia. Só assim poderemos nos fortalecer, ver aonde estamos fraquejando e rogar ao Pai sua ajuda para não nos desviarmos de Seu Caminho. Evitamos com isso, inclusive, ficarmos a disposição daqueles que manipulam a Palavra para nos fazer desviar da trilha de Deus.

Pensemos nisto.

Na Paz de Cristo e no Amor de Maria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário