quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bons frutos vêm de uma Boa árvore...

Amados, paz e bençãos,

O evangelho proposto para hoje está centrado em João,15,1-8

1. “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor.
2. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda.
3. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei.
4. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim.
5. Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer.
6. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
7. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.
8. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


Hoje Cristo se apresenta a nós como a videira, a árvore de onde nascem as uvas, fruto que nos dá o vinho, que representa o sangue de Cristo. Mas quando Ele nos diz que é a videira, nos coloca como ramos Seus, seus seguimentos, parte integrante de seu Corpo, sua Igreja.

Jesus também nos diz que Deus Pai é o agricultor, aquele que vai cultivar e proteger a videira, de forma a mantê-la sempre produzindo bons frutos. Para isso, podará a planta, retirando dela todo ramo ruim, seco, brocado, incapaz de frutificar. E aqueles que saírem bons frutos, serão sempre limpos e fortificados cada vez mais.

A vida do Cristão deve ser assim: em Cristo, o tempo todo e a todo momento. Já dizia Jesus: “orai e vigiai...” e por experiência própria, pois já tive a oportunidade de ter um exemplar de uma videira em uma casa que morei, um dos maiores problemas das videiras é a ausência de luz e os insetos que lhe machucam as folhas, o tronco e o caule.

Quando estamos afastado de Cristo, não damos importância a sua Palavra, estamos longe da "Luz do Mundo", o que nos impede de ver adiante, de enxergar o "bom caminho". Os “insetos” podem ser tomados em nossas vidas como os pecados. Por isso é importante que estejamos sempre alertas para com nossos atos, buscando evitar cometer erros contra irmãos. Para que o ramo possa frutificar, dar bons frutos, é sempre preciso que ele permaneça ligado ao tronco, à árvore. Ramos ruins não dão frutos, ou ainda, frutos bons e saudáveis, por vezes prejudicando outros ramos de frutificarem, desviando a força da videira. Por isso precisam ser podados, cortados e “lançados ao fogo”.

Assim, aquele que estiver com Cristo, seguir seus mandamentos e guardá-los e, ainda, transmiti-los, sempre receberá as graças de Deus, sendo abençoado em abundância. Precisamos ouvir sempre a Palavra de Deus, escutar seu chamado e ser obediente a Ele. O Cristão precisa cada vez mais dessa intimidade, dessa “ligação” com Cristo para que estejamos sempre forte para a Caminhada. Que nosso ministério, nossos serviços sejam sempre frutificantes.

Na Paz de Cristo e no amor de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário