sexta-feira, 26 de junho de 2009

Jesus, a cura de todos os nossos males

Salve meus amados.

O Evangelho de hoje é de Mateus: 8, 1-4

1. Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões o seguiram.
2. Nisso, um leproso se aproximou e caiu de joelhos diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”.
3. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. No mesmo instante, o homem ficou purificado da lepra.
4. Então Jesus lhe disse: “Olha, não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferenda prescrita por Moisés; isso lhes servirá de testemunho”.


A Boa Nova de ontem nos relatava o final do Sermão da Montanha.Terminado o sermão, Jesus desce a montanha e é parado por um leproso que pede-lhe a cura de sua doença, reconhecendo o seu Poder. E, diante da sua fé, ele se recupera. Jesus então lhe pede que não conte nada a ninguém, mas compareça ao sacerdote e apresentar a oferenda prescrita por Moisés.

Amados, vemos nestes trechos citados pelo Evangelhista Mateus, interessantes aspectos da vida de Jesus, agora se apresentando a nós como o Enviado de Deus aos homens.

Primeiro vem ser o fato de um leproso “parar” Jesus. Os leprosos, como já sabemos, eram pessoas banidas da sociedade e, pela Lei, tinham de viver afastado das cidades, não podendo delas se aproximar. Se alimentavam das comidas deixadas por benfeitores à beira das estradas nas localidades aonde viviam. E se vissem alguém são, eram “obrigados”, ainda à distância, a informar sobre sua condição, afastando-se, já que o são seria considerado doente se tivesse algum contato com o leproso. Eram tidos como verdadeiros impuros e suas doenças consideradas castigo de Deus. Mas Mateus nos diz que o leproso se aproxima de Jesus, sem indicar-lhe sobre sua condição.

Segundo, dada a condição do leproso, este fatalmente estaria bem distante do restante do povo que escutava a Jesus, talvez, até, nem escutando direito o que era falado. Mas espera Ele descer da montanha e pede-lhe a sua cura, reconhecendo Nele o poder da cura. Aliás, o leproso pede a compaixão de Jesus que até então era tido como um profeta e não filho de Deus. O leproso reconhece o Poder de Jesus, como o próprio Deus e como seu Senhor.

Terceiro, Jesus se compadece do homem e tocando-o, imediatamente este fica curado. Ora, como já disse, ninguém podia tocar em um portador da pior moléstia da época, sob pena de ser assim também considerado. Mas Jesus não vê isso. Como judeu e conhecedor da Lei, Ele sabia o que poderia lhe acontecer, mas misericordioso, não se afasta do leproso, lhe toca e concede a cura.

Por fim, orienta ao homem que não conte a ninguém sobre o fato, devendo dirigir-se imediatamente ao sacerdote e apresentar sua oferendas a Deus, como Moisés havia determinado.
O fato de Jesus não querer que se conte a ninguém sobre o ocorrido nos leva a imaginar que Ele possa temer que isto venha a lhe causar algum empecilho em sua jornada. Muitas coisa podemos imaginar pois os motivos não foram descritos. Mas uma coisa estranha é que se estavam ao pé do monte uma grande multidão, certamente alguém teria presenciado a cena e isto seria mais um dos feitos realizados por Jesus que aquela altura já vinha curando gentes. Mas duas coisas são certas. Uma é se apresentar ao sacerdote, pois este como chefe dos judeus, conhecedor das leis e juiz, certamente reconheceria a cura do homem e o consideraria apto a ser entranhado no seio da comunidade. Mas também é certo que isto serviria a gerar os problemas sofridos por Jesus advindos da classe de doutores, pois quem seria este que cura os doentes? Quem é esse que produz milagres? Pois bem, a outra coisa também interessante é que o homem deveria apresentar suas oferendas a Deus conforme prescritas por Moisés e não por outro qualquer. Nem conforme o sacerdote lhe determinasse. Essa oferenda como agradecimento a Deus pela sua cura, certamente seria, conforme outras passagens biblicas, a realização de trabalhos em pró da Casa de Deus, uma dedicação exclusiva ao Todo Poderoso.

Pois bem meus amados. Nossa reflexão de hoje está centrada em todos estes fatos. E sempre em 2 aspectos: um o nosso lado perante a Deus e outro, junto de nossos irmãos.

Hoje são poucos os casos de lepra - a chamada hanseníase - sendo quase inexistentes em paises desenvolvidos. Temos também outras enfermidades, outras moléstias devastadoras como o câncer, como as gripes do frango, do porco. Inclusive a Aids, sendo que esta, como a lepra, já é comum a pessoa viver afastada da sociedade. Mas temos também outras moléstias, da alma, do espírito, que nos acomete deixando-nos solitários, afastados dos outros, inclusive de Deus. Mas, assim como o leproso, devemos hoje ver em Jesus, o Todo Poderoso. Reconhecer Nele o poder de nos curar, nos levantar, nos trazer de volta a vida, nos estender a mão e puxar-nos de um rio de tormentas. Mas nada disso adiantará se nossa fé for pequena, como a foi com Pedro sob as águas. A fé remove montanhas, e também enfermidades do corpo e da alma. Basta acreditarmos pois o nosso Deus é o Deus do impossível. Senão, do que adianta estarmos na Igreja, termos uma religião se não temos fé que a cura vai chegar? Por sua vez, devemos ser como Cristo e nos deixarmos aproximar por aquele irmão que necessita de nós, por aquele irmão que nos pede a ajuda. Sabe aquele irmão que consideramos “chato”, problemático por causa da bebida ou o que só sabe falar mal das pessoas? Quem sabe quando eles aparecem, justamente não estão pedindo sua ajuda? Já estendeu a sua mão hoje para alguém?

Jesus hoje não nos chama diretamente, mas se amostra a nós e se coloca a nossa frente. Reconheçamos Nele Sua divindade e peçamos-lhe a cura de nossas enfermidades, dos males de que somos acometidos. E tenhamos fé que isto vai se realizar na hora em que Ele quiser. Mas certos de que vai acontecer. Mas Ele também nos fala que, assim como tem piedade para conosco, devemos ter piedade para com nossos irmãos e amparar-lhes, lhes ajudar talvez não curando-os por completo, mas levando um pouco do conforto através da Paz e Alegria de Deus. Por fim, nos fala Jesus que devemos nos mostrar grato pela nossa cura. Essa gratidão há de ser demonstrada através do trabalho e dedicação completa e exclusiva a Deus. Paulo vai dizer mais tarde que tudo o que fizermos deve estar voltado para Deus e a Ele dedicado. Isto nos remete ao fato da nossa obrigação como cristãos de Evangelizar. Este é um dos serviços para a Glória de Deus. Ajudar a sua comunidade? Também é um serviço para a glória de Deus.

Meus queridos, pensemos nisto.

Na Paz de Cristo e no amor de Maria.

Um comentário:

  1. Muito edificante o seu sermão, irmão.Mas lembre-se que Jesus é amor e paz, e Maria apenas uma serva usada por Deus para gerar o salvador do mundo. toda honra e gloria é de Jesus e ele não divide com ninguém a sua gloria; porque quem morreu e sofreu as piores dores morais e espirituais de uma epoca foi ele. Deus condena idolatria.Dt .13.

    ResponderExcluir