terça-feira, 23 de junho de 2009

João, o Batista

Salve amados,

Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista" (Mt 11:11).

A igreja celebra no dia de amanhã, a natalidade de João, o Batista. Esse João a ser festejado não é outro senão o filho do sacerdote Zacarias e Izabel, prima de Maria, mãe de Jesus que veio a nascer aproximadamente 6 meses antes de Jesus. João foi o último profeta a anuciar a vinda de Cristo, o filho de Deus que habitaria no mundo no meio de nós.

De acordo com a Biblia, João foi o responsável pela conversão de atitudes de muitos judeus, realizando diversos batizados de penitência, como ensinado pelas Sagradas Escrituras: "Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo" (Mt 3:11). Mas também batizou a seu primo Jesus, que insistiu para que ele assim o fizesse.

Como muitos o procurassem mesmo após o aparecimento de Jesus, afirmava humildemente que ele não era o enviado e sim, Jesus, importando, assim, para seu reconhecimento, para que Ele crescesse, que então o profeta fosse diminuido.

Homem justo e de fé, lutou enfaticamente contra todo o tipo de atos injustos e contrários às escrituras, o que o levou à morte por decaptação a pedido da enteada do rei Herodes que, por viver publicamente em pecado, era um dos mais atacados pelas palavras de João.

A Igreja celebra este dia de João de forma solene, especial, em vista do importante significado que teve o seu nascimento para o cristianismo, pois que ele veio a preparar o caminho para se receber Jesus. Desde o ventre de sua mãe, João já saudara o filho de Deus, reconhecendo N´Ele sua divindade, sua superioridade dentre os homens. Que ao relembrarmos João, possamos também nos lembrar do nosso batismo, do nosso nascimento para a vida Cristã, da nossa preparação para receber ao menino Deus que está a voltar.

Na Paz de Cristo e no Amor de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário