quarta-feira, 24 de junho de 2009

Nascimento de São João, o Batista

Hoje é dia de São João Batista. Dia de solenidade para nós católicos. Dia em que vamos celebrar o nascimento daquele que veio preparar o caminho para a chegada de Cristo. E o evangelho proposto para hoje não poderia deixar de nos contar isto. E quem vai nos falar hoje é Lucas, em seu capítulo I, versículos 57: 68-80..

57. Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho.
68. “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo.
69. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo,
70. assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas:
71. de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam.
72. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança,
73. e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder
74. que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos,
75. com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida.
76. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos,
77. dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados,
78. graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar,
79. para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.
80. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel.

Começamos este dia com uma curiosidade. João é o único santo da Igreja que, dada a sua importância na vida dos Cristãos, é trazido a nossa memória o dia de seu nascimento, ao contrário de todos os outros que são festejados no dia que teriam morrido.

A vida de João, como falava ontem, já havia sido predestinada por Deus. João seria o último profeta antes da vinda do Cristo, do Enviado de Deus, Aquele que iria vir ao mundo para redimir o povo de seus pecados e firmar a aliança de Deus para com eles. Desde sua gestação já se sabia quem seria aquela criança. O nome João tem um significado todo especial na vida de seus pais, que quer dizer Deus Misericordioso. Isto porque Izabel não podia ter filhos e para ela e Zacarias já não havia mais esperança. Mas Deus se fez presente na vida deles. Então, quando Izabel deu à luz, foi aquela festança em sua localidade. Toda a comunidade foi a casa dela saudar a Glória de Deus, que não parava por aí. Quando João recebeu seu nome profético, Zacarias, seu pai, voltou a falar, eis que estava mudo desde que duvidara das profecias quanto ao nascimento de seu filho. E assim, pôs-se a louvar ao Altíssimo conforme vemos nos versículos 68-79.

João crescia, seu Espírito se enchia de Deus, fora residir fora da cidade, recluso, até o dia em que o Senhor lhe enviou por todo o Jordão para pregar um batismo de conversão para o perdão dos pecados (Lucas:3, 3). E assim foi feito. João pregava aos Judeus, anunciando a vinda do Salvador. Os que se convertiam, saiam da vida de pecado, eram batizados nas águas do Jordão.

Muitos seguiam a João que era tão enfático em suas pregações, na luta contra as injustiças e os pecados, que chegava a ser confundido com o próprio Cristo. Mas sempre humilde dizia a seus seguidores que Este ainda estava por vir e que sua grandeza era tanta que ele nem seria digno de amarrar suas sandálias. Quando é chegada a hora de Jesus, seu primo, aparecer ao povo e iniciar sua jornada, Ele, o Cristo, encontra-se com João e pede-lhe que seja batizado. Mas precisa insistir com seu primo para que isto aconteça, pois João não queira isto de maneira nenhuma, afinal seu parente era o Filho de Deus, livre dos males do mundo, não necessitando do batismo pregado pelo profeta.

Após o início da jornada de Jesus, João vê a necessidade de afastar-se da localidade pois uma multidão ainda o seguia. Mas com humildade, revelava aos seus seguidores que era preciso que ele fosse diminuído para que Jesus crescesse, nos deixando aí um grande exemplo.

Sua morte veio em virtude de suas pregações e perseguição aos pecadores para que estes se convertessem. Nem o rei ficou livre de suas acusações, pois que sua infidelidade era notória e isso merecia de João uma atenção especial, já que feria o sentido da família, berço de um lar santificado. A enteada de Herodes, cansada das pregações de João e ouvindo o apelo de sua mãe que era perseguida pelas palavras do profeta, pede sua cabeça ao rei. E isto lhe é concedido.

Se a história de João termina aí com sua morte, sua vida continuou por todo o sempre. A importância dos feitos de João para o cristianismo é grande. Não só porque foi o anunciador, o preparador do mundo para a chegada de Jesus, mas pelas vidas que converteu, pela veemência com que pregava a Palavra, por sua luta incansável contra as injustiças e os pecados. Este é um verdadeiro exemplo para todos nós.

Pois bem, meus queridos, é em um clima de festa que devemos celebrar este dia em que memoramos o nascimento de João, o Batista, mas esta festa deve nos tocar fundo n´alma. Deve ter um sentido especial de uma verdadeira conversão. Uma total mudança de vida. Uma vida nova em Cristo, a fim de que, sendo lavados em seu rio de Amor, fiquemos libertos de todos os males que nos aflige, como a inveja, o ódio, a falta de amor, o medo, entre tantos outros. Peçamos a Deus neste dia também que aprofunde seu Amor por nossos sacerdotes, para que sejam renovadas suas vocações, seus batismos em suas vidas sacerdotais. Como Zacarias, louvemos e bendizemos o nome do Senhor, nosso Deus, pela sua misericórdia, pela sua benevolência que, mais que um presente a seus pais, deu João ao mundo para prepará-lo à espera da vinda do Salvador, a personificação das graças do Todo Poderoso.

Que possamos todos, não só neste dia, mas a partir de então, repensarmos nossas vidas e viver uma conversão verdadeira.

Na paz de Cristo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário