sexta-feira, 26 de junho de 2009

Campanha Ficha Limpa


Salve amados,
Na 46ª Assembléia da CNBB, ocorrida em São Paulo, foi aprovado pelos Bispos a realização da campanha "Ficha Limpa", tendo como objetivo a arrecadação de assinaturas para apresentação no Congresso Naciaonal de projeto de lei modificando a legislação eleitoral no que diz respeito a possibilidade de candidaturas de pessoas que estejam em débito com a justiça brasileira.
Tão logo terminada a Assémbleia, a arrecadação de assinaturas tomou as paróquias brasileiras, mas de uma forma muito tímida, não tendo sido ainda alcançado o número suficiente de enganjamento. Só o Rio de Janeiro mandou pouco mais de 19.000 assinaturas.
Assim, a pedido da CNBB, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta, determinou um período intenso para coleta de assinaturas: do dia 26 de julho até 16 de agosto.
Serão três semanas em que o arcebispo pede criatividade das igrejas para conseguir mobilizar as pessoas. Todas as paróquias da cidade farão distribuição das fichas de assinatura após as missas dominicais.
O Padre Manuel Manangão, Vigário Episcopal para a Caridade Social, fará o incentivo para que as paróquias montem grupos que se responsabilizarão pela captação das assinaturas, e esclarecerão o projeto de lei, mas ele alerta:
- É preciso ter cuidado, pois cada pessoa só pode assinar uma única vez. Se o sistema detectar uma assinatura ou título de eleitor repetido, uma folha inteira será cancelada.

O Monsenhor Joel Portella Amado, da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, ressalta quatro problemas que a Campanha “Ficha Limpa” enfrenta:
- Primeiro não há muita divulgação. Em segundo é um processo difícil, pois é necessário o título de eleitor e as pessoas não costumam andar com ele. Há também pouca mobilização das comunidades e por fim, a falta de esclarecimento sobre a lei.
Para o Monsenhor Joel é importante a colaboração das pessoas, que um incentive o outro a assinar e assim conseguir as 1,3 milhão de assinaturas necessárias. Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas no site do MCCE- www.lei9840.org.br
Na Paz de Cristo e no Amor de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário