segunda-feira, 4 de maio de 2009

Nosso Pai, um Bom Pastor...

Salve amados,

1º Domingo do mês de maio. Ontem foi dia do Bom Pastor. Mas, e o que significa esse título de Jesus?

Na bíblia há diversas passagens que colocam Deus como “Pastor” e nós como “ovelhas” de seu rebanho. Mas é no evangelho proposto para hoje, que João 10: 11-18, nos relata a passagem em que Jesus se declara o “bom pastor”.

"Naquele tempo, disse Jesus:
11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
12 O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa.
13 Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17 É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente.
18 Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai”.

Acho que não existe uma comparação melhor que a de Jesus com um Pastor. Em verdade, somos todos “ovelhas” deste enorme rebanho cristão, ovelhas que precisam de alimento, de proteção, de cuidados. E Cristo é quem nos pastoreia, protegendo-nos dos lobos, guiando-nos sempre a pastos mansos e tranqüilos. E quando quase sempre teimamos em nos desviar, Ele nos chama novamente ao convívio, nos colocando no caminho.

Tal como um pai para com seu filho, um Pastor também tem um grande amor pelas suas ovelhas e Jesus nos diz que dá sua vida por nós. E diz ainda mais: que ninguém é capaz de tirá-la. Ele é quem se deixa sacrificar em nosso benefício.

Importante lição tiramos da passagem de hoje, principalmente se levarmos em conta que sempre que nos desviamos do Caminho, é porque estamos indo atrás dos “mercenários”, do mundo, que foge ao menor sinal de perigo, nos deixando a mercê do inimigo. Isto tudo porque não escutamos o Pai. Relutamos em não obedecer a Jesus e tomar seus ensinamentos. Mas quando clamamos por socorro e voltamos rápido ao rebanho, Ele nos recebe novamente e, muitas das vezes, nos toma feridos em seus braços, sarando nossas feridas.

E assim também devemos agir em nossa vida. Devemos cuidar do nosso rebanho. Do nosso lar, de nossa família. Apascentar nossas ovelhas, protegendo-as dos perigos do mundo, educando-as para que possam se safar das armadilhas dos inimigos da família, da honra, do bom senso...

Outra coisa importante é quando Cristo nos diz que Ele também tem outras ovelhas, que não são do mesmo rebanho. Podemos tomar com isso que Jesus nos mostra que todos aqueles que o seguem e o Tem como centro de suas atitudes, são “ovelhas” de Cristo e por isso, nossos irmãos. E como irmãos, temos de nos respeitar e desprezar nossas diferenças, ficando nossas atitudes naquilo que temos em comum: o amor a Jesus ressuscitado, o Pastor que deu sua vida em nosso favor, libertando-nos do pecado.

Ontem também foi dia de oração pelas vocações sacerdotais. Dia em que mundialmente, nós católicos, dedicamos a oração pelas vocações e pelo levantar de sacerdotes para nossas igrejas. Muitas comunidades pelo mundo afora infelizmente ainda sofrem sem ter um “bom pastor” que as conduza, que as escute e as proteja. Mesmo em nossas grandes cidades isto se revela uma deficiência grande. Por isso devemos orar constantemente. Mesmo as igrejas evangélicas sofrem desse mal. Embora em muitas localidades hajam diversas igrejas evangélicas, muitas das vezes o pastoreio se apresenta ineficiênte, até porque, diferentemente do catolicismo, onde os fiéis vão buscar conforto em alguma igreja que se encontre aberta, os cristãos evangélicos somente procuram os templos de sua própria denominação e a qual cujo pastor estejam acostumados, isto sem falar ainda que, em todas as religiões há aqueles “mercenários”, a quem só reconhecemos quando ficamos a disposição do “mundo”, do maligno, e os vemos fugindo sem nos proteger.

Rezemos hoje, pois, alicerçado na Palavra de Jesus que nos diz haver “ovelhas” fora do redil que pertencemos, que o Espírito Santo levante sempre, mais e mais, pastores para as ovelhas de Cristo pelo mundo afora. Pastores que vivam Cristo, e a sua imagem, nos chame pelo nome, nos conheça e nos deixe conhecê-los, nos proteja dos lobos e ladrões, que nos tome nos braços quando estivermos machucados, que nos una em um só redil, respeitando as diferenças e valorizando aquilo que nos é comum: o amor a Cristo Jesus.

Na paz de Deus e no amor de Maria, me despeço....

Nenhum comentário:

Postar um comentário