segunda-feira, 29 de junho de 2009

Apóstolo Paulo

2Tim:4,6-8;
2Tim:4,17-18

6. Quanto a mim, já estou sendo oferecido em libação, pois chegou o tempo da minha partida.
7. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
8. Desde agora, está reservado para mim o prêmio da justiça que o Senhor, o juiz justo, me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação.
17. Mas o Senhor veio em meu auxílio e me deu forças. Assim, pude completar a proclamação da mensagem, para todas as nações a ouvirem. E eu fui libertado da boca do leão.
18. O Senhor me livrará de todo o mal que me queiram fazer e me salvará, admitindo-me em seu reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

Salve a todos,

Hoje é o dia em que, de fato, encerramos o Ano Paulino, esse um ano em que o Papa, guiado pelo Espírito Santo, dedicou ao Apóstolo, nos possibilitando conhecer um pouco mais de sua vida e sua importância para a difusão do cristianismo.

Ontem já havia falado alguma coisa mas, por mais que possamos ser repetitivos, nunca é demais falar de um homem que dedicou sua vida a Jesus. De corpo e Alma, este homem que outrora esteve do outro lado da vida, se deixou “derrubar do cavalo” e “reaprendeu a ver a vida com outros olhos”. Se deixou virar do avesso e adotou a Cruz como sua Salvação.

Paulo que foi um Judeu dedicado às escrituras e que a defendia com bravura e destemor, ao converter-se, passou a defender com a mesma garra a Cristo Jesus. Homem inteligente que era e ainda mais, guiado pelo Espírito santo, não precisava muito para que, quando chegasse a uma localidade, observasse tudo a sua volta e tirasse disso o proveito para levar a Palavra de Jesus. E com isto convertia também muitos ao que hoje conhecemos cristianismo.

Falar sobre Paulo não é difícil, mas contar, ainda que um pouco sobre sua vida, é coisa que nem em um ano se consegue. Até porque, como outros Apóstolos, sua vida se seguiu por séculos e séculos. Seus ensinamentos, seus exemplos, foram seguidos até os dias de hoje, sendo sempre interessante conhecermos o que Jesus fez na vida deste homem, o que representou para as conversões realizadas.

Paulo sempre foi confiante em Deus. Sempre esperou em Deus. Mesmo com todas os problemas vividos pelos cristãos, Paulo nunca deixou de pregar. Ao revés, com a garra de um guerreiro, levava a Palavra aonde fosse, sem temer represálias. O texto escolhido para hoje nos demonstra isso. Paulo afirmava que havia combatido o bom combate, representando isto que tudo o que havia feito, realizado, o foi para obra de Deus, para manter viva a pessoa do Salvador. E que nada havia sido em vão. Em sua caminhada Deus sempre esteve com ele, amparando-o, carregando-o e falando através dele. Paulo foi um verdadeiro servo do Senhor.

Assim amados, façamos de tudo para que vivamos a cada dia os exemplos deixados por este nosso irmão que lutou pela difusão da Palavra, sendo um dos maiores responsáveis por a conhecermos hoje. Que possamos nós também, agora um pouco mais cientes de nossa obrigação de evangelizar, sairmos pelo mundo, sairmos dos nossos lugares e levarmos a Palavra a quem ainda não a conhece. Que peçamos ao Espírito Santo que nos dê a inteligência e força que deu a Paulo para que possamos com satisfação cumprir nossa jornada.

Que os ensinamentos deixados por este Apóstolo, não caiam no esquecimento. Que este ano frutifique-se em outros, por todo o século.

A paz de Cristo e o amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário