quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fé e Obras

Salve amados de meu Pai,

Hoje é quinta feira, e a Palavra está contida no Evangelho de Mateus: 7: 21-29:

21. “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor! ’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.
22. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? ’
23. Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade’.
24. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha.
25. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha.
26. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.
27. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!”
28. Quando ele terminou estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento.
29. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas.

Mateus está aqui a nos mostrar o final do famoso Sermão das Montanhas, onde Jesus se põe a nos ensinar os mandamentos de Deus, quando começa a destrinchar ao povo o significado das leis dadas a Moisés.

As palavras proferidas pelo Altíssimo, vem logo após de alertar ao povo à respeito dos falsos profetas, daqueles que, embora conhecessem as leis, não andavam conforme elas e, não raro, desviam o povo de seu caminho. Eram os lobos vestidos em pele de cordeiro. E a eles Jesus dirige suas Palavras de hoje, alertando para suas conversões verdadeiras. Nos fins dos tempos, quando Ele retornar para buscar-nos, muitos se apresentarão e enumerarão as maravilhas que fizeram em seu nome, mas aqueles que não andaram conforme seus mandamentos, não serão reconhecidos por Ele.

O que temos aqui não é nada mais nada menos que duas coisinhas básicas. Não basta que conheçamos os mandamentos de Deus, não nos adianta nada conhecer a Palavra se não agimos de acordo com Ela.

Isto não é só para os pastores da nossa igreja, mas para todos que se dizem cristãos e esperam viver na glória do Reino. Pode ser o mais ilustre conhecedor da Bíblia, pode até evangelizar, ganhar pessoas para Deus, e outras coisas. Mas se verdadeiramente não viver a Palavra, não entrará no céu, não terá a vida eterna. Por isso sabemos que a Salvação é individual. Não é porque faço o que Deus manda que serei salvo ou minha família assim o será.

Há que ter ação. Temos que viver a Palavra, os ensinamentos. Temos que verdadeiramente nos converter pois só assim seremos tal e qual Deus espera de nós. É preciso que aprendamos a Palavra e pratiquemos os ensinamentos.

Jesus ao contar a parábola da casa construída na rocha, nos mostra que nossa fé deve estar fincada na Palavra, de forma que nada no mundo possa vir a fazer-nos desviar do Caminho. Se estivermos firmes na fé, confiantes nas Promessas de Deus, nada poderá abalar nossos espíritos. Para isso Ele vai nos orientar mais adiante: “orai e vigiai”.

Portanto, sejamos prudentes. Não façamos como os fariseus. Não nos ajamos como os falsos profetas. Ao contrário, procuremos viver a Palavra, colocá-la em prática acima de tudo.

O mundo hoje se apresenta a nós como um verdadeiro descaminho de Deus. Chega até a tentar minorar os mandamentos, dizendo-nos que a bíblia deve ser lida com atenção pois os tempos são outros.

Mas eu digo a vocês. Os tempos não são outros. O tempo é o mesmo. Desde a criação do mundo os homens são iguais. Os séculos passaram, mas o coração do homem permaneceu imutável, e foi piorando a cada dia que passou. Tudo o que encontramos relatados nas escrituras desde Gênesis, vemos ocorrer nos dias atuais. Vemos tantos “Cains”, tantos “irmãos” de José, “Dalilas” e outros personagens que traíram, mataram, agiram para o mal que nem parece que já temos milhões de anos desde aquele tempo.

Por isso eu digo: não devemos relativizar a Palavra. Não devemos tratar o que está escrito como aplicável somente ao povo da época. A bíblia é o livro mais atual que temos. Assim, aprendamos com as Palavras de Deus que se renova a cada dia e procuremos vivê-la. É do que depende nossa Salvação. A Santa Escritura é a nossa “rocha”. Edifiquemos nossos lares, nossos corações sobre Ela.

Ah, por último e não menos importante. Sejamos humildes quando falamos com Deus. Nossos atos, nossas atitudes, são por Ele conhecidas. Ele sonda nossos corações, nos conhece por inteiro como diria Aline Barros em uma de suas musicas.

Amados, só lembrando que hoje é quinta feira, dia da semana em que dedicamos à adoração ao Santíssimo. Procuremos uma Igreja e façamos uma visita a Jesus e dediquemos um tempinho à Adoração.

Na Paz de Cristo e no Amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário